Comunicação Empresarial Fábio Ramos de Andrade, MPA Mestre em Administração Pública pela Universidade do Estado da Califórnia em San José, Estados Unidos. San José State University – SJSU fabio@aec-tea.org
Hora de “vender o peixe”
Ementa A comunicação Humana: modalidades e características. Elementos básicos do processo de comunicação. Técnicas de comunicação: ficha mental, persuassão, desempenho, estilo e domínio de território. Comunicação interpessoal e intergrupal. O processo de comunicação verbal, oral e escrita. Falar em publico: recursos de apoio e regras públicas: recursos de apoio e regras práticas. Comunicação de massa. Trabalhos práticos.
Programa As organizações empresariais na sociedade da informação Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial Empresa, ética e responsabilidade social Comunicação como expressão da cultura empresarial Marketing de relacionamento e database marketing Estratégias de Marketing Social (Cultural, Esportivo, Comunitário etc) Comunicação, mídia e opinião pública Estratégias e atividades focadas na comunicação interna Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor Comunicação e Identidade Corporativa Fontes em Comunicação Empresarial Casos em Comunicação Empresarial
Metodologia Aulas expositivas seguidas de debate Projeto de comunicação digital Blog do professor: www.fabiodeandrade.blogspot.com Blog do aluno: criar em www.blogger.com Estudo de caso
Avaliação Participação nos debates - 30% Projeto de comunicação digital - 20% Relatório do estudo de caso - 20% Avaliação escrita – 30%
Comunicação Organizacional Estratégica
Boa comunicação? Divulgação do filme Brasileiro Besouro, 2009
Informação ≠ Comunicação Informação – Processo linear. A força está na emissão Emissor Receptor Canal Mensagem
Comunicação = comum - ação Compartilhar – tornar comum Pressupões o outro Processo de troca entre os dois pólos Emissor Receptor Contexto Canal Mensagem Informação é a base do processo
Contexto – contemporâneo Globalização Sociedade da Informação Aumento dos fluxos de informação Avanço tecnológico Sociedade em rede Novo discurso das organizações Valores humanos Ética e transparência Cidadania Respeito ao meio ambiente
Modelo de comunicação dialógica
Implicações dessa abordagem Pensar a comunicação na sua amplitude Agir de forma integrada Superar a concepção unilateral do paradigma informacional e dar ênfase no caráter relacional e participativo da comunicação. Preocupar-se com os mecanismos de monitoramento e avaliação.
Conceituação • Comunicação Organizacional promove a interação de uma organização com os grupos, que afetam e/ou são afetados por suas políticas e ações. Planeja, desenvolve, implanta e monitora estratégias de comunicação, no sentido de construir relação de credibilidade da organização com a sociedade para sua validação pública. Ivone de Lourdes Oliveira Doutora em Comunicação e Cultura UFRJ. Professora e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.
A relação se efetiva por meio de práticas dos subcampos de relações públicas, jornalismo e propaganda e outros de forma integrada, planejada e articulada.
Identificação dos grupos: Papel e nível da relação Nível de dependência e interferência que a organização tem com os grupos. Nível de participação dos grupos nos negócios.
Estratégias específicas para cada grupo Determinar os principais grupos de relacionamento Tipo de relação que a organização quer ou precisa ter com tal grupo Expectativas da relação por parte da organização e por parte dos grupos.
Intervalo ?
Perfil do Mercado Destino dos investimentos em 2006 - ABERJE
Expectativas para o ano seguinte (2007)
Estudo de Caso: Workaholics Workaholic: Pessoa exageradamente preocupada com o seu trabalho 1 – Até que ponto as organizações recompensam, intencionalmente, comportamento não saudável mas produtivo como forma de maximizar o rendimento dos trabalhadores? 2 – Sendo você um gerente em uma companhia que estimula workaholism, como você agiria? Que questões você perguntaria? Com quem você falaria? 3 – Sendo você um empregado em uma companhia que estimula workaholism, como você agiria? Com quem você conversaria sobre este assunto? 4 – Sendo você um empregado ou gerente você se sentiria obrigado eticamente a ajudar um colega que é workaholic? Explique:
Fim de aula Tarefas da semana: 1 - Criar blog em www.blogger.com e enviar link para o professor 2 - Fazer download de e-books e artigos disponíveis no blog do professor a partir de 5 de setembro. 3 - Criar 2 posts com no mínimo 250 palavras cada sobre 2 temas do programa 4 - Leitura: e-book O que é Marketing? Artigos de 1 a 5