Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
Orçamento na CF/88 Princípios
Ministério Público do Estado do Paraná
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
VII FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA V SEMINÁRIO REGIONAL DE AUDITORIA E CONTROLADORIA Relatório de Gestão Fiscal e Relatório Resumido da Execução Orçamentária-
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.

Políticas Públicas Municipais
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Recte Rempublicam Gerere
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
Ciclo de Planejamento PPA.
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Controle da Regularidade e. Página 2 EMENTA DECRETO 851/2007 “Estabelece procedimentos a serem adotados pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública.
Regularidade Fiscal - Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – CAUC Beatriz Kauduinski Cardoso
SIOPS Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde
Políticas Públicas – conceitos
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) : Legislação Reunião Conjunta: Associação dos Municípios Alagoanos e COSEMS/AL Alagoas,
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
1988 Crise do f inanciamento do SUS Nasce o SIOPS Constituição Federal Lei 141 e Decreto Lei 141 e Decreto Portaria MS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Coordenação-Geral de Finanças
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Brasília/DF.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE Alinhamento Técnico Pedagógico/2016.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O que é o SIOPE Sistema online que coleta, armazena e disponibiliza os dados da União, Estados, Distrito Federal e Municípios sobre: Receitas totais segundo a natureza; Despesas vinculados à educação – MDE e FUNDEB segundo níveis e modalidades de ensino e natureza.

Características do SIOPE Facilidade de acesso; Plataforma amigável; Manual de Orientação; Confiabilidade dos dados; Sistema de “filtros” de consistência; Crítica automática no envio dos dados; Base compartilhada;

Características do SIOPE Obrigatoriedade da inserção e atualização permanente de dados; Caráter declaratório; Publicidade das informações declaradas e dos indicadores calculados; Realização de cálculo automático dos percentuais mínimos aplicados em MDE de acordo com a metodologia adotada.

Legislação Pertinente ao SIOPE Constituição Federal – art. 205/212 Lei n° 9.394 de 20/12/1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional Decreto Nº 6.094 de 24/04/2007 – Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação Decreto Nº 6.253 de 13/11/2007 – Regulamentação do FUNDEB

O preenchimento completo e atualizado do SIOPE pelos estados, Distrito Federal e municípios é condição para a celebração de convênios e termos de cooperação técnica com o Ministério da Educação ou órgãos da administração indireta a ele vinculados.

Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO – Anexo X da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para obtenção do demonstrativo das receitas e despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino – MDE – deverão ser utilizados os formulários do SIOPE obtidos no site www.fnde.gov.br.

Decreto Nº 6.253, de 13 de novembro de 2007 Art. 23.  O monitoramento da aplicação dos recursos dos Fundos será realizado pelo Ministério da Educação, em cooperação com os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, por meio de sistema de informações orçamentárias e financeiras integrado ao monitoramento do cumprimento do art. 212 da Constituição e dos arts. 70 e 71 da Lei no 9.394, de 1996. 

Termo de Adesão ao Compromisso Com base no Plano Ações Articuladas – PAR, serão firmados termos de convênios ou de cooperação entre o MEC e os entes apoiados. São requisitos para celebração de convênio ou termo de cooperação: - O preenchimento e envio dos dados financeiros, por meio do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação - SIOPE

Cadastro Único de Exigências para Transferências para Estados e Municípios - CAUC A celebração de convênios e acordos objetivando a transferência voluntária de recursos da União aos estados, Distrito Federal e municípios estará condicionada à comprovação de transmissão dos dados do SIOPE.

Lei Nº 11.768, de 14 de agosto de 2008 – dispõe sobre a LDO § 4° O Ministério da Fazenda dará amplo acesso público às informações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, constantes do Sistema de Coleta de Dados Contábeis dos Entes da Federação - SISTN, inclusive mediante a integração das informações disponibilizadas pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS e pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE, as quais poderão ser utilizadas, com fé pública, para fins de controle e aplicação de restrições."

Parceiros relevantes União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed Secretaria do Tesouro Nacional – STN/MF Ministério da Saúde – SIOPS Ministério Público Federal/Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Associações e Federações Municipais Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB

Principais Resultados - Cálculo do gasto per capita por nível e modalidade de ensino; - Combate aos desvios e má aplicação dos recursos vinculados à educação; - Maior eficiência no planejamento e gestão educacional; - Melhoria da qualidade da educação pública.

SIOPE Pastas do Sistema: Dados Gerais Receitas Totais Despesas Próprias Custeadas com Impostos e transferências (fonte tesouro) Despesas com os recursos do FUNDEB, Despesas Custeadas com Recursos Vinculados (FNDE e convênios com estados e municípios) Informações Complementares Demonstrativo da Função Educação

SIOPE Dados Gerais Ente Federativo (Estado e/ou Município) Responsáveis pelo preenchimento (Prefeito, Secretário de Educação e Contador) Receita Total e Despesa Total do ente federado Metodologia adotada – TCE/TCM Número do recibo de transmissão do ano anterior

Percentual de Recursos Próprios Aplicados em MDE % MDE = (DP + FUNDEB)/RImp * 100 DP= Despesas Próprias (Fonte tesouro) FUNDEB = Despesas com recursos do FUNDEB RImp = Receita de impostos e Transferências

Percentual de Recursos Próprios Aplicados em MDE Não serão computados no cálculo: Despesas custeadas com recursos vinculados (PNAE, PNATE, PDDE, Sal. Educação, etc) Despesas com convênios realizados com FNDE/estados/municípios Despesas com merenda escolar (LDB – art. 71) Ganhos/acréscimos com as transferências do FUNDEB Despesas com a complementação da União do FUNDEB Despesas com aposentadorias e pensões.

SIOPE O SIOPE tem periodicidade anual e o prazo de transmissão é de até 30 dias após o encerramento do último bimestre do exercício anterior Os programas (softwares) do SIOPE – Estadual e Municipal – estão disponíveis no sítio: http://www.fnde.gov.br