Novas metodologias e tecnologias no ensino superior Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG
Questões iniciais Como agir com sabedoria neste momento? O que é inovação? Qual nosso propósito? Em que contexto?
Percurso O que é ensinar? O que é aprender? Em engenharia ambiental?
ENSINO Intencionalidade Sistematização Mediação Avaliação
Aprendizagem Mudança Deslocamento Novo olhar
Mapa conceitual Educação Tecnologia Comunicação
Educação Informação Conhecimento Sabedoria
Tecnologia Tecnofobia Tecnofilia Crítica
Tecnologias de Informação de comunicação Cognitivas Operacionais Exemplo 1- Portfólio Exemplo 2- Bacia Virtual
Comunicação consigo mesm com os outros com o contexto
Mapa contextual Sujeitos Contextos Processos de trabalho Cultura institucional
Mediações não se faz o processo de conhecimento por alguma forma direta de recepção de informações ou de representações mentais, não existe a possibilidade do acesso direto, é necessário construir as mediações, se apropriar delas para ser possível fazer conexões
Mediações Corporeidade Oralidade Conceitos Escrita Imagem estática/ movimento Hipermídia Organização do ensino
Situações de aprendizagem Modelo presencial Modelo semi-presencial Modelo a distância O que é presencialidade? O que é proximidade?
Inovações tecnológicas e metodológicas que se corporifiquem em objetos e situações de aprendizagem.
Nosso desafio Contextos diversos Cursos de formação inicial Sistema Instrucional Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem Formação pedagógica Monitoramento e Avaliação
Sistema Instrucional Diagnóstico Planejamento Produção Validação Revisão Avaliação
Metodologia de produção Implicação dos Sujeitos Interação com os Contextos Articulação das Mídias
Implicação dos sujeitos Aproximação com o grupo Levantamento do contexto e leitura dos projetos e produções do grupo Escuta das demandas Apresentação da proposta Conversa sobre possibilidades
Interação com os Contextos Coleta de depoimentos Acompanhamento de turmas Entrevistas com alunos e professores
Articulação proposta Web: interação e Impresso : Web: interação e Rede de educação permanente Impresso : Referência Rápida Sujeito-Contexto CDRom: armazenamento de textos, vídeos,sites, Materiais educativos, etc
Definições iniciais Proposta pedagógica Quem é o nosso aluno? Quem é o professor? Qual o nosso propósito? Quais são as nossas escolhas? Fluxo de aprendizagem Integração das mídias Projeto iconográfico
Organização da produção Núcleo de produção do impresso Núcleo de produção de vídeo Núcleo de Produção de web
Núcleo de produção impresso Oficina para especialistas Guia de produção Primeira versão –mapa conceitual, objetivos, linguagem Segunda versão – atividades, proporções Validação interna e externa Terceira versão - ícones, articulação com as outras mídias Revisão ortográfica, Diagramação
Núcleo de produção de vídeo Definição de pauta Coleta de campo Digitalização Minutagem Definição de roteiro inicial Seleção e corte das cenas Montagem inicial – análise dos especialistas Incorporação de imagens, aúdios e transições Roteirização final Incorporação de vinhetas e créditos
Núcleo de Produção de web Design da interface Navegabilidade Interatividade Hipertextualidade Escolha das ferramentas Articulação com o banco de dados
Design Instrucional Cadernos de estudo DVD Ambiente online
Cadernos de estudo Apresentação do conteúdo Ordenamento do fluxo de aprendizagem Elemento articulador das demais mídias
DVD Articulação com o conteúdo dos módulos e direcionado às atividades do caderno de estudos Problematização da prática voltado para a realização das oficinas mensais como elemento motivador e articulador do tema em destaque
WEB Ferramentas de interação – fórum e chat Ferramentas de armazenamento – midiateca ( coletiva) e portfólio (individual) Ferramentas de organização – mural, agenda, notícias
Processo de aprendizagem Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem
Fluxo de aprendizagem Mapa contextual – caso ou relato Mapa conceitual Material videográfico Interação na web Orientação de rotinas Momentos presenciais
Metas Dialogar com os contextos de atuação Favorecer o reconhecimento e a implicação dos sujeitos Propiciar a formação de redes de aprendizagem 33
Uso das tecnologias de informação e comunicação As necessidades e as possibilidades tecnológicas não se dão de forma homogênea num determinado contexto social. Entender as necessidades e possibilidades de uso das tecnologias depende de uma observação mais detalhada das interações que ocorrem num grupo específico de modo a identificar a diversidade decorrente das formas de inserção dentro do próprio grupo.
Uso das tecnologias de informação e comunicação De acordo com o seu posicionamento dentro da sua rede, o sujeito precisará de determinadas tecnologias de informação e comunicação, que tenham a função de mediatizar as relações estabelecidas. A função de mediatizar não está em si mesma, mas se estabelece nas relações . Desta forma o uso das tecnologias, enquanto mediação só se constitui a partir da criação, da negociação de significados estabelecidos e partilhados na rede das relações sociais.
Escolha Ver a pequenez no grande Ver a grandeza no pequeno Ver a possibilidade
Convite Brilho do olhar Lembrança Disponiblidade Arriscar em fazer o gesto
Nossos mestres Neidson Rodrigues, Angelo Guimaraes, Vera Menezes, Claúdio Souza, Francisca Gonçalves, Pimentel, Antônio Mendes, Zé Raimundo, Delfim e tantos outros que aqui se fazem representar antes de tudo …pelo brilho dos olhos, pela inocência de se fazer professor….
Nossa equipe Juliane , Maria José, Leonardo Zenha, Maria Lourdes, Zulmira, Sara , Dalton , Jovanira, Leonardo Soares, Abraão, Moises, Demerson, Sérgio, Rafaela, Nereu, Estela, Marcelo…. e tantos outros com os quais iremos compartilhar esse sonho…