AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
O que é gestão financeira
A Importância da Contabilidade
Consultoria Empresarial
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Pós-Graduação - EAD FACINTER
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Planejamento Estratégico
UM caminho para EXCELÊNCIA
Projeto - O Empreendedor Comercial
O Início de um novo negócio
O CONTEXTO DO PROJETO Político Estabilidade Institucional
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
Universidade Federal Fluminense
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Departamento Jurídico-Financeiro
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Apresentação Jorge Luiz da Rocha Pereira
Considerações iniciais
O PLANO DE MARKETING.
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
P LANO DE N EGÓCIO A NDRÉIA F URQUIM DA S ILVA B RUNA M ENDONÇA I NGRID DOS S ANTOS A UGUSTO I ZAMIR J OELSON.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
O plano de Negócio.
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Planejamento Estratégico
Apresentação a Potenciais Investidores
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Ir p/ primeira página n Objetivo: apresentar de forma sucinta e analisar preliminarmente os elementos relacionados ao projeto, com vistas ao credenciamento.
Técnicas de Empreendedorismo
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Plano de negócio.
Empreendedorismo ________________________________________
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Plano de Negócios.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aula – 4 Planejamento
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Abertura e Estruturação Organizacional
Produto e desenvolvimento de novo produto
CMMI Capability Maturity Model Integration
Viabilidade do Plano de Negócios Direitos reservados- Softex.
Transcrição da apresentação:

AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)

PLANO DE NEGÓCIOS DEFINIÇÃO RESTRITA “documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados econômico-financeiros.” (SALIM et al, 2005, p.3)

PLANO DE NEGÓCIOS DEFINIÇÃO AMPLIADA Processo de validação de uma idéia em uma oportunidade viável de negócio que envolve desde os estudos preliminares do setor, planejamento do empreendimento até o acompanhamento das etapas do investimento. O PLANO DE NEGÓCIO ENGLOBA O PROJETO EMPRESARIAL.

PLANO DE NEGÓCIOS - ETAPAS ESTUDOS PRELIMINARES; ANTE-PROJETO; PROJETO; EXECUÇÃO OU MONTAGEM; FUNCIONAMENTO; ACOMPANHAMENTO

PÚBLICO-ALVO DO PLANO DE NEGÓCIOS SÓCIOS DA EMPRESA – fornece uma idéia dos riscos envolvidos no empreendimento; EMPREGADOS – aumento do comprometimento e da participação dos colaboradores; INVESTIDORES – informações sobre o retorno do investimento; PÚBLICO EM GERAL – disseminação da imagem da empresa para a sociedade.

PROJETO EMPRESARIAL OBJETIVO DESCREVER SISTEMATICAMENTE A IDÉIA FOCO INTERNO (ÓTICA DO EMPREENDEDOR) EXTERNO (ÓTICA DO INVESTIDOR)

FINALIDADES DOS PROJETOS EMPRESARIAIS IMPLANTAÇÃO AMPLIAÇÃO MODERNIZAÇÃO

PROJETO EMPRESARIAL FATORES QUE INTERESSAM AOS INVESTIDORES ACEITAÇÃO DO PRODUTO; RECONHECIMENTO DE METAS; RECONHECIMENTO DE RETORNO FINANCEIRO; CREDENCIAIS TÉCNICAS DO EMPREENDEDOR.

PROJETO EMPRESARIAL FATORES QUE INTERESSAM AOS INVESTIDORES FORMA DE APRESENTAÇÃO CAPACIDADE DE SÍNTESE CLAREZA DE POSIÇÕES CREDIBILIDADE

DIMENSÕES DO PROJETO EMPRESARIAL DIMENSÃO MICROECONÔMICA – viabilidade do empreendimento em termos do retorno financeiro proporcionado aos seus sócios e investidores; DIMENSÃO MACROECONÔMICA – retorno do empreendimento para a sociedade geral através da geração de postos de trabalho, impostos, incremento da renda nacional, contribuição para a balança comercial, etc.

PROJETO EMPRESARIAL – CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE Consistência e riqueza da base de dados Estilo e forma de apresentação Requisitos para indicação e aceitação da viabilidade credenciais técnicas e administrativas do grupo empreendedor configuração das potencialidades de mercado

PROJETO EMPRESARIAL – CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE viabilidade técnica e tecnológica compatibilidade entre o projeto e o suporte financeiro do grupo empresarial índices consistentes de rentabilidade análise de sensibilidade

ESTRUTURA DO PROJETO EMPRESARIAL SUMÁRIO EXECUTIVO ESTUDO ADMINISTRATIVO ESTUDO DE MERCADO ESTUDO TÉCNICO OU ENGENHARIA DO PROJETO ESTUDO FINANCEIRO ESTUDO ECONÔMICO ANÁLISE DE SENSIBILIDADE