FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
BENCHMARKING.
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Projeto - Plano de Negócios
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
Consultoria Empresarial
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico
Etapas do Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
II Orientação Técnica PCAGP.
Equipe de Gestão.
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
Planejamento Organizacional Integrado
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Planejamento de Comunicação
Posicionamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Estratégias e Políticas Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Análise do negócio Diagnóstico Estratégico Análise ambiental (Análise estratégica Interna e Externa) Missão / Propósitos / Normas Organizacionais Visão Instrumentos prescritivos e quantitativos Inst. Prescritivos – Objetivos / Metas / Estratégias / Políticas / Projetos / Planos Inst. Quantitativos – Projeções econ-financeiro / Planejamento Orçamentário / Recursos necessários e expectativas de retorno Controle e Avaliação Indicadores de desempenho Ações corretivas

O QUE É O NEGÓCIO DE UMA ORGANIZAÇÃO??? ANÁLISE DO NEGÓCIO O QUE É O NEGÓCIO DE UMA ORGANIZAÇÃO??? Negócio e limites de atuação Nem muito amplo, nem muito estreito Negócio e atividades principais Negócio e unidades estratégicas de negócio

Qual é o nosso NEGÓCIO. A organização existe para oferecer que tipo de serviço, ou que tipo de contribuição, à comunidade? Exemplo do “negócio” de uma ONG Direitos humanos e saúde.

Qual é a MISSÃO da organização. Quem somos? •  Qual é a nossa finalidade? •  Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder à finalidade? •  Como devemos responder aos nossos Grupos de Influências? •  Quais são nossas cultura e filosofia? •  Que nos faz ser distinto e único? Exemplo de missão (O que queremos como organização?): Atuar como centro de referência na defesa e na promoção do respeito à diversidade humana, através de ações mobilizadoras, informativas, educativas e sociais.

“ Nossa missão é oferecer os melhores produtos e serviços melhorando nossa qualidade a cada dia e procurando encantar sempre o cliente”. ?

Repensar sua Missão SIM OU NÃO???

SLOGAN Missão TIM: Slogan TIM: “Facilitar a vida das pessoas pela comunicação sem fronteiras”. Slogan TIM: “Viver sem fronteiras”

Qual é a nossa VISÃO do futuro, em relação a área em que atuamos Qual é a nossa VISÃO do futuro, em relação a área em que atuamos? Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida? É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização? Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento? É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade. Exemplo de visão de futuro: uma sociedade em que os gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais sejam respeitados em todos os âmbitos de suas vidas.

CONDUTA ORGANIZACIONAL

Devem ser o núcleo central para com o estabelecimento da Missão. PRINCÍPIOS Devem ser o núcleo central para com o estabelecimento da Missão. Empresa Matsushita “Proporcionar cada vez mais valor para todas as partes interessadas como fabricantes de produtos eletroeletrônico.” “Reconhecer nossas responsabilidades como fabricantes de produtos eletroeletrônicos, fomentar o progresso, promover o bem-estar geral da sociedade e dedicar-nos a um desenvolvimento maior da cultura mundial.”

Resulta dos Princípios que a Organização cultiva. CRENÇAS / DOUTRINAS É o crer da Organização. Resulta dos Princípios que a Organização cultiva. Empresa Matsushita “O progresso e o desenvolvimento podem ser obtidos apenas através dos esforços combinados e da cooperação de todos os membros da companhia. Todos nós, por conseguinte, em nenhum momento esqueceremos de nos dedicarmos ao aprimoramento contínuo de nossa companhia.”

VALORES Os sete Valores espirituais da Empresa Matsushita Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência. Consistem na colocação em prática da Ética. Estabelecem um vínculo entre a Missão e a Tomada de decisão Comunicação; Ética; Parceria;Autoconhecimento; Competência;Melhoria contínua; Responsabilidade Os sete Valores espirituais da Empresa Matsushita “1. Serviço à Nação através da indústria 2. Lealdade Decisões mais éticas 3. Harmonia e Cooperação 4. Luta pelo melhoramento 5. Cortesia e Harmonia 6. Ajustamento 7. Gratidão.”

