Administração de Empresas A Dinâmica da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
EMPREGABILIDADE.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Desenvolvimento organizacional
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
PLANO DE NEGÓCIO.
FTAD Formação Técnica em Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tecnologia da informação
Profissional de GC / Função de GC
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Tecnologia da informação
Empreendedorismo pode ser aprendido
Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins.
O negócio precisa nascer (já) bem posicionado
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Introdução O dia da mentira na Intel
Por que estudar sistemas de informação?
Gestão por Competências
Estratégia no nível de negócios
Estratégia Organizacional
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Planejamento Estratégico
Estratégia Organizacional
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Sistemas de Informações Gerenciais
Gabriel Bastos Machado
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Perspectivas futuras da administração
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Planejamento de Comunicação
Resistências a Mudanças
Sistema de Informações Gerenciais
Evolução Histórica Pré-História
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Bruno Dalfovo de Medeiros Felipe Alci Rocha.  Estrutura organizacional da equipe de projeto.  Introdução;  Estruturas;  A importância do Gerenciamento.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Administração de Empresas A Dinâmica da Informação 02/04/2017 Administração de Empresas Aula 1 A Dinâmica da Informação Prof. Wladimir da Costa

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Introdução Atualmente um dos maiores problemas enfrentados pelos administradores, gestores e executivos é como lidar com o excesso de informação (e-mail), como usar a informação de maneira eficaz e como priorizar o fluxo de informação buscando relevância nas organizações que precisam aprender a cada momento. Mais especificamente, como a informação pode ser parte da estratégia em uma organização.

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Introdução Na era da informação e da sociedade interativa e interligada em tempo real, a informação é o principal elemento na luta pela sobrevivência das organizações. No mercado o preço e a qualidade de um produto deixaram de ser o único diferencial competitivo. A competitividade exige informações relevantes que auxiliam a tomada de decisão, a coordenação de recursos humanos, o controle das políticas de redução de custo e da eliminação de duplicidade dos esforços.

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Introdução Segundo Bill Gates, o modo como você reúne, administra e usa a informação determina se você vencerá ou perderá. A cada dia a mais concorrentes (novos entrantes de mercado). Há mais informação disponível sobre eles e sobre o mercado, que agora é global. O fluxo de informação é força vital de sua empresa, porque lhe permite obter o máximo de seu pessoal e aprender com seus clientes. Prusak acredita que a concorrência nos dias de hoje se baseia na capacidade de recuperar, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz. Isto será possível com o auxílio da Tecnologia de Informação, que proporcionara a organização o gerenciamento estratégico das informações.

(qual informação pode entrar e sair da sua empresa?) 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Os problemas informacionais Os dois problemas básicos encontrados pelas organizações no regaste das informações são: Quantas informações são perdidas devido as barreiras/ruídos na comunicação? Quanto conhecimentos perdemos por causa da perda da informação? Outra questão importante é que as empresas têm estratégias para administrar recursos humanos, financeiros ou operacionais, mas poucas têm estratégias definidas para gerir o seu fluxo de informação. (qual informação pode entrar e sair da sua empresa?)

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação As barreiras na comunicação da informação As principais barreiras da comunicação levantadas por estudiosos são: Má comunicação: em muitas empresa não há falta de comunicação, mas sim a má comunicação que impossibilita a clareza, objetividade e credibilidade dos processos e decisões corporativas; Cultura organizacional: se a cultura da organização não estimular a comunicação, o fluxo da informação irá ser detido por essa barreira; Falta de competência: a informação e o conhecimento são criação humana, consequentemente nunca seremos capazes de administra-los se não tivermos pessoas competentes que desempenham o papel do gestor da informação (interpretador e executor dos dados levantados); Dependência tecnológica: a informação deve fluir por todos os setores da organização, para isso deve-se ter tecnologia de informação que gerencie e proporcione o envio da informação desse ambiente.

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação As barreiras na comunicação da informação Necessidade de informação prévia: isto é, inexistência de conhecimentos anteriores é indispensáveis à compreensão da mensagem; Biografia do usuário: isto é, sua estrutura psicossocial, como no caso do preconceito contra a mudança devido ao tradicionalismo ou a experiências negativas; Resistências coletivas: quando a informação é percebida como ameaça à existência do grupo (automação – reengenharia).

