ADAPTATIVO – INOVATIVO

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Transcrição da apresentação:

ADAPTATIVO – INOVATIVO O NOVO CONTEXTO E SEU IMPACTO NO PROCESSO ADAPTATIVO – INOVATIVO DAS ORGANIZAÇÕES PLT - 56 “Em ambientes turbulentos, a primeira tarefa da gerência é certificar-se da capacidade da instituição para sobreviver, certificar-se de sua força estrutural e de saúde, de sua capacidade de resistir a um golpe, de adaptar-se a uma mudança brusca e de ser capaz de buscar novas oportunidades.” Peter Drucker Prof. Waldmir Assis Freitas Ferreira

PARA REFLETIR O que aconteceu em sua vida que te obrigou a tomar uma atitude inovadora e destemida de mudança? Que oportunidades já perdeu por medo de sair de sua “Zona de Conforto”? Você se adapta facilmente às mudanças propostas?

REVENDO CONCEITOS As organizações são influenciadas por variáveis do Macroambiente em que operam. Mudanças sempre existiram, a velocidade com que acontecem é que é inusitada. Compactação temporal: redução do tempo entre a invenção de algo e sua exploração econômica (ver quadro 5.1 do PLT – 57. Mudanças rápidas do ambiente – incerteza!

LIDANDO COM A ‘TEMPORARIEDADE’ Os executivos sempre se preocuparam com as mudanças. O que é diferente hoje em dia é o período de tempo que separa as mudanças. Antigamente, os executivos só tinham de introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles. O conceito de melhoria contínua, por exemplo, implica mudança constante. Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade. Precisam aprender a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade. O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender um mundo profissional em contínua mudança, a aprender a superar as resistências à mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela.

- ENFOQUE DAS MUDANÇAS -  - ENFOQUE DAS MUDANÇAS - o mundo está mudando... a sociedade está mudando... as organizações estão mudando...   Afetando o comportamento das pessoas.

Globalização Maiores perigos Maior competição Maior velocidade Maiores oportunidades Novos mercados Menor número de barreiras Processo de mudança e adaptação organizacional envolvendo: Aumento da participação feminina na força de trabalho Aumento em número e importância dos trabalhadores do conhecimento Aumento da tecnologia de informação sofisticada Aumento da demanda de habilidades cognitivas (capacidade de percepção, memória...) Novas estruturas, organizações virtuais, networks e alianças Fusões, aquisições, consolidação Mudanças na cultura da organização Concepções de estruturas organizacionais “rápidas” e flexíveis Ruy Brandi

Processo de mudança e adaptação organizacional envolvendo: Aumento da participação feminina na força de trabalho Em 1978 as mulheres ganhavam 33% menos do que os homens. Hoje, essa diferença caiu para 16% Fonte: Você S/A A maior diferença salarial entre homens e mulheres é na Alemanha: 21,6% Fonte: (www.expresso.pt) Diferença salarial entre homens e mulheres – Projeto de Lei prevê multa para empresas. O valor da multa pode ser de até cinco vezes a diferença salarial. Ruy Brandi

ESTÁTICA AMBIENTAL X TURBULÊNCIA AMBIENTAL Reação Previsibilidade Sistema fechado “Status quo” Eficiência Competição Orientação Burocracia Proação Incerteza Sistema aberto Inovação Eficácia/Efetividade Colaboração Orientação para o mercado Ad-hocracia O que de fato vem a distinguir as organizações inovadoras das tradicionais é o maior grau de compreensão e aceitação de seu relacionamento com o ambiente.

AD-HOCRACIA Segundo Alvin Toffer, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Se constitui em uma opção à tradicional departamentalização. Toffer estabeleceu que no futuro a sociedade será extremamente dinâmica e mutável e que as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras, temporárias, orgânicas (preservem o meio ambiente) e anti-burocráticas. A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.

Rigidez e inflexibilidade comportamental lembram a morte! A organização renovadora é aquela que se dispõe a mudar sua estrutura em resposta às necessidades e alterações do ambiente. Não há dúvidas de que o homem enfrentará inúmeras dificuldades a esse novo estilo de organização. Ele terá de se processar e se educar para seu novo papel organizacional. O processo de aprimoramento e renovação organizacional não é uma dádiva, mas uma árdua conquista: não flui direta e automaticamente.

“A inovação floresce quando há tolerância ao erro.” “O futuro não está escrito em parte alguma, está por fazer.” “A melhor forma de apostar no futuro é fazê-lo brotar no presente.”

O Novo Contexto e o Indivíduo: A Aquisição de Novos Conhecimentos como Forma de Sobrevivência Capítulo 6 – PLT 63 Prof. Waldmir Assis Freitas Ferreira

Era do conhecimento = cada um vale aquilo que sabe!

