Projeto GPI – Brasil Gestão de infraestruturas urbanas de água

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Contexto da Informação
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Sistema de Informação Gerencial
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Visão Geral das Normas ISO
Control Objectives for Information and related Technology
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Continuous Replenishment
Infraestrutura de tecnologia da informação
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
FÓRUNS HORIZONTES DO SANEAMENTO Gestão Sustentável e Universalização
Uma abordagem prática do COBIT para o atendimento à Lei Sarbanes-Oxley
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
José Alberto Ribeiro Carvalho
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Projeto GPI – Brasil 2015 Tomada de decisao em GPI - Um caso de aplicação Das estratégias às táticas e ao plano de ação Belo Horizonte, 19-21/11/2014.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
Implantação ISO Marjana Eloísa Henzel.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Melhoria do processo de software brasileiro
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
ITIL - Introdução Prof. Fabiano Sabha.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Projeto GPI – Brasil Estrutura de planos GPI Portugal.
Planejamento do Processo de enfermagem
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Qualidade e a ISO 9001.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações
Conteúdo programático
INDICADORES DE DESEMPENHO
Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Ricardo de Andrade Kratz
A Governança de TI e o uso dos Modelos de Referência
INDICADORES DE DESEMPENHO
Transcrição da apresentação:

Projeto GPI – Brasil Gestão de infraestruturas urbanas de água Belo Horizonte, 19-21 de Novembro de 2014

Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) Exercício 1 (10 mins) Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) “Asset Management (AM)” O que é? ou O que não é? (dê tantas respostas quantas quiser)

Introdução à gestão patrimonial de infraestruturas (GPI) Belo Horizonte, 19-21 de Novembro de 2014

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

Paradigma da gestão atual dos serviço de saneamento Usamo-las e gerimos o seu valor Entregamo-las à geração seguinte Herdamos as infraestruturas existentes sistemas de saneamento 2013 2050 Janela temporal

Onde queremos estar em 2050? Como gerimos a transição? 2013 2050 Onde queremos estar em 2050? Como gerimos a transição?

Paradigma da gestão atual dos sistemas de saneamento Usamo-las e gerimos o seu valor Entregamo-las à geração seguinte Herdamos as infraestruturas existentes sistemas de saneamento 2013 2050 Janela temporal

Paradigma da gestão atual dos sistemas de saneamento UNIVERSALIZAÇÃO NÃO ISTO, POIS NÃO? Usamo-las e gerimos o seu valor Entregamo-las à geração seguinte Herdamos as infraestruturas existentes sistemas de saneamento 2013 2050 Janela temporal

Requisitos para uma implementação de GPI bem sucedida Adoção de abordagem estratégica Necessidades e expetativas dos usuários como foco do serviço Processos claros e bons dados Alinhamento e feedback entre níveis de decisão (estratégico/ tático/ operacional) Alinhamento e feedback entre processos de gestão

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

Que objetivos estratégicos para os serviços de saneamento?

Crescimento sustentável da empresa Expansão do mercado de saneamento Garantia de fidelização dos clientes Otimização de custos Atuação com responsabilidade social Fortalecimento da imagem da empresa

Horizonte de planejamento estratégico?

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

Sistemas de gestão a qualidade Sistemas de gestão ambiental Gestão da manutenção Gestão de clientes GPI BSC Sistemas de gestão a qualidade Reabilitação Contabilidade Gestão de informação Gestão de imagem Gestão financeira Sistemas de gestão ambiental Gestão de perdas de água Operação de rotina Gestão de energia

Sistemas de gestão a qualidade Sistemas de gestão ambiental Gestão da manutenção Gestão de clientes GPI BSC Sistemas de gestão a qualidade Reabilitação Contabilidade Gestão de informação Gestão de imagem Gestão financeira Sistemas de gestão ambiental Gestão de perdas de água Operação de rotina Gestão de energia

GPI e outros sistemas de gestão PDCA Visão estratégica da atividade Orientados para a satisfação de objetivos Uso de métricas para estabelecer metas e permitir a monitorização Em resumo: existe coerência de princípios Mas… e os horizontes de planejamento? BSC

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

GPI e o mercado de ações

GPI e o mercado de ações

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

GPI e a regulação do setor Um regulador nunca é neutro no processo de GPI Ou é uma barreira Ou é um promotor Em Portugal: é promotor Guias Técnicos Cursos AWARE-P Legislação iGPI: sim, MAS COM RESPEITO PELA SEPARAÇÃO DE RESPONSABILIDADES

