Professora: Camila G. Peres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Expressão e Educação Físico-Motora
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Projeto de reforço de Matemática
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
3ª BIMESTRE FUTSAL 1º Trabalho = Prático Prova Parcial = Prática
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
CONTEÚDOS O próximo passo seria falar de conteúdos. Mas, dada a importância que os conteúdos apresentam na metodologia do SESI Lazer Ativo, eles serão.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
Portfólio de matemática
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Exercícios Físicos.
Parceiros no projeto.
Capacitação dos professores
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Prof.ª Camila Belarmino
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
VOLEI REGRAS E COMBINAÇÕES Educação Física Prof. Gabriel
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Sugestão de Trabalho Encenação Histórico dos Esporte Atores Script
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
TURNO INTEGRAL MARISTA
CORRIDAS COM BARREIRAS
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Aline Nascimento.
Docentes: Maria José Sousa Cardoso e Ricardo Filipe Bessa Coelho Turma 7ºB Ano Letivo Aula 2 – 20 de Setembro de 2011 Agrupamento Vertical de.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Profª. Msc. Rejane da Silva Marques
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Prof. José Roberto Medina
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Conceitos de Treinamento por Categoria.
Organização Normas e Qualidade
Métodos de treinamento
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
A rejeição a pessoas especiais sempre existiu e sempre foi alvo de discussões.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Atletismo O Conteúdo Atletismo nas Escolas
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
REGRAS E COMBINAÇÕES Educação Física Professor Jorge
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Transcrição da apresentação:

Professora: Camila G. Peres Educação Física

Objetivos Oferecer uma vivência corporal/esportiva variada Garantir a participação em condições de igualdade para meninos e meninas Desenvolver a autonomia (motora, esportiva e crítica) dos alunos

Conteúdo programático Coordenação Esquema corporal Noções espaço/temporais Domínio corporal e de objetos Auto-conhecimento / autonomia Sociabilidade Respeito às regras

Conteúdos (1º semestre) UNIDADE I - Conhecendo a si mesmo Atividade física / esporte / sedentarismo (o que costumamos fazer ) Índice de Massa Corporal (IMC) Frequência cardíaca / pressão arterial Corpo humano – ossos e músculos UNIDADE II - Capoeira Movimentos básicos de ataque e defesa Roda / jogo de capoeira UNIDADE III - Atletismo Corridas (fundo, resistência e com obstáculos) Salto em distância

Conteúdos (2º semestre) Fundamentos (movimentos básicos) de: UNIDADE IV - Volei UNIDADE V - Handebol OU Basquete UNIDADE VI - Futsal

a) aulas práticas b) seminários c) prova teórica Metodologia a) aulas práticas b) seminários c) prova teórica

Metodologia a) aulas práticas: Aquecimento / alongamento Exercícios de capacitação física Exercícios técnicos Prática esportiva Alongamento/relaxamento Observação: caso o aluno se encontre impossibilitado de participar das aulas práticas, temporária ou definitivamente, deverá fazer um relatório no qual devem constar todas as atividades e observações da aula

Metodologia b) seminários: em grupo ou individual, São trabalhos teóricos, em grupo ou individual, onde é necessário pesquisar (e não, copiar) os temas escolhidos e apresentá-los de forma clara para a turma. Os assuntos serão variados e entre eles podem estar: História e cultura em que o esporte em questão está inserido Regras (quando houver, ou outro tema pertinente) Principais músculos e articulações mais exigidos durante a prática esportiva Exercícios técnicos e táticos Possibilidades de ser praticado na comunidade Observação: Todos os temas acima serão trabalhados. Caso não haja grupos interessados, o tema será trabalhado pela professora. No caso de mais de um grupo interessado no mesmo tema, será realizado sorteio.

Metodologia c) prova teórica: contemplando todo conteúdo do semestre, baseado no material dos seminários e observações (explicações) das aulas práticas, próprios de cada turma.

Avaliação -> A avaliação será realizada ao fim de cada unidade, ou seja, teremos 3 notas por semestre, sendo a nota final a média das três. Aulas práticas (empenho, colaboração, cooperação, evolução do desenvolvimento) -> 4,0 Seminário (conteúdo, apresentação, discussão) -> 4,0 Freqüência / Participação / Uniforme -> 2,0 Prova teórica -> 1,0 (“extra”)

Instrumento de avaliação prática

Regras de utilização da quadra Não será permitida, por motivos de segurança, a entrada na quadra esportiva com brincos, anéis, pulseiras, colares e correntes, relógios e/ou BONÉ Para ausentar-se do espaço da aula (quadra), para tomar água, ir ao banheiro ou outro motivo, é preciso comunicar o professor

Horário de aula Há uma tolerância de 10 minutos iniciais para aqueles que precisarem trocar de roupa e de 15 minutos no final para tomar banho

Cronograma Conteúdo Quantidade de aulas (aproximadamente) Conhecendo a si mesmo 16 períodos -> 5 semanas + 1 Capoeira Atletismo Aulas livres 6 -> 3 dias de 2 períodos Total 1º semestre 54 Volei Basquete / Handebol Futsal Total 2º semestre