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação As barreiras na comunicação da informação Legais: representadas pelas restrições estabelecidas ao acesso e uso da informação, especialmente a informações tecnológicas ou da negociação com o produtor (direito autoral);; Tempo: - pelo fato da informação “envelhecer”, tornar-se obsoleta (ex.: site desatualizado); - pelo fato de levar muito tempo para construir e disseminar a informação(ex.: “carregamento/lentidão” de site/página) – cuidado com os Webdesigner ;

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação As barreiras na comunicação da informação Idioma: que pode ser facilmente superada pela tradução para língua compreendida pelo usuário cuidado com o seu site se tem clientes em outros países; Terminológicas: pois nem sempre agentes e usuários da informação usam o mesmo código de linguagem no processo de representação do conhecimento, principalmente quando se envolve área específica/desenvolvimento e usuários finais – interpretação da informação; (Remédio Genérico) Capacidade de leitura: que diz respeito à competência do usuário para selecionar o material informativo relevante para atender sua necessidade de informação, podendo ser superada pelo treinamento;

Como resolver os problemas das barreiras na comunicação da informação? 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Como resolver os problemas das barreiras na comunicação da informação? As barreiras na comunicação da informação podem ser superadas tanto através de mudanças no comportamento dos usuários, como na forma de distribuição da informação, através da política corporativa (centralizada x distribuída), como também pela forma de seleção e planejamento da informações elaborada pelo Gestor ao disponibilizar ao usuário. O Gestor da informação deve conhecer seus usuários finais, para identificar as barreiras de comunicação e adotar estratégias para superá-las.

A Dinâmica da Informação Os pecados informacionais 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Os pecados informacionais Avareza: Os czares da informação concentram a informação em determinados departamentos ou pessoas que abusam do poder de reter a informação – centralização da informação – dominância e poder político; Gula: O excesso da informação desnecessária (email, msn, produtos, clientes, etc) que gera o caos informacional e improdutividade funcional – explosão de informação; Ira: Insatisfação com a falta de informação correta, precisa e eficaz que geram poucas tomadas de decisões e perdas em negócios corporativos – calculadora auxiliando sistemas de informação; Luxúria: Problemas na estética da comunicação. São falhas no processo de comunicação da informação. A comunicação é o carro chefe no processo informacional. Na sociedade atual é impossível ficar sem comunicar . “Quem não se comunica se trumbica”.

A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Os pecados informacionais Preguiça: A obsolescência da informação. As constantes inovações e transformações tecnológicas influenciam na troca da informação. Segundo alguns autores não serão os grandes que irão devorar os pequenos; mas os rápidos que irão abocanhar os lentos (Microsoft x Google). Soberba: Saber usar a informação é a arte do poder. Ter dados e conhece-los é cultura. Saber processá-los, transformando-os em conhecimento, é uma questão de sobrevivência..

A realidade da informação em organizações com estratégia informacional 02/04/2017 A Dinâmica da Informação A realidade da informação em organizações com estratégia informacional Tratamento e transferência da Informação Realidade e disponibilidade em rede Estoque de Informação

Conclusão A Dinâmica da Informação 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Conclusão Para ser relevante, a informação tem de ser estratégica e ser interpretada pelo usuário, precisa ser coerente e útil, isto é, precisa ser relevante para o planejamento estratégico e principalmente estar disponível em tempo real. Informação válida em tempo hábil pode aperfeiçoar o processo decisório em qualquer organização, posicionando-se como um dos maiores diferenciais competitivos.

Questões para reflexão 02/04/2017 A Dinâmica da Informação Questões para reflexão 1 – Informe qual é o principal problema enfrentando pela sua empresa ou escola, quanto a informação. 2- Identifique na organização as principais barreiras existentes na comunicação da informação. 3- Quais são os pecados informacionais existentes na empresa? A empresa vive a era dos czares da informação. 4 - Na organização, como se dá o fluxo de informação? Ela é centralizada ou distribuída? Ela é entendida pelo usuário? Ela está sempre atualizada? 5 - O que é preciso para melhorar o fluxo de informação na organização? 6- A globalização afeta x informação afeta a produção na empresa? 7- Através da informação quais produtos/serviços a sua empresa pode oferecer aos seus clientes?