Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?

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Transcrição da apresentação:

Plano de Marketing Qual é o mercado alvo? Qual é o tamanho do meu mercado alvo? Que segmentos de mercado existem? Qual é o perfil de seu cliente alvo? Como os clientes se beneficiarão usando seu produto ou serviço? Qual a parcela de mercado que você espera conseguir? Quais são as tendências e o potencial do mercado? Quais são as reações esperadas dos clientes em potencial? Como a localização do negócio beneficiará os clientes?

Plano de Marketing Quem são os concorrentes mais fortes? O negócio deles está crescendo ou declinando? Como seus negócios se comparam aos seus concorrentes? Em que bases você competirá? Qual é a perspectiva futura dos concorrentes? Como você atrairá seus clientes? Como você identificará os clientes em perspectiva? Que tipo de esforço de vendas você utilizará? Em que bases geográficas você atuará? Sua empresa exportará? Que tipo de força de vendas você empregará?

Plano de negócios geral Trata-se de um novo negócio, uma aquisição ou expansão? Esse negócio começou a funcionar? Qual é o enunciado da missão da empresa? Quando e onde esse negócio novo começou? Quais são a natureza e a atividade básicas dos negócios? Qual é seu produto ou serviço primário? Que clientes são atendidos? Essa empresa está no ramo de fabricação, varejo, serviços ou outro tipo de atividade econômica?

Plano de negócios geral Qual é a situação atual e projetada desse setor? Qual é o estágio de desenvolvimento da empresa – “estágio embrionário”, linha completa de produto ou o quê? Quais são seus objetivos? A empresa pretende se tornar uma empresa de capital aberto ou é uma candidata à aquisição? Qual é a história dessa empresa? Quais são as realizações feitas até o presente? Quais as mudanças feitas na estrutura ou na propriedade? Qual a competência distintiva da empresa?

Plano de produtos e de serviços Que produto ou serviço está sendo oferecido? Qual é a aparência do produto? Qual é o estágio de desenvolvimento do produto? Quais são as características únicas do produto ou serviço? Quais são suas vantagens especiais? Quais são os produtos ou serviços adicionais contemplados? Que proteção legal se aplica – patentes, copyrights ou marcas registradas? Que aprovação regulamentar governamental é necessária?

Plano de produtos e de serviços Como o produto se relaciona ao desenvolvimento mais moderno de tais produtos? Quais são os perigos de obsolescência? Quais são os perigos relacionados ao estilo ou mudança de moda? Que obrigações podem ser envolvidas? Como o produto foi testado ou avaliado? Como o produto ou serviço se compara a produtos ou serviços dos concorrentes? O que torna o serviço dessa empresa superior?

Plano Gerencial Quem são os membros da equipe gerencial? Quais as habilidades, educação formal e experiência de cada um? Que outros investidores ou diretores ativos estão envolvidos, e quais são as suas qualificações? Que cargos vagos existem e quais os planos para preenche-los? Que consultores serão procurados e quais as suas qualificações? Qual é o pacote de remuneração de cada pessoa? Como a propriedade é distribuída?

Plano Gerencial Como os empregados serão selecionados e remunerados? Que estilo gerencial será usado? Como o pessoal será motivado? Como a criatividade será encorajada? Como o compromisso e a lealdade serão desenvolvidos? Como os novos empregados serão treinados? Quem é responsável pelas descrições de cargo e pelas avaliações dos funcionários? Que programação foi desenvolvida para atingir os objetivos da empresa?