VALORES Questões que Quer ou pode Perseguir. SLOGAN: “o cliente sempre tem razão” “os colaboradores são nossa principal força” Ser singular em algo valioso que possa agradar um grupo amplo Clientes e fornecedores são nossos parceiros Valorização das pessoas

POLÍTICAS EMPRESARIAIS

POLÍTICA ORGANIZACIONAL

POLÍTICAS EMPRESARIAIS CARACTERÍSTICAS Flexibilidade Abrangência Coordenação Ética CLASSIFICAÇÃO Gerais Específicas OBJETIVOS Estabelecer as bases sobre como os objetivos e metas serão alcançados; Mostrar aos colaborados o que eles podem fazer para contribuir para o alcance dos resultados da empresa; Estabelecer limites ao PE desenvolvido.

Base de sustentação para o P.E POLÍTICAS São as “regras” que formalizam as ações orientadas para a Visão da Organização e permitindo o exercício da Missão. Política Poder em ação Base de sustentação para o P.E Empresa Matsushita Produção – aprimorar técnicas e procedimentos de operação e manutenção que maximizem as condições de segurança, eficiência e redução de custos. Finanças – manter a relação entre capital próprio e de terceiros, de maneira a não comprometer a estabilidade financeira da empresa. Suprimentos – buscar permanentemente a padronização de materiais e equipamentos.

ANÁLISE AMBIENTAL Sun Tzu “ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

Análise Ambiental - SWOT Ambiente INTERNO – explicitar os atributos positivos e negativos internos da Empresa perante o mercado, concorrência e a si própria: FORÇAS ( Strenghts ) FRAQUEZAS ( Weaknesses ) Ambiente EXTERNO – detectar influências externas de contextos politicos, legais, sociais, tecnológicos e mercadológicos, criando: OPORTUNIDADES ( Opportunities ) AMEAÇAS ( Threats ) Construir Matriz de enquadramento da POSTURA ESTRATÉGICA

ANÁLISE DO AMBIENTE ONDE ESTAMOS ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ?

COMPONENTES DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Econômica Públicos Macroambiente Mão-de-Obra Clientes Fornecedores Concorrência AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente-tarefa ou ambiente próximo

Ambiente Externo MACROAMBIENTE Econômico – (des)valorização da moeda nacional, TXx de juros, fusões e aquisições entre as empresas mundiais, aumento do comércio entre os países, etc. Tecnológicos – Internet, automação, biotecnologia, etc. Sociais (culturais, demográficos, ecológicos)– Envelhecimento da população, fim do emprego, preocupação ambiental. Políticos e legais – Incentivos fiscais, mudanças de legislação, monopólios e concessões. MICROAMBIENTE/ AMBIENTE COMPETITIVO E DE RELACIONAMENTO Concorrentes – avaliar os seus recursos Fornecedores – poder de negociação, diferenciação Clientes – suas características e comportamento Mão-de-obra – capacitados para realizar as tarefas organizacionais

Análise do ambiente externo Identificação das forças/variáveis e indicadores ambientais; Ordenação das forças/variáveis ambientais; Avaliação do grau de seu impacto Porte da Organização; Setor em que opera; Natureza da Organização; Segmento em que atua. Avaliação do efeito do impacto Positivo – Configurado em oportunidades Negativo – Configurado em ameaças "Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, mas aquelas mais sensíveis às mudanças." Charles Darwin

Variáveis e Indicadores POLÍTICA Aumento período licença maternidade SOCIAIS Desemprego CULTURAL Maior permanência no lar ECONÔMICA Maior consumo de energia, Água, etc.

Avaliação do efeito do impacto Comportamento de algumas variáveis / indicadores Variáveis / Indicadores Oportunidades Ameaças Ações POLÍTICA Aumento período licença maternidade SOCIAIS Maior Desemprego CULTURAL Maior permanência no lar ECONÔMICA Maior consumo de energia,Água, etc.

