Teoria geral da administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistema de Informação Gerencial
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
(Preparando as Condições para a
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Disciplina: TGA Professora: Ms
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
Teoria Geral da Administração
Significado da Administração
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
Introdução à Teoria Geral da Administração
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Transformações no mundo do trabalho
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
A evolução do pensamento administrativo
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Teoria Geral da Administração
Evolução Industrial.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Parte II ‘Os primórdios da Administração’
Sistemas de Informações Gerenciais
Processo de Decisão de Tomadas
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
Cibernética e Administração
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Os Primórdios da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Teoria da Administração I
Introdução à Administração
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Logística Empresarial
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
História do Pensamento em Administração. ANTIGÜIDADE  Primeiros conhecimentos sobre a administração: construção das pirâmides;  Soluções inovadoras.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Introdução à Gestão Organizacional
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
Transcrição da apresentação:

Teoria geral da administração Aula 02 – Definindo TGA Histórico Prof. Diovani Milhorim

O que é T.G.A.? O que é Teoria? O que seriam as Teorias da Administração? Qual a importância do estudo da TGA? Há espaço na prática das organizações para aplicação das Teorias Administrativas?

Defininindo Administração O mundo é composto, essencialmente, por Organizações que são heterogêneas. As Organizações precisam ser administradas para sobreviver às constantes mudanças do mundo. A palavra administração vem do latim ad (tendência para) e minister (subordinação). Entretanto, seu significado e conteúdo vêm sofrendo transformações, por meio das diferentes Teorias da Administração.

Definindo Administração “A tarefa de administração passou a ser a de interpretar os objetivos propostos pela Organização e transformá-los em ação organizacional por meio de panejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis (...).” (p.11)

As Habilidades do Administrador O sucesso do administrador depende de sua habilidade, de sua capacidade de transformar conhecimento (informação) em ação, resultando no desempenho desejado. O administrador não é analisado apenas pelo seu modo de agir ou pela sua personalidade. O sucesso do administrador depende também do seu desempenho, de suas habilidades: Técnicas, Humanas, e Conceituais. A TGA trabalha a habilidade conceitual, i.e., a capacidade do administrador de pensar, analisar, criticar e propor soluções e inovações na Organização.

As Habilidades do Administrador Fig. I.1

Os Papéis do Administrador Fig. I.4

O conhecimento administrativo: as Teorias da Administração Conforme mencionado, o significado da Administração vem sofrendo alterações de acordo com a Teoria da Administração. Cada Teoria da Administração surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes da sua época. Mesmo assim, todas as Teorias são válidas. Teoria é um conjunto de afirmações, ou regras, feitas para registrar o que se percebe como realidade. Teorias da Administração são conhecimentos organizados, produzidos pelas experiências práticas das organizações. Não há uma Teoria da Administração que seja melhor do que a outra. Tudo depende de variáveis internas e externas à organização/administrador. A TGA se ocupa do estudo da Administração em geral.

Formação do Conhecimento Disseminação do Conhecimento O conhecimento administrativo: as Teorias da Administração Formação do Conhecimento Métodos Científicos Experiência prática Disseminação do Conhecimento

As variáveis da T.G.A. A TGA estuda a administração das organizações sob o ponto de vista de seis variáveis interdependentes: Fig. 1.2

As principais teorias administrativas Pode-se dizer que as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais. É necessário que o administrador as conheça bem para ter à sua disposição um leque de alternativas adequadas para cada situação. À medida que a administração se defronta com novas situações, as teorias administrativas precisam adaptar suas abordagens para continuarem aplicáveis.

Os Primórdios da Administração: Antecedentes Históricos da Administração

A história administração A história da Administração é recente, tendo pouco mais de 100 anos. O desenvolvimento das teorias a respeito da Administração foi bem lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do séc. XX. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma de administração. Por isso, podemos dizer que esta é resultado da contribuição de: Igreja católica e Organização militar Filósofos Pioneiros e empreendedores. Revolução Industrial

Filósofos Administração como habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência. Teve influência decisiva na Administração. Maneira de abordar e solucionar problemas. Tendência à análise e à divisão do trabalho.

Princípios do Método de Descartes Filósofos Princípios do Método de Descartes Dúvida sistemática Não aceitar como verdade, enquanto não se tiver evidências de que é verdadeiro. Análise ou decomposição Dividir o problema para análises e resoluções separadamente. Síntese ou composição Ordenar o pensamento, iniciando dos assuntos mais fáceis aos mais difíceis. Enumeração ou verificação Verificação e revisão, garantindo que nada tenha sido omitido ou deixado à parte.