CONHECIMENTO CONHECIMENTO É AQUILO QUE SE ADMITE A PARTIR DAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS E PROCESSADAS. O CONHECIMENTO DISTINGUE-SE DA MERA INFORMAÇÃO PORQUE ESTÁ ASSOCIADO A UMA INTENCIONALIDADE.

Conhecer é: Desconstruir Tirar vantagens de circustâncias fortuitas (empreendedorismo/escutar possibilidades) Responder de maneira flexível

Resultado no Negócio CADEIA DO CONHECIMENTO Geração do Conhecimento Banco de Dados Processamento Análise Informação Conhecimento Comunicação Aplicação do Conhecimento Aplicação Inteligência Decisão Execução Resultado no Negócio

Tolerância à Mudança – Carl Rogers Um problema que é raramente mencionado ou discutido, é a questão de quanta mudança o ser humano pode aceitar, absorver ou assimilar, e a taxa à qual ele pode incorporá-la. Pode ele acompanhar o ritmo sempre crescente de mudança tecnológica, ou há um ponto no qual o organismo humano se despedaça?

A Ciência comprova: Precisaríamos de 400 anos para ocupar toda capacidade de armazenamento de nossa mente! Possuímos mais de 1 milhão de GB de memória!

Conhecimento e Sobrevivência O conhecimento tornou-se o meio de produção por excelência e ele é propriedade não da organização, mas sim do trabalhador do conhecimento. Ele é válido não apenas para o trabalhador de alto nível – o cientista, o pesquisador – mas para os técnicos de nível médio: o fisioterapeuta, o técnico em computador, o auxiliar de enfermagem, o técnico agrícola e todos os demais.

O conhecimento do homem pode se tornar obsoleto mesmo antes de ele ter iniciado a carreira para a qual foi treinado. Isso exige do indivíduo uma constante atualização, adquirindo maior flexibilidade e capacidade de adaptação diante das novas situações. A aquisição de novos conhecimentos parece ser a única forma resolutora dos problemas que necessariamente teremos de enfrentar.

A consciência de que educação não é preparo para a vida, mas é a PRÓPRIA VIDA, em si, e também a consciência da necessidade de o indivíduo não só se manter atualizado mas também de gerar novos conhecimentos, têm levado ao que chamamos de educação permanente.

PREPARADO PARA O FUTURO – Revista Você SA – fev. 2010 Em um mercado que muda sem parar, a agilidade para aprender coisas novas virou uma habilidade valorizada. A saída é desenvolver um esforço de atualização permanente. Saber encarar as transformações de maneira positiva – sem pânico e com dedicação. Ter vontade de encarar desafios e pedir feedback constantemente. Alta capacidade de aprender: Facilidade para relacionamentos, rapidez em obter resultados, agilidade mental, aptidão para mudanças.

AS 8 ATITUDES DE SUCESSO – HABILIDADES PESSOAIS QUE DIFERENCIAM O PROFISSIONAL COMUNICAÇÃO – voz clara e objetiva SIGNIFICADO – o que move você? PODER DE ANÁLISE – olhar crítico DIDÁTICA – líder e educador CONEXÃO – ligação com o mundo OTIMISMO – pensar positivo ALTA ENERGIA – disposição total ENGAJAMENTO – a importância de conduzir Fonte: Você S/A

PROFISSIONAIS QUE ENCONTRAM UM MOTIVO PESSOAL NO TRABALHO SÃO 5 VEZES MAIS SATISFEITOS DO QUE OS QUE VÃO AO ESCRITÓRIO APENAS PARA RECEBER O SALÁRIO NO FIM DO MÊS.

INDICAÇÃO DE LEITURA O mundo profissional está cada vez mais competitivo. Vivemos em uma verdadeira selva corporativa, na qual todos os dias é preciso lutar muito para crescer na carreira e na profissão. Hoje, não basta ter as informações certas e as competências desejadas. É preciso ter as atitudes e as posturas que o façam realmente vencer. Para o autor desta obra, o conjunto das qualidades que fazem um profissional se destacar compõe a estratégia do olho de tigre, que vai ajudá-lo a desenvolver seu potencial para você saber mais como: * Conhecer suas fortalezas e fraquezas; * Transformar seus sonhos em objetivos; * Ser dedicado e resiliente; * Ser criativo ao resolver problemas; * Aproveitar as oportunidades; * Turbinar seu networking; * Cuidar do seu posicionamento. Garra, determinação, precisão e força fazem parte do comportamento de quem descobriu como ser bem-sucedido. Desenvolva a estratégia do olho de tigre e seja uma daquelas pessoas que toda empresa quer em sua equipe. A estratégia do olho de tigre Autor: Renato Grinberg Formato: 16X23 Número de Páginas: 128 ISBN: 9788573127591 R$ 24,90

FIXAÇÃO DE CONTEÚDO Em grupos, discutam a importância da Gestão do Conhecimento que o mercado atribui aos profissionais. Entregar em folha a parte.