A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas

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Transcrição da apresentação:

A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas António Nóvoa Blumenau, 22.Março.2014

Questão prévia

Profissão baseada no conhecimento Knowledge based profession Saberes docentes São conhecimentos teóricos, mas não são apenas teóricos. São conhecimentos práticos, mas não são apenas práticos. São conhecimentos da experiência, mas não são apenas da experiência. São conhecimentos que se produzem como em qualquer outra ciência através da pesquisa.

Não se trata de transformar o conhecimento em prática pedagógica… mas sim de transformar a prática em conhecimento profissional (docente). A docência de uma disciplina – na sua planificação, realização e análise – é tanto um acto de questionamento e de invenção como qualquer outra actividade mais tradicionalmente designada como pesquisa ou como contribuição para o avanço do conhecimento.

John Dewey A educação é, por natureza, uma espiral interminável. É uma actividade que inclui a ciência em si mesma. No seu próprio processo, levanta mais problemas para serem estudados, suscitando deste modo mais pensamento, mais ciência, e assim sucessivamente, num processo que nunca termina.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE 1 FORMAÇÃO INICIAL 2 INDUÇÃO PROFISSIONAL 3 FORMAÇÃO CONTINUADA

1 Formação inicial

A profissão docente precisa de um lugar institucional na universidade… Escolas normais … mas este lugar institucional deve ser uma espécie de “terceiro espaço”… ?

Como instituir, na universidade, este lugar institucional (terceiro espaço) dedicado aos professores e à sua formação?

Isomorfismo pedagógico Formação Isomorfismo pedagógico Ligação forte às escolas da rede Instituto Escolar Universitário ???? Estudos Pesquisas Acção pública

2 Indução profissional

1989 Michael Huberman 1941-2001

O que acontece nos primeiros anos de exercício docente marca o resto das nossas vidas pessoais e profissionais. A entrada na carreira é uma fase de “sobrevivência” e de “descoberta”. A sobrevivência traduz aquilo que designamos normalmente pelo “choque do real”: os primeiros passos, a preocupação consigo mesmo (Será que estou à altura?), a distância entre os ideais e as realidades concretas da sala de aula, etc. Pelo contrário, a descoberta traduz o entusiasmo dos começos, a experimentação, o orgulho de ter a sua própria classe, os seus alunos, o seu programa, de fazer parte de um corpo profissional constituído. Michel Huberman

Construir um ambiente estimulante para acolher nas escolas os professores iniciantes. Assumir a responsabilidade colectiva dos professores pela integração dos colegas mais jovens.

Como instituir, na profissão, esta fase de transição entre a formação inicial e o exercício profissional autónomo?

3 Formação continuada

Formação continuada de professores Ação pedagógica Trabalho escolar

Conhecimento profissional docente científico e cultural P R O F E S Conhecimento pedagógico

Sistematização Publicação Compreensão Transformação Ensino (Prática) Sistematização Publicação Reflexão Avaliação

Aprendizagem para todos Aprendizagem com todos Aprendizagem por todos Educação de todos Aprendizagem para todos Aprendizagem com todos Aprendizagem por todos de para com por

Ensinar os alunos que não querem aprender Aprendizagem para todos Ensinar os alunos que não querem aprender

Revolução na aprendizagem Aprendizagem com todos Revolução na aprendizagem

Aprendizagem por todos Interessa que todos nos entendamos sobre como criar o ambiente propício ao desenvolvimento infantil sem cair na facilitação de empurrar para as instituições burocráticas, toda a responsabilidade de criar a criança… e de a educar sem ficar à espera que o ensino resolva todos os problemas da educação. Interessa saber o que cada um e todos, a família, a escola e a comunidade, podem fazer por todos! João dos Santos

Como instituir, na escola, uma prática coletiva de formação continuada em torno do trabalho escolar?

UNIVERSIDADE PROFISSÃO ESCOLA FORMAÇÃO INICIAL INDUÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE PROFISSÃO ESCOLA ISOMORFISMO SOCIALIZAÇÃO INOVAÇÃO APRENDIZAGEM

Não somos uma corporação. Não é a um espírito de corpo que aspiramos. Constituímos antes um colégio colaborante, onde em comum trabalhamos sobre as nossas obras. Sérgio Niza

O problema é definir a direção da mudança. O problema não é transformar o mundo, isso acontecerá de todas as formas. O problema é definir a direção da mudança.

António Nóvoa novoa@reitoria.ul.pt

Estudo dos casos Análise das práticas Acção pedagógica Lee Shulman. Compreensão. → Estudos dos casos. → Análise das práticas. → Acção pedagógica. Acção pedagógica

1971 Ivan Illich Sociedade sem escolas Para que servem as possibilidades que nos abrem as tecnologias se não servirem para dar a cada um os meios de se repensar, de comunicar, de se encontrar com os outros? É preciso construir uma trama de possibilidades educativas. A educação para todos é educação por todos. Não é encerrando as pessoas em instituições especializadas, mas antes mobilizando toda a população, que se terá uma cultura popular. Veremos, brevemente, decair a importância do ensino escolar especializado e a pleno tempo, e será preciso encontrar, para o substituir, novas maneiras de aprender e de ensinar continuamente, realçando o carácter educativo de todas as instituições. Ivan Illich Sociedade sem escolas 1971

Re-nascido, ele conhece, ele tem piedade. Enfim, ele pode ensinar. Michel Serres Re-né, il connaît, il a pitié. Enfin, il peut enseigner. É desta fibra que são feitos os professores. Da fibra da esperança, da fibra do compromisso com todos os alunos. Uma última homenagem, mesmo para terminar. » Le tiers-instruit. » O terceiro instruído. » Re-nascido » Ele conhece » Ele tem piedade. » Enfim, ele pode ensinar (ele pode dizer-se e agir como educador, dando corpo à mais difícil, mas também à mais necessária de todas as profissões, a profissão de professor). Muito obrigado.