ERSAR: 2.º Ciclo de avaliação da qualidade de serviço Serviço prestado aos utilizadores FUTURO HOJE

Adequação da interface com os utilizadores Objectivo 1: Adequação da interface com os utilizadores Serviço prestado aos utilizadores FUTURO HOJE

Sustentabilidade da prestação do serviço Serviço prestado aos utilizadores Objectivo 2: Sustentabilidade da prestação do serviço FUTURO HOJE

Sustentabilidade ambiental Objectivo 3: Sustentabilidade ambiental Serviço prestado aos utilizadores FUTURO HOJE

Objectivos e critérios de avaliação Sustentabilidade da prestação do serviço Futuro Sustentabilidade econômica Sustentabilidade infraestrutural Produtividade física dos recursos humanos

Sustentabilidade infraestrutural No perfil da empresa: Índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial (-) (dAA44ab) Índice com valores entre 0 e 100 pontos, calculado em função da informação disponível sobre as infraestruturas, sobre as intervenções realizadas e sobre o nível de gestão patrimonial Água AA09 – Adequação da capacidade de tratamento (%) AA10 – Reabilitação de condutas (%/ano) AA11 – Ocorrência de avarias em condutas [n.º/(100 km ⋅ ano)] Esgotos AR07 – Adequação da capacidade de tratamento (%) AR08 – Reabilitação de coletores (%/ano) AR09 – Ocorrência de colapsos estruturais em coletores [n.º/(100 km ⋅ ano)]

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

Problemas frequentes Os serviços de saneamento assumidos como “evidentes” nas sociedades modernas Baixa visibilidade política dos gastos em manutenção Baixa disponibilidade para investir em reabilitação  Crescente deficit acumulado de reabilitação

Problemas frequentes Desafios e “objetivos” ambientais emergentes e.g., adaptação a mudanças climáticas, uso eficiente de água e energia, uso de soluções “verdes” não têm reflexo nas decisões de rotina das organizações (e.g., substituição de componentes) As intervenções de reabilitação tendem a substituir um elemento por um seu equivalente (like-for-like) não atendendo aos objetivos e estratégias de longo prazo Deficiente alinhamento entre níveis de decisão

Alinhamento entre níveis de decisão Gestão estratégica alinhamento pessoas envolvimento responsabilização Gestão tática feedback Gestão operacional People are the key element in this process. First of all, top management must be engaged in the shift of paradigm to an integrated IAM approach. Involvement of the entire organization, from the CEO to the asset operators Empowerment of the staff, in order to promote leadership, co- ordination, collaboration, corporate culture acceptance, motivation, commitment and corporate know-how.

Problemas frequentes e.g. adoção de planos anuais Com muita frequência planejamento “estratégico” não é de longo prazo e.g. adoção de planos anuais e.g. métricas adotadas contrariam a sustentabilidade

Exemplo: eficiência econômica < 5 anos: Promove cortes nos gastos em reabilitação > 15: Investir em reabilitação torna-se uma evidência

Problemas frequentes As fundações da GPI são os dados existentes, mas em geral há: Falta de dados (informação insuficiente) ou Falta de BONS dados (falta de confiabilidade) Dados inadequados para as decisões de gestão (inutilidade) Demasiados dados (fragmentados) e fontes de informação (fragmentação e ineficiência no uso)

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

A concluir: a oportunidade e o desafio das normas ISO 55000

Estas normas podem ser aplicadas a todos os tipos de ativos e por organizações de todos os tipos e dimensões. São “filhas” do PAS 55 Versão Brasileira publicada em Jan 2014 Versão Portuguesa em fase final de elaboração

ISO 55000, 55001, 55002 Primeiras da família “International Standards for Asset Management”: ISO 55000 apresenta a panorâmica geral, e os conceitos e terminologia base de “Asset Management”. ISO 55001 define os requisitos para um "management system" for Asset Management. ISO 55002 fornece interpretação e recomendações sobre a implemenção deste tipo de sistema de gestão.

Alinhamento com outras normas ISO Explicitamente alinhadas com: ISO 9001 (gestão da qualidade); ISO 14001 (gestão ambiental); OHSAS 18000 (saúde ocupacional e segurança); ISO 31000 gestão de risco.  

