Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

BENCHMARKING.
O ESDE COM QUALIDADE.
Projetos de Aprendizagem
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
A EXPLICAÇÃO CAUSAL MARIA DAS GRAÇAS RUA
INFERÊNCIA DESCRITIVA
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Elaboração de Projetos Culturais
Fundamentos de Administração
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
O processo de pesquisa de mercado
Conceitualização e Mensuração
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
A construção de indicadores: Lógica, método e prática
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Marco Doutrinal e Marco Operativo
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
III Oficina de Gestão Social do Desenvolvimento
Qualidade do Produto de Software
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Planejamento de estratégias:
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
M ODELOS L ÓGICOS Unidade 4 Fontes: Costa e Castanhar (2003), Meneses (2007), Pereira (2009). Indicadores de Programas: Guia metodológico (2010) e Australian.
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Uma proposta para organizar Avaliação:
Certificação e Auditoria
0781- ANÁLISE DE SISTEMAS DIAGRAMA ENTIDADE ASSOCIAÇÃO FORMADOR: PEDRO MARQUES FORMANDO : JOÃO P J A CORREIA Nº8 JUNHO DE 2010 Curso Técnico de Informática.
Luciana Tolstenko Nogueira
Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Avaliação de Projetos Sociais
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I 25/03/2017 ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP DFP - Coordenação de Formação de Carreiras Curso de Aperfeiçoamento para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Disciplina 4: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I (20 h) Professora: Maria das Graças Rua Período: dias 4, 5, 6, 7 e 11 de outubro de 2005. Horário: 8h30 às 12h30 Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I Outubro de 2005

A construção de indicadores: Lógica, método e prática 25/03/2017 A construção de indicadores: Lógica, método e prática Maria das Graças Rua mgracasrua@uol.com.br 61-3963-4617

25/03/2017 Indicadores são a unidade usada por uma balança que nos permite “pesar” os dados; ou por uma régua, que nos permite “aferir” os dados em termos de qualidade, resultado, impacto, etc., dos processos e dos objetivos das intervenções.   Os indicadores não são simplesmente dados: são a forma de reconhecer atributos ou são o valor atribuído a objetos, acontecimentos ou situações, de acordo com certas regras. Enquanto medidas, os indicadores devem ser definidos em termos operacionais: por meio das categorias pelas quais eles se manifestam e podem ser mensurados.

Podem ser expressos apenas como unidade de medida 25/03/2017 Indicadores Podem ser expressos apenas como unidade de medida Podem ser expressos associados às metas que se pretende atingir com uma intervenção Os indicadores podem ser expressos em número, percentual, descrição de processos, percepções ou fatos que indiquem um aspecto qualitativo e/ou quantitativo de uma condição ou situação específica.

Indicadores são unidades de medidas que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo. Um indicador pode ser: simples (decorrente de uma única medição) ou composto; direto ou indireto em relação à característica medida; específico ( relativo às atividades ou processos específicos) ou global (resultados pretendidos pela organização como um todo);

Como elaborar Indicadores 1-Definir precisamente o problema a ser enfrentado, seguindo uma lógica de “árvore de problemas” 2-Perguntar: qual o sinal concreto, objetivo e real, de que este problema existe? ANOTAR 3-Identificar e selecionar as soluções a serem adotadas, seguindo uma lógica de “árvore de objetivos” 4-Desdobrar cada objetivo em tantas metas parciais e setoriais quantas forem necessárias para realizá-lo 25/03/2017

Como elaborar Indicadores 5-Expressar metas SEMPRE em termos de: uma quantidade, um objeto e um espaço de tempo 6-Diante de metas e objetivos, perguntar: “COMO POSSO SABER SE ISTO FOI REALIZADO? COMO POSSO DISTINGUIR SE ISSO OCORREU OU NÃO?” 7-Identificar e isolar a unidade mínima a ser definida como objeto: uma ação, um produto, um resultado. 8-Averiguar a possibilidade de expressar essa unidade em números absolutos ou relativos 25/03/2017

Como elaborar Indicadores 9-Averiguar a possibilidade de estabelecer relações numéricas (proporção, razão, média, etc) usando essa unidade 10-Quando o indicador tiver sido formulado preliminarmente, perguntar a seu respeito: “O QUE ISTO ME PERMITE SABER?” 11-Identificar onde (em que fontes) estarão os dados disponíveis para alimentar o indicador. Caso não existam, prever como obtê-los. 25/03/2017

Como elaborar Indicadores 9-Averiguar a possibilidade de estabelecer relações numéricas (proporção, razão, média, etc) usando essa unidade 10-Quando o indicador tiver sido formulado preliminarmente, perguntar a seu respeito: “O QUE ISTO ME PERMITE SABER?” 11-Identificar onde (em que fontes) estarão os dados disponíveis para alimentar o indicador. Caso não existam, prever como obtê-los. 25/03/2017

Quando se trata de medir mudanças (como é o caso de gênero e raça), os indicadores devem ser quantitativos e qualitativos, como por exemplo:Mudanças na matrícula escolar das meninas e das meninas negras 25/03/2017 Indicadores Quantitativos Indicadores Qualitativos Definição: unidade de medida quantitativa Definição: documentos, julgamentos, percepções, etc Método de coleta de dados: pesquisa por amostragem (probabilística ou não) ou censos, questionários; dados de registros administrativos, etc Método de coleta de dados: grupos focais, entrevistas semi-estruturadas e não estruturadas, observação, etc Exemplos: -Número de meninas matriculadas nas escolas dividido pelo número total de meninas em idade escolar. -Número de meninas negras matriculadas nas escolas dividido pelo número total de meninas negras em idade escolar. -Número de meninas matriculadas nas escolas dividido pelo número total de matrículas. -Número de meninas negras matriculadas nas escolas dividido pelo número total de alunos negros matrículados. -Meninas, por raça, com projetos de vida diferentes das suas mães. -Ambições de trabalho e renda das Meninas, por raça. -Meninas, por raça, que exibem consciência dos seus direitos.

Diagrama da Cadeia de Resultados/Indicadores do Projeto Atividades Produtos Efeitos Impacto Atividade 1.1.1 Atividade 1.1.2 Produto 1.1 R1 Atividade 2.1.1 Produto 2.1 Atividade 2.2.1 Produto 2.2 R2 Impacto Atividade 2.2.2 Produto 3.1 Atividade 3.1.1 3 Produto 3.2 R3 Atividade 3.2.1 Produto 3.3 Atividade 3.3.1