Análise do ambiente competitivo e de relacionamento Análise estrutural do setor Nível de rivalidade Ameaça de entradas Ameaça de substitutos O poder de compra do comprador O poder de negociação do fornecedor Gestão das relações Parcerias Redes Alianças estratégicas Públicos relevantes Público mútuo Público almejado Público indesejável Operacionalização das relações Análise de relacionamento Relacionamento institucional Relacionamento funcional Relacionamento competitivo

Forças Competitivas de uma Indústria Entrantes Potenciais Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos concorrentes Poder de negociação dos compradores Concorrentes na Indústria Rivalidade nas empresas existentes Compradores Fornecedores Ameaça de serviços ou produtos substitutos Substitutos

Ambiente Interno Aspectos Organizacionais – estrutura da organização, procedimento, regras, hierarquia de objetivos, capacidade gerencial e administrativa,etc. Aspectos funcionais Pessoal – sistema de AD, práticas de recrutamento, programas de treinamento, etc. Marketing – segmentação de mercado, estratégia de preço, estratégia de distribuição, etc. Financeiros – oportunidades de investimento, lucratividade, liquidez, etc Produção - layout das instalações, uso da tecnologia,etc. Logística – suprimentos, armazenagem, transportes, processamento pedidos

Recursos Recursos utilizados na análise das mudanças do ambiente interno: Benchmarking Reengenharia Cadeia de valores um sistema de atividades econômicas interdependentes que garantem o negócio por meio dos relacionamentos mantidos pela org. em unidades mais elementares.

ANÁLISE SITUACIONAL FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES

MATRIZ FOFA/SWOT 2 quadrante: INTERMEDIÁRIO Quadrante da capacidade defensiva onde as forças da organização conseguem formar uma Barreira às ameaças do ambiente externo 1 quadrante: POTENCIAL Quadrante das potencialidades de ação ofensiva. Representa a força e o vigor da organização para aproveitar as oportunidades 3 quadrante: INTERMEDIÁRIO Quadrante de debilidade onde as fraquezas da organização impedem ou dificultam o aproveitamento das oportunidades 4 quadrante: DECLÍNIO Quadrante das vulnerabilidades que representa a Fraqueza da organizaçào no lidar com as ameaças

Objetivos Estratégicos Grandes Escolhas Problemas Estratégias Objetivos Estratégicos Projetos

Muito do nosso planejar é para poder resolver problemas. O que é problema??

1. Identificar Problemas Os fatores críticos de sucesso identificados se constituem em importante insumo para a estratégia de atuação da instituição. Uma vez conhecidos, é preciso identificar sua presença ou ausência, ou seja, identificar os problemas que fazem com que não se tenham as condições consideradas como críticas para o sucesso.

Planejamento Estratégico - conceitos e ferramentas EFEITO EFEITO 1 EFEITO 1 Efeitos Causas PROBLEMA CAUSA 1 CAUSA 2 CAUSA 3 CAUSA 1.1 CAUSA 1.2 CAUSA 2.1 CAUSA 2.2 CAUSA 3.1 CAUSA 3.2 CAUSA 1.1.1 Causas = razões da ocorrência

absenteísmo n. insuficiente Proced. complexo Falta de agilidade Falta de proatividade Sem padronização atend. Linhas indisponíveis / não toca numero baixo de equipamentos Linha ruidosa Linha em aberta sala com temperatura inadequada Linha sem atendimento Poucas linhas telefônicas

Como é possível notar pelo gráfico o defeito "Linha ruidosa" (defeito nas uniões dos fios telefônicos ou emendas mal feitas) representa 49% de todos os defeitos ocorridos no período e que os dois maiores defeitos "Linha ruidosa" e "Linha Aberta" (deixar o telefone fora do gancho) representam juntos 70% de todos os defeitos. Corrigindo estes dois defeitos teremos uma melhoria de 70% no sistema.

Plano de ação Deve-se definir também no plano de ação as metas para cada objetivo

CRONOGRAMA

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Oportunidades e ameaças Propósitos e objetivos da organização Estratégia Onde a organização está hoje Pontos fortes e fracos Consiste na determinação do curso de ação que possibilitará a realização dos objetivos organizacionais

O que é Estratégia Definição de ESTRATÉGIA como: Plano – direção, metodo – olhar à frente Padrão – comportamento – olhar para trás Posição – criação de, única – olhar para baixo e para fora Perspectiva – à maneira de – olhar para dentro e para cima Truque – manobra A ESTRATÉGIA possibilita: Fixar Direção comum a todos Focalizar esforços e recursos Definir a organização e estruturas Prover coerência e consistência em posturas, ações e resultados MINTZBERG et al, 2000

Criação de ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS Estratégias Gerais Investimentos Fusões Aquisições Joint-ventures Estratégias Funcionais Marketing – 5 P´s Produção/Operação – Recursos Tecnológicos e Materiais Recursos Humanos – Perfis, Qtdes., Habilidades e Competências Finanças – Origens e aplicações Logística – suprimentos, estoque, armazém, transporte, processamento de pedidos, localização das instalações.

