Hotel 5 Hotel de Congressos Análise da Estratégia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
Prof. Alberto Martins Júnior
Disciplina: Negócios Internacionais
A OFERTA TURÍSTICA.
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Marketing Varejo e Serviços.
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006.
Trabalho de Estratégia Empresarial
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
Estratégia Empresarial Capítulo 3 Análise da Empresa
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A Empresa A Mobicasa – Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda, foi criada em Abril de 2005 pelo Grupo Mobilar e tem a sua sede e balcão (único) em Ponta.
M A R Q U E S, S A Construir os próximos 25 anos.
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Estratégia Empresarial Capítulo 3 Análise da Empresa
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Análise Ambiental (Interna)
“Evolving From Value Chain to Value Grid” Frits K
Definição do sector de Touring
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
Processo de Gestão Estratégica
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
Estratégia Empresarial
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Decolar Travel.
TURISMO EM PORTUGAL.
Gala de Jornalistas Especializados em Turismo
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
A organização de congressos é uma das vocações da Abreu. Uma área de especialização estruturada em 1978 para oferecer um conjunto de serviços de superior.
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.

E-Business a Nova Economia
O Meio Ambiente das Organizações
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Como estabelecer e organizar
Porto de Aveiro Estratégia e Futuro
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Modelo de Planejamento
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Estratégia Organizacional
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
MARKETING EM HOTELARIA
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Mercado e Negociação Comercial
Modelos de Estratégias de Crescimento
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

Hotel 5 Hotel de Congressos Análise da Estratégia

Identificação O Hotel 5 pertence ao grupo Ciprotur. Localiza-se na ilha de Sta. Maria. A unidade tem 64 quartos standard, 18 family suites e 5 suites sénior. Possui uma sala de reuniões com 240 m2, com capacidade para 220 pessoas em plateia, 100 em escola e 170 em U.

Análise do Meio Envolvente Contexto Nacional Tendência Económico Moeda única. Estabilidade económica. Sócio-cultural Aposta nos congressos para aproximação dos clientes internos e externo. Político Legal Afrouxar das fronteiras na Europa. Tecnológico Novas tecnologias para transmissão de dados. Evolução nos transportes aéreos.

Modelo das Cinco Forças ao Sector do Turismo de Congressos Segmento Potencial de novas entradas Elevadas barreiras à entrada devido à complexidade da cadeia de valor associada ao sector. Conclusão: Baixo Pressão de produtos substitutos Ausência de produtos substitutos no sector. Conclusão: Alta Poder negocial dos fornecedores Baixo poder negocial dos fornecedores visto não haver dependência para a execução do serviço. Poder negocial dos clientes Elevado poder negocial devido à disponibilidade de muita informação do mercado da concorrência. Clientes bem informados Rivalidade entre concorrentes actuais Elevada concorrência no sector Conclusão: Baixa Conclusão final Atractividade média-baixa

Recursos da Empresa Recursos Humanos: Recursos financeiros: Tem 28 trabalhadores qualificados; Formação contínua; Acompanhada de critérios de qualidade. Recursos financeiros: Situação bastante estável e sólida. Recursos Organizacionais: Implementação do sistema de qualidade; Avaliação periódica da satisfação dos clientes e fornecedores.

Factores Críticos de Sucesso Factores críticos de sucesso do turismo de congresso Competências do Hotel5 Competências a desenvolver Qualidade do serviço Recursos humanos formados Formação contínua Facilidades para eventos Disponibilidade de salas Actividades extra congressos - Observação submarina - Passeios a pé e a cavalo - Pesca desportiva - Caça - Passeios de barco - Praia e piscina - Turismo histórico e cultural - Animação nocturna Golfe Organização técnica Apoio técnico no local Formação especializada Acessibilidade Parcerias com entidades locais para melhorar transporte terrestre e aéreo de forma a baixar custos e reduzir distâncias Restauração Serviço adequado Diversificação da ementa Especialização em gastronomia local

Factores Críticos de Sucesso (cont.) Factores críticos de sucesso do turismo de congresso Competências do Hotel5 Competências a desenvolver Atractividade do destino - Destino atractivo - Parcerias com entidades locais para promover adequadamente a imagem da ilha e do hotel Envolvente - Elevada hospitalidade - Promover, juntamente com entidades locais, o clima ameno e agradável durante todo o ano e Paisagem exótica Segurança - Boa - Promover a imagem do destino como um destino seguro Alojamento - Serviço standard e aumentado - Capacidade reduzida

