Novas metodologias e tecnologias no ensino superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Portal do Professor SEED/MEC
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Portfólio de Matemática
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Contexto de Educação a Distância
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Educação no contexto do Trabalho
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Planejamento PNAIC 2014.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
SISTEMA DE TUTORIA Equipe: Juliane Corrêa Jovanira Lazaro Leonardo Zenha Zoroastro Goular Jorge (Col. Pedagogia)
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Arquitetando a Educação a Distância
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Ensino mediado pelas tecnologias de informação e comunicação Juliane Corrêa Setembro de 2010.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

Novas metodologias e tecnologias no ensino superior Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG

Questões iniciais Como agir com sabedoria neste momento? O que é inovação? Qual nosso propósito? Em que contexto?

Percurso O que é ensinar? O que é aprender? Em engenharia ambiental?

ENSINO Intencionalidade Sistematização Mediação Avaliação

Aprendizagem Mudança Deslocamento Novo olhar

Mapa conceitual Educação Tecnologia Comunicação

Educação Informação Conhecimento Sabedoria

Tecnologia Tecnofobia Tecnofilia Crítica

Tecnologias de Informação de comunicação Cognitivas Operacionais Exemplo 1- Portfólio Exemplo 2- Bacia Virtual

Comunicação consigo mesm com os outros com o contexto

Mapa contextual Sujeitos Contextos Processos de trabalho Cultura institucional

Mediações não se faz o processo de conhecimento por alguma forma direta de recepção de informações ou de representações mentais, não existe a possibilidade do acesso direto, é necessário construir as mediações, se apropriar delas para ser possível fazer conexões

Mediações Corporeidade Oralidade Conceitos Escrita Imagem estática/ movimento Hipermídia Organização do ensino

Situações de aprendizagem Modelo presencial Modelo semi-presencial Modelo a distância O que é presencialidade? O que é proximidade?

Inovações tecnológicas e metodológicas que se corporifiquem em objetos e situações de aprendizagem.

Nosso desafio Contextos diversos Cursos de formação inicial Sistema Instrucional Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem Formação pedagógica Monitoramento e Avaliação

Sistema Instrucional Diagnóstico Planejamento Produção Validação Revisão Avaliação

Metodologia de produção Implicação dos Sujeitos Interação com os Contextos Articulação das Mídias

Implicação dos sujeitos Aproximação com o grupo Levantamento do contexto e leitura dos projetos e produções do grupo Escuta das demandas Apresentação da proposta Conversa sobre possibilidades

Interação com os Contextos Coleta de depoimentos Acompanhamento de turmas Entrevistas com alunos e professores

Articulação proposta Web: interação e Impresso :     Web: interação e Rede de educação permanente Impresso : Referência Rápida   Sujeito-Contexto CDRom: armazenamento de textos, vídeos,sites, Materiais educativos, etc

Definições iniciais Proposta pedagógica Quem é o nosso aluno? Quem é o professor? Qual o nosso propósito? Quais são as nossas escolhas? Fluxo de aprendizagem Integração das mídias Projeto iconográfico

Organização da produção Núcleo de produção do impresso Núcleo de produção de vídeo Núcleo de Produção de web

Núcleo de produção impresso Oficina para especialistas Guia de produção Primeira versão –mapa conceitual, objetivos, linguagem Segunda versão – atividades, proporções Validação interna e externa Terceira versão - ícones, articulação com as outras mídias Revisão ortográfica, Diagramação

Núcleo de produção de vídeo Definição de pauta Coleta de campo Digitalização Minutagem Definição de roteiro inicial Seleção e corte das cenas Montagem inicial – análise dos especialistas Incorporação de imagens, aúdios e transições Roteirização final Incorporação de vinhetas e créditos

Núcleo de Produção de web Design da interface Navegabilidade Interatividade Hipertextualidade Escolha das ferramentas Articulação com o banco de dados

Design Instrucional Cadernos de estudo DVD Ambiente online

Cadernos de estudo Apresentação do conteúdo Ordenamento do fluxo de aprendizagem Elemento articulador das demais mídias

DVD Articulação com o conteúdo dos módulos e direcionado às atividades do caderno de estudos Problematização da prática voltado para a realização das oficinas mensais como elemento motivador e articulador do tema em destaque

WEB Ferramentas de interação – fórum e chat Ferramentas de armazenamento – midiateca ( coletiva) e portfólio (individual)‏ Ferramentas de organização – mural, agenda, notícias

Processo de aprendizagem Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem

Fluxo de aprendizagem Mapa contextual – caso ou relato Mapa conceitual Material videográfico Interação na web Orientação de rotinas Momentos presenciais

Metas Dialogar com os contextos de atuação Favorecer o reconhecimento e a implicação dos sujeitos Propiciar a formação de redes de aprendizagem 33

Uso das tecnologias de informação e comunicação As necessidades e as possibilidades tecnológicas não se dão de forma homogênea num determinado contexto social. Entender as necessidades e possibilidades de uso das tecnologias depende de uma observação mais detalhada das interações que ocorrem num grupo específico de modo a identificar a diversidade decorrente das formas de inserção dentro do próprio grupo.

Uso das tecnologias de informação e comunicação De acordo com o seu posicionamento dentro da sua rede, o sujeito precisará de determinadas tecnologias de informação e comunicação, que tenham a função de mediatizar as relações estabelecidas. A função de mediatizar não está em si mesma, mas se estabelece nas relações . Desta forma o uso das tecnologias, enquanto mediação só se constitui a partir da criação, da negociação de significados estabelecidos e partilhados na rede das relações sociais.

Escolha Ver a pequenez no grande Ver a grandeza no pequeno Ver a possibilidade

Convite Brilho do olhar Lembrança Disponiblidade Arriscar em fazer o gesto

Nossos mestres Neidson Rodrigues, Angelo Guimaraes, Vera Menezes, Claúdio Souza, Francisca Gonçalves, Pimentel, Antônio Mendes, Zé Raimundo, Delfim e tantos outros que aqui se fazem representar antes de tudo …pelo brilho dos olhos, pela inocência de se fazer professor….

Nossa equipe Juliane , Maria José, Leonardo Zenha, Maria Lourdes, Zulmira, Sara , Dalton , Jovanira, Leonardo Soares, Abraão, Moises, Demerson, Sérgio, Rafaela, Nereu, Estela, Marcelo…. e tantos outros com os quais iremos compartilhar esse sonho…