Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia da Pesquisa
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
A evolução do Conhecimento
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
A visão Grega da Ciência
MÉTODO CIENTÍFICO.
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
MÉTODO CIENTÍFICO.
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Sumário da Discussão A Atitude Científica As Concepções de Ciência
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
A Psicologia Científica
Tipos de Conhecimento Humano
Lógica Matemática Introdução.
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
A Codificação Espírita Roteiro 3
O que é Conhecimento Aula nº1.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Metodologia de Pesquisa para Projetos
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Conhecimento: da definição aos tipos
A Ciência e suas características
Metodologia Científica e da Pesquisa
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Conceitos básicos MÉTODO.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O que é conhecimento?.
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014 Conhecimento Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014

Tópicos Definição de conhecimento Tipos de conhecimento Definição de ciência Evolução da ciência Métodos científicos

Conhecimento Reunião de informações. Constitui o entendimento, a averiguação e a interpretação sobre a realidade. Formado pela imaginação, interpretação, observação, ensinamento, dentre outras formas. Em constante evolução pelas diferentes necessidades. Vários tipos: senso comum, filosófico, religioso, científico, etc.

Conhecimento do senso comum Também chamado de conhecimento comum, ordinário ou empírico. Baseado em experiências vivenciadas ou transmitidas. Características espontaneidade subjetividade linguagem vaga assistemático

Conhecimento filosófico Caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. Consiste em hipóteses. Sistemático Infalível Exato

Conhecimento religioso Apoiado em doutrinas reveladas. Verdades infalíveis e indiscutíveis. Sem necessidades de provas. Sistemático. Exato.

Conhecimento científico Caracteriza-se pele estudo metódico e sistemático dos fatos da realidade. Exige demonstrações, submete-se à comprovação e aos testes de hipóteses. Define limites de validade. Cria princípios e leis que explicam a natureza. Conhecimento científico é um produto resultante da investigação dos fatos.

Conhecimento científico Racionalidade: sistematização coerente do conhecimento (leis e teorias). Objetividade: definições claras de enunciados, hipóteses e teorias, que passam por avaliação crítica. Linguagem específica: sentido único, universal e consensual. Validade: limites onde as teorias são válidas, proporciona condições de testes.

Ciência Método de pesquisa baseado na faculdade racional do ser humano e na comprovação experimental do fato pesquisado. Formal (lógica e matemática) Factual natural (física, química, biologia, etc) social (sociologia, psicologia, política, economia, etc)

Evolução da ciência Três grandes períodos: Ciência Antiga (VIII aC até XVI), Ciência Moderna (XVII até XIX) e Ciência Contemporânea (XX até hoje).

Ciência antiga Também conhecida como ciência grega Busca do saber e compreensão da natureza das coisas e do homem Conhecimento científico era desenvolvido pela filosofia Grandes expoentes: Aristóteles e Platão Conhecimento era demonstrado com certo e necessário através de argumentos lógicos.

Ciência moderna Introduzida a experimentação científica. Exigência de métodos precisos e quantitativos para investigação (empirismo). Grandes expoentes: Galileu e Newton Rompimento entre crença religiosa e ciência. Iluminismo: saber racional, observa-se a natureza, cria-se uma teoria e testa-se com experimentos. Criação do método científico.

Ciência moderna Características: Empirismo (tentativa e erro, hipóteses) Objetividade (desmistificação, sem intervenção) Experimentação (teste de hipóteses) Validade (condições) Determinismo (previsões)

Ciência contemporânea Complexidade dos fenômenos. Mutabilidade e instabilidade dos eventos naturais. Probabilidade ao invés de determinismo. Grandes expoentes: Einstein Por maior que seja o número de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela jamais poderá ser aceita como definitivamente confirmada.

Método científico Necessidade de o homem ter procedimentos e caminhos seguros para a produzir conhecimento verdadeiro e de ter critérios que garantam a possibilidade de distinguir entre o conhecimento verdadeiro e o falso. Submeter um fato à experimentação em condições de controle e apreciá-lo coerentemente, com critérios de rigor, mensurando a constância das incidências e suas exceções.

Método científico Método: caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. É um plano de ação, relacionado à estratégia Metodologia: procedimentos e regras utilizadas por determinado método. Método científico implica a forma adequada do proceder quanto à reflexão, à indagação, à interpretação e à explicação

Método indutivo Indução é um processo mental pelo qual, partindo de dados ou observações particulares podemos chegar a proposições gerais ou universais. Exemplo: observei que o cachorro de meu vizinho tem quatro patas, observei que outros cachorros existentes em meu bairro também têm quatro patas, observei, ainda, que todos os cachorros que eu já vi têm quatro patas. Assim, pela lógica indutiva, posso afirmar que todos os cachorros têm quatro patas.

Método indutivo 3 etapas: observamos os fatos ou fenômenos e os analisamos com o objetivo de descobrir as causas de sua manifestação. procuramos, por intermédio da comparação, aproximar os fatos ou fenômenos, com a finalidade de descobrir a relação existente entre eles. generalizamos a relação encontrada entre os fenômenos e fatos semelhantes.

Método indutivo Indução está relacionada com a regularidade. A contestação feita à indução se refere ao fato de não se poderem observar todos os fenômenos ou coisas, para deles fazer surgir uma explicação.

Método dedutivo Dedução é a forma de raciocínio que parte de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares. Exemplo: Todo mamífero tem um coração. Todos os gatos são mamíferos. Logo, todos os gatos têm um coração. No raciocínio dedutivo, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira.

Método dedutivo No raciocínio dedutivo, toda informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. Exemplos: A média mínima para aprovação é 6,0. A média de Astrogildo foi superior a 6,0. Portanto, Astrogildo será aprovado. Se a água atingir a temperatura de 100ºC, então ela ferve. A água não ferveu. Então, á água não atingiu a temperatura de 100ºC.

Método hipotético-dedutivo Problema: toda investigação tem origem em algum problema teórico/prático, que dirá o que é relevante ou não para ser observado, determinando os dados que devem ser selecionados. A seleção dos dados exige uma hipótese, conjectura e/ou suposição, que servirá de conduta ao pesquisador. Hipóteses: também chamadas de conjecturas, são soluções propostas passíveis de teste, direto ou indireto.

Método hipotético-dedutivo Teste das hipóteses: planejamento e realização das operações para por à prova as predições, a partir tanto das observações, medições, experimentações quanto das demais operações instrumentais. Conclusões: correspondem à adição ou introdução novos elementos às teorias existentes, é o contraste dos resultados da prova com as consequências deduzidas do modelo teórico.

Método dialético Contradição inerente a cada fenômeno. Geralmente utilizado nas ciências humanas. Para conhecer realmente um objeto, na perspectiva dialética, é preciso estudá-lo em todos os seus aspectos, em todas as suas relações e todas as suas conexões.