Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Advertisements

BENCHMARKING.
Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
Ciclo de vida e organização do projeto
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
Algumas definições Organização Sistema Atividade Processo
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Unidade de Capacitação Empresarial
Gestão de Informação.
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Infraestrutura de tecnologia da informação
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
E-Business a Nova Economia
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Teorias Modernas de Gestão
FACULDADE DOS GUARARAPES
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Abordagem por processos
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Melhoria do processo de software brasileiro
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
Alinhamento Estratégico de
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Planejamento Estratégico
Terapia comportamental
Engenharia de Software
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Planejamento Estratégico
Modelagem de Processos de Negócio
CANDIDATURAS Admissão Acolhimento 5ª sessão:. ACOLHIMENTO / CULTURA ORGANIZACIONAL Chegada de um novo COLABORADOR Manual de Acolhimento: -Todo historial;
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Enterprise Architecture Design and the Integrated Architecture Framework Grupo – João Ferreira – Rodrigo Correia – Sérgio Magalhães.
Engenharia de Software
Planeamento da Arquitectura da Empresa :: e Redesenho da organização com os SI (continuação) Redesenho da organização – através do planeamento e desenvolvimento.
Pedro Sousa ATSI 2007 Arquitecturas de Sistemas de Informação Arquitectura Serviços.
Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações
Business Intelligence
Enterprise Architecture Design and the Integrated Architecture Framework.
Conceito de Informação > SI O Conceito de Informação – Sinais, sistemas de sinais – O processo de comunicação – Níveis dos sinais Estrutura de suporte.
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Evolução Histórica Pré-História
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos

Arq. Empresarial, Visão Holística Plano mestre que actua como uma força de colaboração entre os aspectos de negócio: Planeamento: objectivos, visões, estratégias e directivas de gestão Operatividade: termos do negócio, estrutura organizacional, tarefas, actividades e informação Automação: sistemas de informação, bases de dados Suporte tecnológico: computadores, sistemas operativos e redes Permite centralizar, estabilizar e tornar consistente a informação sobre o ambiente do negócio

Princípios para Obter uma EA Eficaz Visão Global e Integrada: a EA deve contemplar os elementos externos da cadeia de valor da empresa, como sendo os consumidores e parceiros de negócio chave (Extended Enterprise - EE). Baseado na Colaboração: o programa da EA deve contemplar todos os stakeholders chave e membros da cadeia de valor da empresa. Guiado pelo Alinhamento: é importante transmitir aos stakeholders uma visão transparente do alinhamento entre o negócio estendido e factores tecnológicos. Guiado pelo Valor: deve ser possível demonstrar, através de casos de negócio, qual o valor que determinado componente da EA trás ao negócio. Ambientes Dinâmicos: a EA deve incluir métodos analíticos que suportem a flexibilidade e dinamismo. Resultados Normativos: deve ser possível definir componentes EA cuja utilidade seja mensurável, que possam ser validadas e mapeadas no mundo real. Perspectiva do Desenho: não deve seguir uma abordagem orientada à implementação.

Arquitectura Empresarial Estendida (1/2) Uma Visão do Futuro: Caminha-se cada vez mais para que cada organização ceda parte dos seus serviços em outsourcing, recombinando-os posteriormente de forma a responder a novas oportunidades e desafios.

Arquitectura Empresarial Estendida (2/2) Framework:

Validação da Framework A implementação da EA deve corresponder a um programa separado do programa de desenho da EA em si. Modelar cada elemento da cadeia de valor da empresa é uma tarefa difícil. Deve-se modelar a framework de forma a abranger as seguintes camadas: Camada do Negócio: estruturas do negócio, relações, tarefas e actividades Camada de Informação: fluxos de informação chave e as características associadas a uma área de negócio Camada dos Sistemas Informação: define a estrutura da solução, funções, características e normas. Camada da Tecnologia: define quais os serviços tecnológicos disponibilizados.

Programa da Arquitectura Empresarial Deve-se focar no comportamento de negócio em vez do processo do negócio, ganhando flexibilidade na EA. O comportamento de negócio é uma sequência de tarefas/actividades que visam atingir um determinado objectivo de negócio e restrições. A possibilidade de mudar a sequência de actividades, ou o seu tipo, torna mais flexível a caracterização do negócio. A tecnologia deve suportar esta flexibilidade. Deve-se seguir uma abordagem baseada em solution sets em vez de sistemas de informação. As solution sets contêm uma descrição das funções e características das tarefas/actividades dos diferentes comportamentos de negócio.

Medição do Processo da EA A medição deve ser inferida através de matrizes, tabelas e modelos que interligam as diferentes solution sets. O modelo de maturidade permite ainda avaliar o estado da implementação do programa da EA numa dada organização.

Conclusão No entanto, a EA por si só não garante o sucesso. Temos de ter em conta que: os objectivos da organização devem ser adequados; não existam inibidores organizacionais, culturais, orçamentais e humanos.