Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
2o Seminário Sistema de Custos no Setor Público
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Minas Gerais.
RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
Realização e Coordenação: Execução:
Rótulos e Bulas Situação atual.
Fórum de Secretários Executivos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de 08/07/05 - Agenda - HorárioAssuntoResponsável 9:00h às 9:20hAberturaLídia 9:20h às.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
FERRAMENTAS DE MARKETING
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE REGISTRO DE AGROTÓXICOS Brasília 27 junho de 2007

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AÇÃO PREVISTA 1 PUBLICAÇÃO DE NOVO DECRETO, INSTRUÇÕES NORMATIVAS E RESOLUÇÕES CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE REGISTRO DE AGROTÓXICOS AÇÕESRESPONSÁVEIS Completação da regulamentação 1.IN49 2.RET 3.Pequenas Culturas 4.Outras pendências de regulamentação IBAMA / MAPA Harmonização no entendimento do Decreto no CTA 1.Grupo de equivalência 2.Estudos de resíduos e eficácia IBAMA Manual de procedimentos para registro de agrotóxicos do MAPA, ANVISA e IBAMAMAPA/ANVISA/IBAMA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AÇÕESRESPONSÁVEIS Dimensionar e caracterizar o passivo Sub-ações: 1.Cada Ministério deve tipificar seus passivos 2.Elaboração de estratégias na reunião do Grupo Gestor PR/CASA CIVIL + Grupo Gestor Definir as estratégias para cada tipo de passivo 1. Priorizar e harmonizar a metodologia entre Ministérios 2.Analisar e rever os fluxos e procedimentos (de cada órgão e entre órgãos) Grupo Gestor Dimensionar o pessoal necessário para avaliação MAPA/ANVISA/IBAMA Suprir os órgãos de pessoal necessário: contratar, identificar “potenciais”.PR/CASA CIVIL Dotar de infra-estrutura os órgãos (necessária e adequada) PR/CASA CIVIL AÇÃO PREVISTA 2 CONSTITUIÇÃO DA FORÇA TAREFA PARA TRATAR O PASSIVO DE REGISTROS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AÇÃO PREVISTA 3 QUALIFICAÇÃO DO SETOR DE AVALIAÇÃO E REGISTROS COM REFORÇO DAS EQUIPES, CAPACITAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO AÇÕESRESPONSÁVEIS Mapear os processos de trabalho e informatizados e/ou manuais. MP/ ANVISA/IBAMA/MAPA Analisar e rever fluxos e procedimentos utilizados nos diferentes procedimentos de análise MP/ ANVISA/IBAMA/MAPA Redesenhar e redefinir processos, fluxos e procedimentos MP/ ANVISA/IBAMA/MAPA Dimensionar o pessoal necessário para o trabalhoMP/ ANVISA/IBAMA/MAPA Dotar de infra-estrutura necessária e adequada os órgãos MP/ ANVISA/IBAMA/MAPA Suprir os órgãos de pessoal: contratar, identificar “potenciais”, etc MP/ ANVISA/IBAMA/MAPA Capacitar equipe para lidar com “equivalência” ANVISA Priorizar e estabelecer “fila própria” para equivalentes MAPA/ANVISA/IBAMA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AÇÃO PREVISTA 4 INTEGR. DOS SISTEMAS, INFORMATIZ. DOS PROCEDIM. E CONSTRUÇÃO DE BANCO DE DADOS COMUM AOS 3 MINISTÉRIOS AÇÕESRESPONSÁVEIS Construir Banco de Dados de estudos de resíduosANVISA Construir Banco de Dados de EficáciaMAPA Construir Banco de Dados de Produtos Técnicos ReferênciaANVISA Criar requerimento eletrônicoIBAMA Definir ferramentas de análise de avaliação ambiental, toxicológico, eficiênciaIBAMA/ANVISA/MAPA Mapear os sistemas existentes + Banco de DadosMAPA /ANVISA Definir o quê e como dar acesso dos Bancos de dados dos 3 Ministérios Desenvolver os sistemas necessáriosANVISA/IBAMA/MAPA Consolidar o SISRET - Levar uma proposta dos 3 Ministérios p/ o Sistema do RET/filtros para o Grupo Gestor IBAMA Priorizar a informatizaçãoPR/CASA CIVIL

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AÇÃO PREVISTA 5 CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS REGISTRANTES E ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DE MANUAL INFORMATIZADO AÇÕESRESPONSÁVEIS Elaborar Manual de Procedimentos para orientar empresas ANVISA Construir lista de respostas padrão ao usuárioANVISA Criar procedimento de consulta préviaANVISA AÇÃO PREVISTA 6 INFORMAÇÃO A SETORES INTERESSADOS AÇÕESRESPONSÁVEIS Reunião com o setor ambiental para divulgar/ esclarecer o Decreto e AgrotóxicosMMA Realizar seminário com empresários, esclarecendo sobre o Decreto e procedimentosMAPA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária AÇÕESRESPONSÁVEIS Elaborar política de médio e longo prazo para o setorPR/CASA CIVIL Resolver o contencioso com a Argentina PR/CASA CIVIL Integrar, harmonizar as ações pós-registro (com vários Ministérios)IBAMA Reunir com INPI e MDIC para discutir patente PR/CASA CIVIL Reunir com o Judiciário para discutir patente e registro de dadosPR/CASA CIVIL Regulamentar a Lei de Proteção de Dados (instar MDIC a tomar a iniciativa)PR/CASA CIVIL OUTRAS AÇÕES 7

Agência Nacional de Vigilância Sanitária PRÓXIMOS PASSOS 8 AÇÕESRESPONSÁVEIS Elaborar e enviar relatório da Oficina CASA CIVIL Primeira reunião do Grupo Gestor PR/CASA CIVIL Avaliar se e como institucionalizar o Grupo AgrotóxicosPR/CASA CIVIL Reunião de avaliação com Grupo Ampliado PR/CASA CIVIL Reunião com Secretários Executivos PR/CASA CIVIL