Danilo Fábio Ivan Keila Renato Sistema Varejista Danilo Fábio Ivan Keila Renato
1. Introdução ao Varejo de Alimentos 5,3 % do PIB brasileiro em 2006; R$124,1 Bilhões movimentados em 2006; Pequenos e Médios varejistas correspondem à 66% do setor do varejo de alimento; 3 Grandes Players: Companhia Brasiliera de Distribuição (Pão de Açúcar); Grupo Carrefour; Wal Mart Brasil;
Varejo Alimentos
2. Grupo Pão de Açúcar (CBD) Maior grupo varejista do Brasil; Faturamento de R$26, 233 bilhões; Market Share: 13,2%; Bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem, Sendas, Assai e Ponto Frio, Postos de Combustível e Farmácias; 603 lojas distribuídos em 15 Estados; 19 centros de distribuição; 67 mil funcionários diretos; 4 Marcas Próprias: Taeq, Qualitá, Casino, Club de Sommerliers
Mapa de Lojas
3. Fatores Chave do Setor Varejista Cadeia Supply Chain; Localização das Lojas e Centros de Distribuição; Alta diversidade e qualidade de produtos; Preços competitivos; Sistemas integrados de TI; Tamanho da empresa/grupo; Atendimento ao cliente; Saúde financeira estável; Publicidade e Propaganda diferenciada;
4. Matriz Impacto x Grau de Incerteza 1 Cadeia Supply Chain 2 Localização das Lojas e Centros de Distribuição 3 5 Diversidade e Qualidade de produtos Sistemas integrados TI 4 Preços competitivos 8 Saúde financeira estável 7 6 Tamanho da empresa/grupo Grau de Impacto Atendimento ao cliente 9 Publicidade e Propaganda diferenciada Grau de Incerteza
5. Características e Tendências Clientela Características: Tendências: Clientela (+); Ambiente Social (+); Ambiente Tecnológico (+) Ambiente Jurídico (-); Concorrência (+); Ambiente Econômico (+); Ambiente Político (-); Ambiente Físico (-);
6. Análise SWOT Forças: Poder de barganha; Ampla estrutura de TI; Cadeia Supply Chain; Bandeiras fortes; Marcas próprias Localização das lojas; Atendimento Segmentado por marcas; Investimentos de médio e longo prazo;
6. Análise SWOT Fraquezas: Altos custos de manutenção e despesas; Acordos leoninos com fornecedores; Cultura Familiar; Burocracia e Processos Internos;
6. Análise SWOT Oportunidades E-commerce; Compra de outros grupos; CRM mais atuante (fidelização);
6. Análise SWOT Ameaças Concorrentes Wal Mart e Carrefour; E-commerce; Sistema transportes nacional; A conveniência das Lojas de bairro; Possibilidade de venda do Carrefour;
Análise SWOT Forças: Fraquezas: Ameaças Oportunidades Poder de barganha; Ampla estrutura de TI; Cadeia Supply Chain; Bandeiras fortes; Marcas próprias Localização das lojas; Atendimento Segmentado; Invest. médio e longo prazo; Fraquezas: Altos custos de manutenção e despesas; Acordos leoninos com fornecedores; Cultura Familiar; Burocracia e Processos Internos; Análise SWOT Ameaças Wal Mart e Carrefour; E-commerce; Conveniência das Lojas de bairro; Possibilidade de venda do Carrefour; Oportunidades E-commerce; Compra de outros grupos; CRM mais atuante (fidelização);
7. Matriz Importância x Desempenho ADEQUADO CUSTO COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO DESEMPENHO QUALIDADE FLEXIBILIDADE INSUFICIÊNCIA IMPORTÂNCIA REDUZIDA ALTA