Enfermagem no Gerenciamento e Administração Hospitalar Alessandra Lyrio Barbosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Estudando com ProfªSimony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Sistema de Informação Gerencial
Qualidade Total.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Fundamentos de Administração
Estratégias do agronegócio
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
1.Introdução à Administração
Modelo de Excelência em Gestão
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Introdução à Qualidade
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Organização Empresarial
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
QUALIDADE E AVALIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Profª. Marcela Araujo.
QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Acreditação hospitalar
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento do Processo de enfermagem
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Controle de Qualidade Total
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gerenciamento das Informações
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Princípios de gestão da qualidade
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
INDICADORES DE DESEMPENHO
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

Enfermagem no Gerenciamento e Administração Hospitalar Alessandra Lyrio Barbosa

Trabalho constitui mediação entre o homem e a natureza, caracterizando-se como processo de transformação requerido por necessidades humanas que, na área da enfermagem, são necessidades de saúde. O trabalho de enfermagem produz serviços que são consumidos no ato de sua produção.

3 Direções do Trabalho de Enfermagem  Organização do cuidar;  Organização do ambiente terapêutico;  Organização dos agentes de enfermagem; Baseado nestas direções, surge o Gerenciamento de enfermagem, pois assume-se tanto a organização do ambiente quanto a organização e treinamento dos agentes de enfermagem. Lady nurse e Nurse

Planejamento Estratégico “Método voltado para resolução de problemas” * Valores: * Valores: características, virtudes, qualidades da organização; * Missão: * Missão: para que serve ou servirá a empresa; * Visão de Futuro: * Visão de Futuro: o que é ou será empresa;

Comunicação no Processo Administrativo das Organizações Comunicação é, antes de tudo, interação, diálogo, tornar comum. Tradicionalmente, a comunicação organizacional foi sendo definida resumidamente como: aquela que serve para criar, fazer funcionar e manter atuantes as organizações.

A Ética no Gerenciamento em Enfermagem A questão ética é a necessidade de convicção pessoal e da adesão institucional a valores e princípios, traduzidos em medidas administrativas para que os direitos dos usuários de saúde sejam respeitados. A reflexão ética na prática profissional é um processo de aprendizagem permanente.

“Atitude de influenciar pessoas, fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo” A liderança surgiu na enfermagem com as Ladies-nurses que difundiram o sistema Nightingale pela Inglaterra e pelo mundo.

 Liderar implica na definição e no planejamento da assistência de enfermagem em um cenário interativo.  Liderar é influenciar pessoas a mudar e, na enfermagem, a mudança deve ser encarada como algum grau de melhoria da prática de enfermagem.  Em síntese, liderança tem um sentido muito amplo na administração, pois o gerente pode ser líder, mas o líder nem sempre é o gerente.

No processo gerencial, os objetos de trabalho do enfermeiro são a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem.  Planejamento  Dimensionamento do papel;  Recrutamento e seleção;  Educação continuada;  Supervisão;  Avaliação de desempenho, etc.

A gerência pode ser apreendida por dois modelos: * Modelo racional: baseado na Teoria Geral da Administração, em que a principal tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização, para transformá-los em ação afim de alcançar tais objetivos de maneira satisfatória à situação. * Modelo histórico-social: neste caso, a gerência não está apenas voltada para a organização e controle dos processos, mas considera a satisfação das necessidades de saúde da população.

A administração de materiais envolve a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização, compreendendo:  Programação;  Compra;  Recepção;  Armazenamento no almoxarifado;  Movimentação de materiais;  Transporte interno;  E armazenamento no depósito. *Um aspecto essencial no papel do enfermeiro está em conhecer e acompanhar o perfil de consumo de sua unidade, não só o de consumo e medicamentos, como também, os esterilizados, encaminhados pela CME.

O “Dimensionamento de pessoal de enfermagem” tem se constituído, ao longo dos anos, foco de atenção dos enfermeiros, bem como dos administradores dos serviços de saúde, pois interfere na eficácia, qualidade e custo da assistência à saúde. *** maior custo com pessoal na organização***

Novo Contexto Empresarial Procura-se colaborador competente...

????

Gestão de Conflitos e Negociação Conflito: freqüentemente é associado a dificuldades, desavenças, injúrias, ameaças, competição, incompatibilidade, entre outros;Conflito: freqüentemente é associado a dificuldades, desavenças, injúrias, ameaças, competição, incompatibilidade, entre outros; As organizações passam a ser vistas como redes de negociação: planejamento normativo  planejamento estratégico planejamento normativo  planejamento estratégico O enfoque gerencial e contemporâneo ilustra: * O conflito é inerente às organizações e que, portanto, não é patológico. As organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente, à medida que estes surgem e não aquelas que não possuem conflitos.

Negociação: “processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades”. Habilidades básicas na negociação: Ser proativo; Não aceitar as coisas como elas são; Trabalhar o medo da perda e do ataque; Quebrar resistências e acreditar que e possível aprender a negociar. Passos importantes na negociação: Separar as pessoas do problema; Concentrar-se nos interesses básicos de ambas as partes; Buscar alternativas de ganhos mútuos; Encontrar critérios justos;

Inteligência Emocional Inteligência Emocional Inteligência emocional é a capacidade de monitorar seus próprios sentimentos e os dos outros, fazendo a distinção entre eles e usando esta informação para orientar o pensamento e a ação de uma pessoa. Benefícios da IE para os gestores de pessoas: Bom relacionamento com stakeholders; Liderança e gerenciamento de conflitos; Comunicação eficaz; Manutenção de ambiente de trabalho positivo e alto moral na equipe;

Avaliação e Custos Custos, custos e custos...afinal, o que é isto?