Adequação Estratégica do Hotel 5 Factores críticos de sucesso Competências centrais Disponibilidade Qualidade Imagem Novidade Alojamento 4 Facilidades para congressos 3 Restauração Actividades extra-congressos 5 Pontuação: Insuficiente (1) a Excelente (5)

Análise SWOT Pontos Fortes - Oferta de espaços privilegiados para realização de congressos. - Realização de actividades extra-congressos originais, tirando partido da envolvente. - Especialização da cozinha do hotel em gastronomia local. - Organização do evento e apoio logístico disponibilizado pelo hotel. Pontes Fracos - Localização periférica em relação à concorrência. - Capacidade limitada. - Carência de animação nocturna. Oportunidades - Construção de um Campo de Golfe - Construção de Marina - Construção de um Poli-desportivo - Abertura do Grupo SATA para facilidades de transporte aéreo - Melhoria nos transportes marítimos inter-ilhas Sugestões - Aposta na realização de eventos desportivos. - Criação de roteiro gastronómico. - Negociação com o Grupo SATA para atribuição de lugares a preços especiais para grupos. - Aliança estratégica com entidades locais para desenvolvimento de animação nocturna.

Análise SWOT (cont.) Pontos Fortes Oferta de espaços privilegiados para realização de congressos. Realização de actividades extra-congressos originais, tirando partido da envolvente. Especialização da cozinha do hotel em gastronomia local. - Organização do evento e apoio logístico disponibilizado pelo hotel. Pontes Fracos Localização periférica em relação à concorrência. Capacidade limitada. - Carência de animação nocturna. Ameaças Vulnerabilidade do turismo de congressos a determinados acontecimentos (ex: sismos, crises económicas) e ao efeito “moda”. - Surgimento de outras unidades hoteleiras igualmente dirigidas para turismo de congressos, em outros destinos nos Açores, com preços mais competitivos. Sugestões - Criação de departamento especializado para a captação de turismo de congressos, investindo na promoção junto às empresas nacionais. - Aposta em novos mercados, nomeadamente nos emigrantes e nos nórdicos, oferecendo pacotes atractivos.

Factores Críticos de Sucesso Análise Comparativa Factores Críticos de Sucesso Hotel 5 Sta. Maria Hotel S. Miguel Madeira Lisboa Algarve Porto Qualidade do serviço 6 7 9 8 Facilidades para eventos Actividades extra-congressos Organização técnica Acessibilidade 5 10 Restauração Atractividade do destino Envolvente Segurança Alojamento 1 = Muito fraco; 5 = Médio; 10 = Muito forte

Matriz de Produtos-Mercados Mercados – Segmentos de Clientes Famílias Empresas (Congressos) (Deslocados em serviço) Outros Alojamento  ??? Restauração Ginásio Sala Congressos Organização eventos  - Já servido ??? – Potencial incerto Sem potencial

Modelo de Ansoff Produto/Serviço Actual Novo Mercado Penetração no mercado - Aumentar a utilização - Conquistar quota Extensão do produto - Ampliação do ginásio - Criar polidesportivo Extensão do mercado - Servir mais segmentos através de captação do turismo de congressos Diversificação - Utilizar o polidesportivo para atrair organizações desportivas (estágios, torneios, etc.…)

Missão – Objectivos - Estratégias Missão: Providenciar um local de repouso e convívio de qualidade para as famílias que visitam a ilha de Sta. Maria.

Missão – Objectivos - Estratégias Objectivos financeiros: Aumentar o volume de negócio; Conquistar quota de mercado; Melhorar os resultados. Objectivos não financeiros: Implementar os sistemas de qualidade; Aumentar a notoriedade como destino de famílias e como turismo de congressos; Melhorar o nível de serviço.

Estratégia Atendendo aos objectivos definidos, a estratégia a adoptar passa pela diversificação do produto a oferecer ao cliente. Além do produto “Sol e Praia” destinado ao mercado das famílias, a empresa irá fazer um esforço para captar igualmente um novo segmento de mercado, as empresas nacionais, com vista à realização de congressos, apostando assim num novo produto.

Estratégia (cont.) Vantagens competitivas Identificadas: Envolvente; Segurança; Novidade. Aposta na diferenciação. Segundo o Modelo das Estratégias Genéricas de Porter, a vantagem competitiva direccionar-se-á para a Diferenciação num mercado restrito (Foco com diferenciação). Diferenciação simbólica.