Comunicação Profª Drª Marli Hatje Por que ela é importante nas organizações educacionais? Na escola, onde está presente? No âmbito administrativo e acadêmico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DESENVOLVIMENTO HUMANO
O Plano de Ação Curricular na Escola
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
A presença do jornal na escola A atual perspectiva da ANJ.
Desafio das novas tecnologias
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
GESTÃO ESCOLAR.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Escolhendo o nosso Futuro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Tecnologia e Educação.
1.
Construtivismo em Sala de Aula
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Pastoral da Educação e da Cultura
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Multimídia e Comunicação Educativa
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Prática como Componente Curricular
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Profª Drª Marli Hatje Por que ela é importante nas organizações educacionais? Na escola, onde está presente? No âmbito administrativo e acadêmico. No relacionamento professor-aluno; professor-professor, aluno-aluno, escola-família, escola-sociedade. Basicamente, Para que serve a comunicação na escola? Como instrumento para divulgar ações da escola.

Para ampliar a forma de utilização da Comunicação na escola é necessário: Encarar a educação com perspectiva abrangente Ou seja, Como forma do fazer pedagógico - As mídias não podem ser encaradas como “meras ferramentas”, de maneira utilitária, separando forma e conteúdo. Deve ser pensada em sua dimensão pedagógica e de maneira crítica.

Como conteúdo a ser desenvolvido A presença de “novas” mídias no dia-a-dia da sociedade implica mudança na escala de valores; redefinição de conceitos; mudança na forma de produção do conhecimento. Por que a LDBEN (1986) em seu artigo primeiro destaca:

“a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

As novas gerações têm seus valores, atitudes e opiniões fortemente influenciadas pela mídia, que nem sempre assume, explicitamente, seu caráter pedagógico. A Comunicação se insere, especialmente, no espaço da educação informal, que se estende às dinâmicas sociais do cotidiano. Os novos ambientes são de globalização e simultaneidade – por isso a necessidade de envolvimento com os novos sistemas de informação.

Com a nova mídia - Alguns estão assustados - Outros entusiasmados e fascinados; Mas, A presença de “novas” mídias no dia-a-dia da sociedade implica mudança na escala de valores; redefinição de conceitos; mudança na forma de produção do conhecimento. O processo de Globalização envolvendo as mídias, não alcança todos de maneira equilibrada – “ superinfomação x desinformação”. Em tempos de “multimídia”, “multicanais”, a quantidade se sobrepõe a qualidade.

Para uma efetiva inserção em um cotidiano onde o “aparato tecnológico” conquistou definitivamente seu espaço é necessário: Compreender a estrutura da mídia e seus mecanismos para desenvolver condições para uma recepção cada vez mais consciente e exigente. É preciso tomar a comunicação como conteúdo da Educação. (Fonte: Laan Mendes de Barros, Revista Educação 66, nov.1998.