$ Custos são medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos; $ A avaliação dos custos permite a obtenção de informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade, auxilia no planejamento, controle e desenvolvimento das operações e fornece dados para a tomada de decisões.

Custos Diretos e Indiretos Os custos diretos são aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos, sendo necessário haver uma medida de consumo, por exemplo,unidade de medida de material utilizado, horas de mão- de-obra, quantidade de força consumida, entre outros. Quando não há condição de uma unidade de medida objetiva e a alocação tem que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária, como, por exemplo, aluguel, supervisão, etc, temos os custos indiretos

Auditoria em Enfermagem Auditoria é um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão em conformidade à consecução dos objetivos.

Qualidade no Serviço Hospitalar Qualidade é:  “Fazer a coisa certa já da primeira vez”.  “Conformidade com os requisitos”.  “Zero defeitos”.  “Adequação ao uso”, “conformidade e satisfação do cliente”. “Qualidade é uma propriedade (ou um conjunto de propriedades) de um produto ou serviço que o torna adequado à missão de uma organização comprometida com o pleno atendimento das necessidades de seus clientes”. J. MESOMO, 2003

Trilogia de Juran  Projeto da Qualidade: plano estratégico, missão da organização, estabelece padrões para a prestação de serviços.  Controle da Qualidade: monitoramento, supervisão para assegurar os padrões pré- estabelecidos.  Melhoria da Qualidade: elevar a qualidade, através de soluções e a melhoria dos processos.

7 Atributos Básicos à Qualidade  Aceitabilidade – é a adequação dos cuidados de saúde aos desejos e expectativas dos pacientes e de seus responsáveis.  Legitimidade – é a conformidade dos serviços com as preferências sociais expressas nos princípios éticos, nos valores, nas normas, nas leis e nos costumes.  Eqüidade – é a conformidade com o princípio da justiça e da honestidade da distribuição dos cuidados e dos benefícios da saúde entre os membros de uma população.

 Eficácia – habilidade em oferecer melhorias na saúde e no bem-estar; quanto mais melhor: mais moderno, mais tecnológico, excelência médica...  Efetividade – é a relação entre o benefício real oferecido pelo sistema de saúde ou assistência e o potencial esperado.  Eficiência – é a habilidade em reduzir os custos dos cuidados sem diminuir a efetividade deles.  Otimização – é o equilíbrio ideal entre a melhoria da saúde e seu custo.

P D C A FASEOBJETIVO P Identificação do Problema Definir claramente o problema e reconhecer sua importância. Observação Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. Análise Descobrir as causas fundamentais. Plano de Ação Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais. D Ação Bloquear as causas fundamentais. C Verificação Verificar se o bloqueio foi efetivo. A Padronização Prevenir contra o reaparecimento do problema. Conclusão Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.

Clima organizacional (positivo); A redução dos custos e do desperdício; O aumento da produtividade; O aumenta da eficiência e da eficácia; Uma maior adequação as normas internas; Uma maior atenção às expectativas dos clientes; Aumento da credibilidade e confiabilidade; Aumento da satisfação do cliente; Aumento do retorno (lucro); Melhor serviço à sociedade (missão da organização).

“ A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos”. ONA 2006  SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO ONA – Organização Nacional de Acreditação – 1999 Objetivo Geral: promoção, desenvolvimento, Auto- avaliação do processo de Acreditação no Brasil. Maio 2002, reconhecida pelo Ministério da Saúde. Janeiro 2004, pela ANVISA.

Por que aderir à acreditação?  A instituição, revela responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população.  A instituição, evidencia ao mesmo tempo para clientes externos e internos e a comunidade em geral, que alcançou um padrão de gestão do negócio e da assistência externamente reconhecido.

Níveis de Acreditação CertificaçãoPrincípioRequisitos Nível 1 Acreditado Validade 2 anos Segurança (estrutura) Habilitação do corpo funcional Atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas ações assistenciais e procedimentos médico- sanitários. Nível 2 Acreditado Pleno Validade 2 anos Organização (processos) Existência de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis e aplicados. Evidência da introdução e utilização de uma lógica de melhoria de processos nas ações assistenciais e nos procedimentos médico- sanitários. Evidências de atuação focalizada no cliente/paciente. Nível 3 Acreditado Com Excelência Validade 3 anos Prática de Excelência (resultados) Evidências de vários ciclos de melhoria em todas as áreas, atingindo a organização de modo global e sistêmico. Utilização de sistema de informação institucional consistente, baseado em taxas e indicadores, que permitam análises comparativas com referenciais adequados e a obtenção de informação estatística e sustentação de resultados. Utilização de sistema da aferição da satisfação dos clientes (internos e externos) e existência de um programa institucional da qualidade e produtividade implantado, com evidências de impacto sistêmico.

Obrigada! Alessandra Lyrio Barbosa Dúvidas?