Igreja Católica e Organização Militar As normas administrativas e a administração pública foram passando, ao longo do tempo, dos Estados para a Igreja Católica e Organização Militar. Conceitos sobre estratégia, planejamento e logística. Princípios: Hierarquia Estruturas organizadas, com responsabilidades e tarefas próprias Unidade de comando Cada subordinado pode ter somente um superior De direção Cada subordinado deve saber o que fazer e o que se espera dele

Revolução Industrial Teve início na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas: 1780 à 1860: 1a. Revolução Industrial Revolução do carvão e do ferro 1860 à 1914: 2a. Revolução Industrial Revolução do aço e da eletricidade

Revolução Industrial Principais características da 1a. Revolução Industrial Mecanização da indústria e da agricultura anteriormente, uso da força humana ou animal Aplicação da força motriz à indústria máquina à vapor Desenvolvimento do sistema fabril fim do artesão e sua pequena oficina lugar ao operário e às fábricas Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações Navegação e locomotiva à vapor

Revolução Industrial Principais características da 2a. Revolução Industrial Substituição do ferro pelo aço Vapor pela eletricidade Desenvolvimento de máquinas automáticas Especialização do trabalhador Crescente domínio da indústria pela ciência Transformações nos transportes e comunicação Novas formas de organização capitalista Expansão da industralização

Revolução Industrial A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial graças: à ruptura das estruturas corporativas da Idade Média ao avanço tecnológico e sua aplicação à produção Com a nova tecnologia dos processos de produção, a administração e a gerência das empresas passaram a ser a preocupação maior dos proprietários. A prática foi ajudando a selecionar idéias.

Pioneiros e Empreendedores Com os resultados da Revolução Industrial (aumento da produção, novas tecnologias), abriu-se o caminho para os pioneiros e empreendedores, os chamados criadores de império (empire builders). Era a época do crescimento das empresas, não somente por aumento de produção, mas devido à incorporação. Teve início a integração vertical das empresas: organizações comprando seus fornecedores e distribuidores. Estas incorporações foram criando empresas ‘pesadas’, com instalações e pessoal além do necessário.

Pioneiros e Empreendedores O lucro da nova empresa dependeria da racionalização desta estrutura ‘pesada’. A aquisição de empresas familiares, criando ‘impérios’, trouxe a necessidade do gerente profissional. Na virada do século XX, grandes corporações sucumbiram. Pioneiros e empreendedores deram lugar para os organizadores, com o uso do planejamento e controle.

Atividade EXERCÍCIO A Nitro Química, empresa do grupo Votorantin, utiliza a Internet e um Website de e-commerce para conectar-se a seus cliente e fornecedores e para captar dados e compartilhar informações sobre pedidos e compras. Considere que esses dados são imediatamente processados e os bancos de dados sobre estoque e outras informações são atualizados. Também são oferecidos serviços de videoconferência e correio eletrônico. Os dados gerados por uma fábrica são capturados por sensores e processados por um computador que também sugere respostas a um problema complexo levantado por um engenheiro. Os gerentes usuários finais recebem relatórios em uma base periódica, excepcional e por demanda, e utilizam computadores para avaliarem interativamente os possíveis resultados de alternativas de decisões. Finalmente, a alta administração pode acessar resumos em texto e demonstrativos gráficos que identificam elementos-chave do desempenho organizacional e os comparam ao desempenho do setor e da concorrência.

Atividade EXERCÍCIO (continuação) Considere, também, que a Nitro decidiu formar alianças empresariais e, utilizando Intranets, Extranets e a Internet para montar uma rede global de telecomunicações com outras companhias químicas de todo o mundo, oferecer a seus clientes produtos e serviços em escala mundial. Assim, ela está prestes a realizar mudanças fundamentais em seus sistemas computadorizados para aumentar a eficiência de suas operações empresariais e a habilidade de seus gerentes para reagir depressa a mudanças nas condições dos negócios Faça um esboço e identifique: Como os sistemas de informação apoiam: (identifique os softwares que apoiam cada item) As operações da empresa; A tomada de decisão gerencial; A vantagem estratégica; A conexão da empresa em redes; A globalização; A reengenharia de processos empresariais. Existem muitos tipos diferentes de sistemas de informação na Nitro. Identifique todos aqueles que você puder no contexto acima apresentado e os defina em cada parte da pirâmide decisória . Explique as razões para a sua escolha.