Just-in-Time e Sistemas enxutos CHASE AQUILANO JACOBS Operations Management For Competitive Advantage Chapter 10 Just-in-Time e Sistemas enxutos ninth edition
Chapter 10 Just-in-Time e Sistemas “Enxutos” Definição de JIT Japão rumo à Produtividade Exigências na Implementação do JIT JIT em Serviços 2
Just-In-Time (JIT) Definição JIT pode ser definido como um jogo integrado de atividades projetadas para alcançar uma produção de alto-volume que usa inventários mínimos (matérias-primas, produtos em processo e acabados). JIT envolve a eliminação de desperdício na produção. JIT também envolve a cronometragem de recursos de produção (por exemplo, partes chegam à próxima estação de trabalho “somente no tempo certo”). 3
JIT - Estoque Puxado a partir do Produto Clientes Sub Fab Fornec. Montagem Final 4
Japão rumo à Produtividade Tecnologias importadas Esforços concentrados no chão de fábrica Foco na melhoria de qualidade Eliminação de desperdício Respeito com as pessoas 5
Desperdício em Operações (1) desperdício de superprodução (2) desperdício de tempo de espera (3) desperdício de transporte (4) desperdício de inventário (5) desperdício de processamento (6) desperdício de movimento (7) desperdício de defeitos no produto 6
Minimizando o Desperdício: Focalizar as Redes de Fábricas Coordenação Integração do Sistema Final Assembly 7
Minimizando o Desperdício (Parte 1) O uso de especialização departamental no layout da fábrica pode causar muito movimento de material desnecessário. Corte Corte Corte Retífica Retífica Tratamento térmico Torno Torno Torno Prensa Prensa Prensa 8
Minimizando o Desperdício (Parte 2) Células de Trabalho podem reduzir o movimento e melhorar fluxo do produto. Retífica 1 2 Torno Prensa Corte Torno Tratamento Térmico Retífica A B Torno Prensa Corte Torno 9
Minimizando o Desperdício Suponha que uma fábrica produz um único produto. O programa de produção poderia ser feito de uma das duas formas abaixo: Não Uniforme Jan. Un Feb. Un Mar. Un Total 1,200 3,500 4,300 9,000 or Uniforme Jan. Un Feb. Un Mar. Un Total 3,000 3,000 3,000 9,000 Qual o melhor carregamento para os custos de mão-de-obra? 12
JIT: Minimizando o Desperdício Filosofia de administração Estoque Puxado a partir do Produto O QUE É Ataque à desperdícios Expõe problemas e gargalos Alcança produção dinâmica O QUE FAZ O QUE REQUER Participação dos empregados Melhoria continua Controle de qualidade total Tamanhos de lote pequenos Ambiente estável O QUE ASSUME 13
Minimizando o Desperdício : Estoque esconde problemas Exemplo: identificar artigos defeituosos de um fornecedor pode economizar trabalho no processo de produção. Filas de trabalho em processo Alteração de pedidos Redundâncias de engenharia Faltas de fornecedor. Refugo Falhas de projeto Máquina Parada Falhas nas decisões Falhas de inspeção Falhas na coleta de dados Examplo: identificar trabalho defeituoso pode evitar retrabalhos no final do processo 14
Minimizando o Desperdício : Utilização de Kanban no Controle de Produção Kanban de saída Estoque peça A Estoque peça A Centro de usinagem Linha de montagem Kanban Produção Fluxo de Material Fluxo Cartão (sinal) 15
Determinando o Número de Kanbans Montar um sistema de kanbans requer um número determinado de kanbans (ou recipientes). Cada kanban representa o tamanho de lote de produção mínimo. Uma estimativa precisa do lead time (tempo de obtenção) é fundamental para determinar quantos kanbans são requeridos. 16
O Número de Kanbans k = Número de cartões kamban (um conjunto de peças é um cartão) d = número médio de unidades requeridas na unidade de tempo L = tempo de obtenção de um pedido (na mesma unidade de tempo da demanda) S = Estoque de segurança espresso como uma porcentagem da demanda durante o tempo de obtenção C = tamanho do container 17
Exemplo : Determinação de números de Kanbans Uma conjunto é montado em lotes de 4 unidades em um centro de trabalho e entregue a linha de montagem em um container especial para a montagem de um painel Número médio de unidades: 5 unidades por hora. Tempo de obtenção: 2 horas. Estoque de Segurança: 10%. 18
Example of Kanban Card Determination: Calculations 19
Respeito com as Pessoas Folhas de pagamento adequadas Uniões cooperativas de empregados Redes de subcontratação Gerência no chão de fábrica Qualidade circular (atividades que envolvem grupos pequenos de pessoas) 21
Exigências de JIT Ligações entre as operações Equilíbrio entre as capacidades de estação de trabalho Manutenção preventiva Tamanhos de lote reduzidos Tempo de setup reduzidos 23
Exigências de JIT: Controle de Qualidade Total Responsabilidade do trabalhador Reforçar complacência Métodos poka yoke (anti falhas) Inspeção automática Medidas de controle estatístico de processo 24
JIT: Sequenciamento estabilizado Sequenciemento nivelado Capacidade subutilizada Estabelecimento de janelas fixas
Exigências de JIT: Demanda puxada Backflush Tamanhos de lote reduzidos 26
Exigências de JIT : Trabalhe com os fornecedores Reduzir tempos de obtenção Entregas freqüentes Expectativas de qualidade Necessidades do projeto 27
Exigências de JIT: Reduzir mais o inventário Procure outras áreas Lojas Trânsito Transportadores 28
Exigências de JIT: Melhore a Concepção do Produto Configuração de produto padrão Unifique e reduza o número de partes Projeto de processo e produto Expectativas de qualidade 29
JIT em Serviços (Exemplos) Organize Grupos de “Solução de Problemas” Aumente o Trabalho Doméstico Aumente a Qualidade Melhore os Fluxos de Processo Revise Equipamentos e Tecnologias de Processo 30
JIT em Serviços (Exemplos) Elimine as atividades desnecessárias Reorganize a configuração Física - layout Introduza Demanda-puxada Desenvolver redes de Fornecedores Nível da carga de serviços 31