ESTRATÉGIAS DE MARKETING 15:20
Estratégia (Dicionário Aurélio) 1. Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios e/ou aviões, visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos. 2. Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. 3. P. ext. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. 4. P. ext. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. 5. Fig. Fam. V. estratagema (2). 15:20
O QUE É ESTRATÉGIA ? Estratégia é a criação de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são planos desenhados para atingir objetivos do marketing e devem integrar uma seqüência de ação (tática) num conjunto geral da organização. O objetivo de uma Estratégia de Marketing é colocar a organização em posição de cumprir sua missão com eficácia e eficiência.
Por que clientes deixam de comprar das empresas ? 1% Por falecimento; 3% Mudam-se domicílio; 15% Acham melhor preço; 14% Não vêem qualidade do produto; 68% Mal atendimento/qualidade/descaso. Fonte: Newsweek US Report
Questões Fundamentais de Comunicação! Em qual MOTE vamos focar nossa comunicação com o mercado alvo ? O que se deseja vender? A marca da empresa ou os produtos e serviços oferecidos? Que diferença faria cada estratégia em cada momento? Ressaltar que se trata da educação superior e não da UNIVERSIDADE
Um consumidor por dia: É impactado por cerca de 1500 mensagens. Dessas, apenas 80 chamam sua atenção. Mas lê e escuta atentamente apenas 15. Ressaltar que se trata da educação superior e não da UNIVERSIDADE Fonte: Harvard Business School
ETAPA ZERO: PRECISO ME POSICIONAR !!!
Conceito de Posicionamento Posicionamento é a técnica usada por profissionais de marketing para criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor ou como compradores potenciais o vêem. Posicionamento é o que você faz para a mente do comprador potencial. O que o consumidor tem em mente quando pensa no seu produto?
ETAPAS de Construção do Posicionamento 1. Target Audience 2. Frame of Reference 3. Point of Diference 4. Support
1. TARGET AUDIENCE Qual meu público-alvo?
2. FRAME OF REFERENCE MERCADO “Nossa razão de ser . . .”
Qual o meu diferencial? O que é que só eu tenho? 3. POINT OF DIFERENCE Qual o meu diferencial? O que é que só eu tenho?
Quais são meus demais benefícios? 4. SUPPORT Quais são meus demais benefícios? (até meus concorrentes podem possuir)
Vantagens Competitivas - Posicionamento Diferenciação por produto Ex.: características, desempenho, estilo e design. Diferenciação por serviço Ex.: entrega, instalações, serviços de reparo e treinamento. Diferenciação por imagem Ex.: símbolos, eventos. Diferenciação por funcionários Ex.: contratando e treinando melhor seus funcionários que seus concorrentes. 15:20
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MATRIZ SWOT
CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS Quanto a dominância de mercado Liderança Desafiante Seguidor Nicho de mercado 4. Crescimento Integração horizontal Integração vertical Diversificação Intensificação 2. Classificação genérica de Michael Porter Pioneiros Seguidores imediatos Seguidores tardios 5. Quanto a agressividade Construir Segurar Ceifar ou colher 3. Quanto a inovação Pode haver um esquema detalhado por Prospectar Analisar Defender Reagir
Questões para avaliação do tema: Explique o que você entendeu por Estratégias de Marketing. Qual o principal objetivo das Estratégias de Marketing? O que você entendeu por Posicionamento ? Explique as etapas de construção do Posicionamento. Por que é importante identificar os Pontos Fortes e Fracos, as Oportunidades e Ameaças, da sua empresa e do seus concorrentes?