III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Tema 2 - Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional PIBID USP – Edital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Profissão Docente: Parceria entre a Universidade e a Escola Pública
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Programa aluno pesquisador
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
“Universidade e Escola”
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Pró-Reitoria de Planejamento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
PIBID Total de custeio do projeto ,00
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ ROSA MARIA MARCOS MENDES COORDENADORA INSTITUCIONAL SOLANGE VIANA P. B. BRANDOLINI COORDENADORA DE.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
O Programa PIBID na UFRN
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Prof. Ednaldo Tôrres Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Tema 2 - Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional PIBID USP – Edital 2011 Projeto: A docência como componente articulador da teoria e prática na formação inicial e continuada do professor Coordenador Institucional: Vinício de Macedo Santos Coordenadora de Gestão: Lúcia Helena Sasseron Projeto: A docência como componente articulador da teoria e prática na formação inicial e continuada do professor Coordenador Institucional: Vinício de Macedo Santos Coordenadora de Gestão: Lúcia Helena Sasseron

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Informações recentes sobre a formação de professores Comissão Permanente de Licenciatura ( ) Elaboração do Programa de Formação de Professores da USP (PFPUSP) – Finalizado 2004 Para gerir o PFPUSP: Criação da Comissão Inter-unidades de Licenciatura (CIL) articulada com as Comissões Coordenadoras de Curso (CoC) Função assessora respectivamente com instâncias da Prograd e com as Comissões de Graduação Comissão Permanente de Licenciatura ( ) Elaboração do Programa de Formação de Professores da USP (PFPUSP) – Finalizado 2004 Para gerir o PFPUSP: Criação da Comissão Inter-unidades de Licenciatura (CIL) articulada com as Comissões Coordenadoras de Curso (CoC) Função assessora respectivamente com instâncias da Prograd e com as Comissões de Graduação

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Alguns aspectos relativos à criação do PIBID-USP Primeira tentativa para o 1º Edital (iniciativa parte da Pró - Reitoria de Graduação articulada com a FEUSP e a Comissão Inter unidades de Licenciaturas - Impedimento institucional Iniciativa isolada - Protagonismo da FEUSP e, particularmente, do EDM (Depto. de Metodologia do Ensino) na criação do PIBID-USP- Edital 2011 Motivações para entrar no Pibid: - Aproximar e articular projetos de licenciaturas fragmentados - Catalizar o processo de desenvolvimento do PFPUSP - Incorporar bandeiras históricas dos formadores - O Pibid não coincide com o estágio que temos e representa o “estágio” que gostaríamos de ter nos cursos de formação Primeira tentativa para o 1º Edital (iniciativa parte da Pró - Reitoria de Graduação articulada com a FEUSP e a Comissão Inter unidades de Licenciaturas - Impedimento institucional Iniciativa isolada - Protagonismo da FEUSP e, particularmente, do EDM (Depto. de Metodologia do Ensino) na criação do PIBID-USP- Edital 2011 Motivações para entrar no Pibid: - Aproximar e articular projetos de licenciaturas fragmentados - Catalizar o processo de desenvolvimento do PFPUSP - Incorporar bandeiras históricas dos formadores - O Pibid não coincide com o estágio que temos e representa o “estágio” que gostaríamos de ter nos cursos de formação

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Alguns aspectos relativos à criação do PIBID-USP Relação com a Instituição de Ensino Superior -Pró Reitoria (2012 – Comunicação/apresentação sobre o projeto, Participação de representante no I Encontro Pibid-USP ) -Comissão Inter unidades de Licenciaturas (CIL) -Unidades/Comissão coordenação de curso (CoC) -Órgãos colegiados das unidades Relação com o Sistema de Ensino Público (do início até hoje) -Secretaria Estadual e escolas (apoio ) -Secretaria Municipal e escolas (recusa 2011 e 2012, em 2013 está havendo solicitação da SME para participar) Relação com a Instituição de Ensino Superior -Pró Reitoria (2012 – Comunicação/apresentação sobre o projeto, Participação de representante no I Encontro Pibid-USP ) -Comissão Inter unidades de Licenciaturas (CIL) -Unidades/Comissão coordenação de curso (CoC) -Órgãos colegiados das unidades Relação com o Sistema de Ensino Público (do início até hoje) -Secretaria Estadual e escolas (apoio ) -Secretaria Municipal e escolas (recusa 2011 e 2012, em 2013 está havendo solicitação da SME para participar)

