Uma experiência de Formação Transdisciplinar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Material didático para EaD
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.
Fundação Roberto Marinho
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Vera Lúcia M. de O. e Paiva (UFMG) Apresentacao por Milena Mendes.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Plano de Trabalho Docente
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
SÉCULO XX.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Mediação e Relações Pedagógicas
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
Ciência e tecnologia no ensino médio
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa em exposições: o caso do GEENF Martha Marandino Fonte: Texto apresentado no ENPEC A ABORDAGEM QUALITATIVA.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Uma experiência de Formação Transdisciplinar Maria F. de Mello Heloisa H. Steffen

Contexto Pesquisa ação: 2005/2006 Objeto: Formação Transdisciplinar em ambiente virtual Pesquisadoras: Maria F. de Mello e Heloisa H Steffen - Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem - LINCA Instituição: Escola do Futuro da Universidade de São Paulo ( EF-USP)

Pesquisa Cenário de Formação: Cursos TransD I (2005) e TransDII (2006) Público Alvo : educadores de escolas publicas de 16 estados do Brasil Ambiente virtual: Portal do Projeto Tonomundo (www.tonomundo.org.br) (* até 2006 - Portal Projeto Telemar Educação)

Transdisciplinaridade entre - além - através das disciplinas

Pilares da Transdisciplinaridade Níveis de Realidade Lógica do Terceiro Incluído Complexidade

Olhar Transdisciplinar Níveis Percepção Níveis Realidade Disciplinar Transdisciplinar

TransD I Objetivo axiológico: TransD fundamentação - metodologia - aplicabilidade Temas foco: Temporalidade e Formação Pilares da Metodologia TransD Documentos da TransD Matriz TransD de Exploração Ferramentas: e-mail ; messenger(MSN); Portal Interação: multissíncrona

TransD II Objetivo axiológico: Modelização para geração de conhecimentos e saberes Temas foco: Auto – hetero – ecoformação Árvore do Saber-aprender – um referencial cognitivo Ferramentas: Portal (Bate-papo/ Blog /Fórum) Interação: Multissíncrona

Instrumentos Questionários Patamar de Entrada/Saída Questionário de Avaliação por Categorias e Rubricas Análise de Discurso através de Rubricas Qualitativas

Resultados: quantitativos TransD I: 32 inscritos – 22 concluíram Representados: 17 Localidades – 13 Estados TransD II: 22 inscritos (TransD I pré-requisito) – 21 concluíram *

Resultados:desafios e dificuldades Dificuldade de: atuar em ambiente EaD expressar o que ainda não compreenderam de levantar questões antes de gerar um produto compreender avaliação como processo co-formativo e de compreender Retorno Reflexivo Falta de: pesquisa prévia – o público alvo – participantes potenciais hábito - leitura prévia do programa uma cultura do questionamento e do comprometimento Conexão ou queda freqüente da Internet

Resultados: acertos Formato do curso - 3 Razões: Sensível - Experiencial e Formal Conteúdo selecionado Discussão prévia - interessados - objetivos e programa Atividades síncronas opcionais e assíncronas obrigatórias Estimulo - postagem semanal reflexões subjetivas e objetivas Articulação da teoria e prática contextualizada a realidade do participante Tríades Articuladoras - acompanhamento e dinamização do processo interativo

Resultados: qualitativos Material: Análise de discurso postagens do Bate-papo - Blog e Fórum Rubricas qualitativas: percepção sentido exposição interpretação contextualização questionamento auto-referência

Conclusões que permitam: Necessidade de conhecer: sistemas de pensamento referenciais cognitivos instrumentos heurísticos que permitam: compreender , analisar, comunicar, gerir e antecipar os acontecimentos e os comportamentos complexos.

Recomendações Articular as três razões: Sensível Experiencial Formal Utilizar ambiente colaborativo on-line dentro de uma dinâmica permeada pela TransD

Diga a seus sonhos para tomar o lugar Das estrelas e se suspender diga aos seus pensamentos para tomar o lugar das árvores e se enraizar. Adonis, em les Temps les Villes