Normas sobre o “O QUÊ” Não sobre o “COMO”

Alguns aspectos importantes Gestão de ativos a atividade coordenada de uma organização (3.1.13) para gerar valor a partir dos ativos (3.2.1) Um sistema de ativos (3.2.5) também pode ser considerado como um ativo. Uma organização pode escolher gerir os seus ativos como um sistema, em detrimento de os gerir individualmente, conforme as suas necessidades, e para alcançar vantagens adicionais. A geração de valor requer o balanço entre custos, riscos e desempenho, frequentemente a diferentes escalas temporais.

A adoção das normas ISO 55001, ISO 55002 e da presente Norma Internacional habilita uma organização a atingir os seus objetivos através da gestão eficaz e eficiente dos seus ativos. A aplicação de um sistema de gestão de ativos constitui uma garantia de que esses objetivos podem ser alcançados de forma consistente e sustentável ao longo do tempo.

Benefícios da gestão de ativos Melhoria do desempenho financeiro: melhorando o retorno dos investimentos e reduzindo custos, enquanto se conserva o valor dos ativos e sem comprometer o cumprimento dos objetivos organizacionais de curto ou de longo prazo; Decisões fundamentadas de investimento em ativos: permitindo à organização melhorar a tomada de decisão e atingir de modo eficaz um equilíbrio entre custo, risco, oportunidade e desempenho; Gestão do risco Melhoria dos serviços e dos resultados Demonstração de responsabilidade social Demonstração da conformidade Melhoria da reputação Melhoria da sustentabilidade da organização Melhoria da eficiência e da eficácia

Princípios Asset Management Transform strategic intent Knows context People determine value realisation Future implications Learning organisation Provide value

Princípios Assets exist to provide value to the organization and its stakeholders Asset management transforms strategic intent into technical and financial decisions, plans and activities Leadership and workplace culture are determinants of value realization Asset management provides assurance that the assets fulfil their required function

ISO 55000 Asset management — Overview, principles and terminology Foreword Introduction 1 Scope 2 Overview 2.1 General 2.2 Value realization and benefits 2.3 Assets 2.4 Asset management concepts and principles 2.5 Asset management system 2.6 The integrated management systems approach 3 Terms and definitions 3.1 General terms 3.2 Terms relating to ‘assets’ 3.3 Terms relating to ‘asset management’ 3.4 Terms relating to ‘asset management system’ Annex A Commonly used terms (informative) Annex B Information on asset management activities (informative)

ISO 55001 Asset management — Management systems — Requirements Foreword Introduction 1 Scope 2 Normative reference 3 Terms and definitions 4 Context of the organization 4.1 Understanding the organization and its context; 4.2 Understanding the needs and expectations of stakeholders; 4.3 Determining the scope of the asset management system; 4.4 Asset management system 5 Leadership 5.1 Leadership and commitment; 5.2 Policy; 5.3 Organizational roles, responsibilities and authorities 6 Planning 6.1 Actions to address risks and opportunities for the asset management system; 6.2 Asset management objectives and planning to achieve them 7 Support 7.1 Resource; 7.2 Competence; 7.3 Awareness; 7.4 Communication; 7.5 Information requirements; 7.6 Documented Information 8 Operation 8.1 Operational planning and control; 8.2 Management of change; 8.3 Outsourcing 9 Performance evaluation 9.1 Monitoring, measurement, analysis and evaluation; 9.2 Internal audit; 9.3 Management review 10 Improvement 10.1 Nonconformity and corrective action; 10.2 Preventive action; 10.3 Continual improvement Annex A Information on asset management activities (informative) Bibliography

ISO 55002: Asset management — Management systems — Guidelines for the application of ISO 55001

Estrutura da apresentação O que é GPI? GPI e planejamento estratégico GPI e outros sistemas de gestão GPI e o mercado de ações GPI e a regulação do setor Problemas frequentes da GPI GPI e as normas ISO 55 000 A concluir: GPI e PNQS

A concluir: GPI e PNQS Porque necessita o PNQS de considerar a GPI? Relevância, criticidade e oportunidade da GPI no Brasil Processos de gestão de excelência: visão de longo prazo carece ser incorporada Porque deve a GPI ser promovida por via do PNQS? Credibilidade, abrangência e adesão do PNQS Necessidade de coerência dos sistemas de gestão Oportunidade de reconhecer os melhores iGPI Portugal: COMO? GPI Brasil: O QUÊ? Mas: fases idênticas, objetivos semelhantes, princípios de GPI comuns