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Engajamento das escolas no Pibid 1 – Proximidade de professor da Universidade com a escola – Relações acadêmicas (projetos de extensão e pesquisa) 2 – Relação pessoal do professor da Universidade com pessoas da escola: (ex)alunos, orientandos. 3 – Quando não há relações acadêmicas – convite a escolas (aceitação por ter IDEB baixo) 4 – Envolvimento de escolas campo (por causa do PFPUSP) 5 – Criar imagem positiva da escola - Vaidade 1 – Proximidade de professor da Universidade com a escola – Relações acadêmicas (projetos de extensão e pesquisa) 2 – Relação pessoal do professor da Universidade com pessoas da escola: (ex)alunos, orientandos. 3 – Quando não há relações acadêmicas – convite a escolas (aceitação por ter IDEB baixo) 4 – Envolvimento de escolas campo (por causa do PFPUSP) 5 – Criar imagem positiva da escola - Vaidade

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Relação com instituições Relação com outros Pibid -Articulação Pibid de São Paulo -Influir sobre a Secretaria de Educação para agilizar convênios e apoiar o programa -Portaria do secretário Relação com outros Pibid -Articulação Pibid de São Paulo -Influir sobre a Secretaria de Educação para agilizar convênios e apoiar o programa -Portaria do secretário

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Emergência de subprojetos e engajamento das escolas 2011 – 3 subprojetos - 66 bolsistas ID – 11 superv. 9 escolas (Rede Estadual) 2012 – 15 subprojetos – 251 bolsistas ID – 43 superv. 35 escolas (Rede estadual e municipal) Projeção para 2013*: 24 subprojetos – 405 bolsistas ID – 75 supervisores Maior demanda da SE Municipal * Até agora grande parte dos projetos de área são desenvolvidos em escolas do Ensino Médio em virtude das disciplinas ligadas a algumas das Licenciaturas serem oferecidas majoritariamente nesse nível de ensino – 3 subprojetos - 66 bolsistas ID – 11 superv. 9 escolas (Rede Estadual) 2012 – 15 subprojetos – 251 bolsistas ID – 43 superv. 35 escolas (Rede estadual e municipal) Projeção para 2013*: 24 subprojetos – 405 bolsistas ID – 75 supervisores Maior demanda da SE Municipal * Até agora grande parte dos projetos de área são desenvolvidos em escolas do Ensino Médio em virtude das disciplinas ligadas a algumas das Licenciaturas serem oferecidas majoritariamente nesse nível de ensino.

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Seleção dos bolsistas Coordenadores – quem se dispõe e por convite Supervisores: - Por edital (critérios da portaria) - Espontânea - Seleção induzida – professor que tem inserção/vínculo com a escola por indicação da coordenação pedagógica (esse professor tem maiores condições para desempenhar o papel de formação) – observando-se os critérios do edital Coordenadores – quem se dispõe e por convite Supervisores: - Por edital (critérios da portaria) - Espontânea - Seleção induzida – professor que tem inserção/vínculo com a escola por indicação da coordenação pedagógica (esse professor tem maiores condições para desempenhar o papel de formação) – observando-se os critérios do edital

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Seleção dos bolsistas Bolsistas ID - Edital – critérios CAPES – Entrevista – Manifestação de intenções Avaliação semestral: análise do histórico – relato do supervisor – relatório do bolsista Casos de troca de bolsistas e substituição de escolas Bolsistas ID - Edital – critérios CAPES – Entrevista – Manifestação de intenções Avaliação semestral: análise do histórico – relato do supervisor – relatório do bolsista Casos de troca de bolsistas e substituição de escolas

