AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
1 ABED MESA REDONDA: Capacitação Profissional com EAD Prof a. Dr a. Andrea Versuti UNICOC.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
SÉCULO XX.
Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Formação profissional e EAD
Glauce-Mônica Vilela Souza
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
1.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
SISTEMA DE T & D IDEOLOGIA ORGANIZACIONAL DIAGNÓSTICO AVALIAÇÃO DE DO
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
International Seminar on Distance Learning Escola Nacional de Administração Pública – ENAP Brasilia, June 18-20, 2007 Local: Auditorium of ENAP Profa.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES:
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Universidade Corporativa Procenge
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB, Doutoranda em Psicologia - UnB) Gardênia da Silva Abbad (Profª Adjunta - UnB) Francisco Villa Ulhôa Botelho (Profº Assistente - UCB, Diretor do Centro Católica Virtual / Educação a Distância, Doutorando em Informática na Educação - UFRGS) Mary Lílian Belarmino da Silva (Graduanda em Psicologia – UCB) Apoio financeiro: Universidade Católica de Brasília e Núcleo de Excelência em Treinamento e Comportamento no Trabalho – Pronex/CNPq

Modelo de Planejamento e Gestão de EAD CV/EAD

Avaliação de Efetividade em EAD Elementos para um Processo de Avaliação Instrumentos para coleta de informações Questionário com questões fechadas e abertas Registros dos fóruns de discussão e chat Entrevistas estruturadas com responsáveis institucionais e tutores LMS Principais Fontes Aprendizes – comparativo Presencial/EAD Aprendizes e seus parceiros ( exemplo IUS - para participantes, superiores imediatos, alunos dos participantes) Análises quantitativas e qualitativas Análise de dinâmica em processos interativos (Modelo de meta aprendizagem - Marcial Losada)

O Modelo de Avaliação de Efetividade Vigente na UCB 1. Perfil dos Participantes 2. Suporte Institucional 3. Reações às UEAs, ao Encontro Presencial e ao Curso 4. Aprendizagens parciais e final 5. Suporte à Transferência - Individual 6. Impacto no Desempenho 8. Impacto na Instituição 7. Suporte à Transferência – Grupo e Instituição Início do Curso Durante o Curso Após o Curso

Informações Obtidas 1. Perfil dos participantes: - Dados demográficos (sexo, idade, escolaridade etc); - Dados funcionais (instituição em que trabalha, cargo que ocupa, carga horária de trabalho semanal etc); - Dados relativos ao investimento no curso (forma de adesão ao curso, interesse pela realização, expectativas em relação ao curso etc); - Cultura de autonomia (busca autônoma de informações; gestão do tempo etc).

Informações Obtidas 2. Suporte institucional: - Apoio institucional para realização do curso: Equipamentos disponíveis para realização do curso, valorização do curso por parte dos coordenadores e pares, disponibilidade de carga horária para realização do curso no trabalho, local adequado à realização do curso na instituição etc).

Informações obtidas 3. Reação: - Satisfação dos participantes com: - a mídia utilizada para entrega do material didático; - a qualidade e profundidade do material didático; - os processos interativos (tutor-aprendiz, aprendiz-aprendiz, aprendiz-secretaria,aprendiz- suporte tecnológico); - a metodologia do curso; os encontros presenciais etc.

Informações Obtidas 4. Aprendizagem: - Menções obtidas pelos aprendizes em atividades durante o curso.

Informações Obtidas 5. Suporte à Transferência Individual (nível do desempenho profissional dos participantes) - Apoio institucional para a garantia de impacto no nível de desempenho: Suporte material e tecnológico necessário à aplicação dos conhecimentos, competências e habilidades adquiridos por meio do curso na área de atuação profissional; apoio da coordenação e dos pares à aplicação; valorização do curso por parte da coordenação e dos pares etc).

Informações Obtidas 6. Impacto no Desempenho: - Mudança no desempenho profissional em decorrência do curso (mudanças em aspectos estritamente relacionados aos objetivos do curso – impacto em profundidade; - Mudanças propiciadas pelo curso mas em aspectos não diretamente relacionados aos objetivos específicos do curso – impacto em amplitude).

Informações Obtidas 7. Suporte à Transferência nos níveis do grupo e da instituição (nível institucional) - Apoio institucional para a garantia de impacto no nível institucional (levantar indicadores com os gestores institucionais, especialistas em avaliação da própria instituição solicitante etc.).

Informações Obtidas 8. Impacto na Instituição - Mudança na instituição em decorrência do curso (levantamento de indicadores com os gestores institucionais, especialistas em avaliação da própria instituição solicitante etc).

Uma proposta de pesquisa para avaliação de processos interativos Modelo de Meta Aprendizagem (Marcial Losada )

Avaliação – Aprendizagem - Melhoria Permanente Resultados alcançados: melhoria e padronização dos processos de produção do material didático redução do tempo e dos custos de produção de cursos ajuste dos meios tecnológicos as necessidades do público-alvo qualidade dos processos interativos diminuição da evasão estruturação do banco de dados com séries históricas e informações confiáveis incremento das pesquisas em EAD

CATÓLICA VIRTUAL/ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA www.catolicavirtual.br Lucia Henriques Sallorenzo – lucias@ucb.br Gardênia Abbad – gardenia@unb.br Francisco Botelho – fbotelho@ucb.br Mary Lílian B. Silva – marylilian_2@hotmail.com