Qual a diferença: OBJETIVOS & METAS

OBJETIVOS/METAS Resultado quantitativo ou qualitativo que a organização precisa alcançar em um prazo determinado, dada a estratégia escolhida, no contexto do seu ambiente para concretizar a sua visão de futuro e cumprir sua missão Estácio OBJETIVOS INSTITUCIONAIS CENTROS OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS

Objetivos Estratégicos Objetivos Estratégicos são resultados prioritários - formulados em termos qualitativos ou qualitativo - que devem ser alcançados ou mantidos no horizonte do Plano Estratégico. Claudio Porto Características dos Objetivos Estratégicos : Aceitáveis Flexíveis Mensuráveis Motivadores Sintonizados Inteligíveis Alcançáveis Situações favoráveis que esperamos obter com a solução de cada problema. Devem ser perseguidos a fim de que a organização cumpra sua Missão.

Exemplos de Objetivos Estratégicos da FUNASA Prevenir e controlar doenças e outros agravos; Ser o centro nacional de excelência em vigilância epidemiológica e ambiental em saúde; Assegurar a saúde dos povos indígenas; Estimular a prática de hábitos saudáveis que contribuam para a prevenção de doenças e outros agravos; Fomentar soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças; Buscar o permanente desenvolvimento organizacional, gerencial e tecnológico da Instituição; Obter o reconhecimento nacional e internacional como instituição de excelência em promoção e proteção à saúde.

“uma quantificação que deve ser alcançada em um determinado prazo” Meta é: “uma quantificação que deve ser alcançada em um determinado prazo” Determinação de Metas RESULTADOS PRETENDIDOS; ALVOS FUTUROS; DEVEM REPRESENTAR DESAFIOS ALCANÇÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO.

Definição de metas Uma Meta deve ter: valor e prazo. O valor é quantificação do quanto queremos. O prazo é tempo esperado para alcançar o desejado.

ALGUMAS METAS DA FUNASA para 2001 Erradicar o sarampo; Eliminar o tétano neonatal; Implantar 12 laboratórios de fronteira; Realizar inquéritos nacionais sobre saúde da criança e da mulher; Reduzir em 50% a mortalidade infantil em áreas indígenas; Intensificar as ações de Educação em Saúde e Mobilização Social no controle da malária em 254 municípios da Amazônia Legal.

Metas Objetivo: sistematizar a pesquisa de satisfação junto aos clientes. Valor: principais clientes Prazo: até julho de 2006 Objetivo: Estabelecer um processo de bechmarking Valor: para os processos produtivos Prazo: até setembro de 2006

Estratégia de aumento de faturamento “Melhorar a estabilidade da organização, aumentando as fontes de faturamento dos clientes existentes” Financeira Aumentar resultados Expandir mix de faturamento Cliente Aumentar a confiança do cliente na consultoria financeira Processos internos Conhecer os diferentes clientes Desenvolver novos produtos “Cross-selling” da linha de produtos Aprendizado e crescimento Aumento da produtividade dos colaboradores Fornecer treinamento estratégico Prover acesso a informações estratégicas Alinhar com objetivos pessoais

Questionamentos Tem substância? São factíveis? São acessíveis? São coerentes? Todos os enunciados abordados devem ser estabelecidos,de modo que todos os membros da Organização possam entendê-los, praticá-los e acreditar neles. Específicos; Públicos; Claros; Possíveis de reformulações

Bibliografia KOTLER, Philip.. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Editora Prentice-Hall do Brasil,2000 OLIVEIRA, Djalma. P R.. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2005 Robert Kaplan/David Norton, “The Balanced Scorecard” FERNANDES, Bruno Henrique Rocha.. Administração estratégica:competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.