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Consolidação do programa na USP - Construção no grupo de coordenação de uma perspectiva de formação comum - Discussão e acompanhamento de cada subprojeto /análise de inconsistências e fragmentação -Visibilidade do Pibid nas unidades - maior espaço para a formação docente – Reconhecimento na USP e na FEUSP -Estratégia: capilarização do Pibid na Universidade - -Interação com órgãos colegiados nas unidades e na Universidade -Despersonalizar e Institucionalizar o Pibid -Aumentar a participação nas CoC e na CIL -Convênios morosos: ausência do convênio – ausência de controle – por vias tortas há liberdade para fazermos o projeto que queremos - Construção no grupo de coordenação de uma perspectiva de formação comum - Discussão e acompanhamento de cada subprojeto /análise de inconsistências e fragmentação -Visibilidade do Pibid nas unidades - maior espaço para a formação docente – Reconhecimento na USP e na FEUSP -Estratégia: capilarização do Pibid na Universidade - -Interação com órgãos colegiados nas unidades e na Universidade -Despersonalizar e Institucionalizar o Pibid -Aumentar a participação nas CoC e na CIL -Convênios morosos: ausência do convênio – ausência de controle – por vias tortas há liberdade para fazermos o projeto que queremos

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Pontos de análise Fixação do licenciando no programa: Pressuposto: o aluno vai se formar pelo Pibid em condições adversas – que formação é essa? O princípio formativo emerge com o choque de realidade. O princípio é: como ensinar nessa realidade adversa que não deixa ensinar Há alunos que vêm da escola pública e tem o desejo de voltar e retribuir de algum modo pela formação recebida Há alunos que vêm da escola particular e reconhecem que não conhecem nem vivenciaram a realidade escolar que encontram e passam a se interessar Alunos são convidados em reuniões de trabalho pedagógico da escola para contar a outros professores o que estão fazendo no Pibid Divulgação interna do Pibid nas unidades durante a recepção de alunos novos Fixação do licenciando no programa: Pressuposto: o aluno vai se formar pelo Pibid em condições adversas – que formação é essa? O princípio formativo emerge com o choque de realidade. O princípio é: como ensinar nessa realidade adversa que não deixa ensinar Há alunos que vêm da escola pública e tem o desejo de voltar e retribuir de algum modo pela formação recebida Há alunos que vêm da escola particular e reconhecem que não conhecem nem vivenciaram a realidade escolar que encontram e passam a se interessar Alunos são convidados em reuniões de trabalho pedagógico da escola para contar a outros professores o que estão fazendo no Pibid Divulgação interna do Pibid nas unidades durante a recepção de alunos novos

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Pontos de análise Predisposição do aluno: - se estagiário: se distancia da realidade da escola pública -se pibidiano: acompanhando os embates e o trabalho do supervisor ele passa a acreditar na sua capacidade de enfrentar essa realidade Os egressos (o que já se pode ver): vão para a escola particular; escola pública e para a pesquisa. Dependendo do curso de Licenciatura há alunos que Predisposição do aluno: - se estagiário: se distancia da realidade da escola pública -se pibidiano: acompanhando os embates e o trabalho do supervisor ele passa a acreditar na sua capacidade de enfrentar essa realidade Os egressos (o que já se pode ver): vão para a escola particular; escola pública e para a pesquisa. Dependendo do curso de Licenciatura há alunos que

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Pontos de análise Na relação licenciando e supervisor verifica-se : -O supervisor entra com o saber do ofício para lidar com os alunos, gerir a situação (o que encoraja o aluno) -O licenciando traz elementos que também motivam e alavancam a participação do supervisor. Com a participação dele circulam novos saberes que beneficiam o supervisor e a escola. Na relação licenciando e supervisor verifica-se : -O supervisor entra com o saber do ofício para lidar com os alunos, gerir a situação (o que encoraja o aluno) -O licenciando traz elementos que também motivam e alavancam a participação do supervisor. Com a participação dele circulam novos saberes que beneficiam o supervisor e a escola.

III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid