ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
Delegação, centralização e descentralização
Revisão.
Higiene e problemas sociais
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
Os Ingredientes da Eficácia
ESTRESSE.
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Comportamento Humano nas Organizações
CARGA DE TRABALHO.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
ESTRESSE Esta pesquisa tem como objetivo instruir de forma informal sobre como o estresse afeta o organismo e como evitar os seus efeitos deletérios.    A.
QUALIDADE DE VIDA. QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ... O que é Saúde?
Estresse no Trabalho Gerencia e a responsabilidade da manutenção da qualidade de vida dos colaboradores.
STRESS.
VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Exercícios Físicos.
Planejamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Hipertensão Artrerial
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
PERSONALIDADE E TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CIPA SETA LAGOAS TRABALHO APRESENTADO PELA DRA WALNEIA.
Felipe Marconcin Giovanna Hayssa Marina Queiroz Franciely Haracemiv
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
FALANDO SOBRE O ESTRESSE Palestrante Ana Maria Prandini Tan
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Comportamento Saudável
O que é Liderança? Liderança
Capítulo 13 Estresse, conflito e negociação
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Responder Tenho algum problema de saúde que poderia ser superado se eu pesasse menos? Sou geneticamente propenso a ganhar peso à medida em que fico mais.
Gestão Estratégica de Pessoas
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Burnout.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O que eu quero mais: parar de fumar ou continuar fumando?
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
ATIVIDADES DE TRABALHO
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Aptidão Física Educação Física II.
Fisiologia Cardiorrespiratória: CICLO CARDÍACO
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Ativação, ansiedade e estresse
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica, na qual uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição ou demanda relacionada com o que ela deseja. O aumento de pressão significa aumento de estresse. Pode se manifestar de maneira positiva ou negativa.

O estresse está associado a: Oportunidade: possibilidade de ganhar algo. Restrições: barreiras que nos impedem de fazer o que desejamos. Demandas: podem fazer com que você renuncie a algo que deseje

SINTOMAS DO ESTRESSE Fisiológicos: níveis elevados de estresse resultam em mudanças no metabolismo, aumento dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório, aumento da pressão arterial, dores de cabeça e risco maior de ataques cardíacos.

Psicológicos: aumento da tensão e da ansiedade, tédio e procrastinação, levando a uma diminuição da produtividade. Comportamentais: mudanças nos hábitos alimentares, fumo em excesso e consumo de substâncias químicas, fala acelerada ou distúrbios do sono

FATORES QUE PROVOCAM O ESTRESSE 1 Fatores organizacionais Exigências das tarefas:relacionadas com o cargo (autonomia, variedade da tarefa, grau de automação), com as condições de trabalho e a disposição física do local de trabalho. As metas de trabalho, a interdependência entre as tarefas de um empregado e as tarefas de outros; o ambiente físico inadequado – muito barulhento ou abafado ou sujeito a muitas interrupções. Já a autonomia tende a diminuir o estresse.

Exigências do papel: pressões sobre o empregado relacionadas ao papel específico que ele desempenha; a sobrecarga de papel ocorre quando se espera que o empregado faça mais do que o tempo permite; ambigüidade de papel quando as expectativas do papel não são compreendidas com clareza e o empregado fica sem saber como agir. Exigências interpessoais: pressões criadas por outros empregados; falta de apoio dos colegas e relacionamentos interpessoais precários podem causar estresse.

Estrutura da organização: normas em excesso ou falta de oportunidade de participar das decisões que o afetam podem ser fonte de estresse. Liderança organizacional: depende do estilo gerencial adotado, que pode ser pautado pela tensão, medo e ansiedade pelo estabelecimento de pressões irrealistas para um desempenho de curto prazo, imposição de controles rigorosos demais, punições excessivas.

2 Fatores individuais: relacionado à vida pessoal do empregado e são: Problemas de família: dificuldades conjugais, rompimento de um relacionamento, preocupações de disciplina com filhos e parentes com doenças graves; Dificuldades econômicas:gastar em excesso ou acima de suas possibilidades; Personalidade:capacidade que algumas pessoas têm em acentuar os aspectos negativos de determinadas situações, revelando que o estresse pode ter origem na personalidade da pessoa.

Os seres humanos são únicos, portanto, o que pode causar estresse em um funcionário não causa em outro, ou O que pode estressar um indivíduo em um determinado dia, pode não estressá-lo em outro dia ou situação. Isso depende de sua percepção, da experiência no cargo, no apoio social recebido, na atribuição de que a situação depende de controle interno ou externo.

ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE Abordagens individuais: um funcionário pode assumir responsabilidade individual para reduzir seu nível de estresse mediante: Técnicas de administração de tempo: fazer listas diárias de atividades a serem realizadas; priorizar atividades por ordem de importância e urgência; programas atividades de acordo com as prioridades determinadas; conhecer seu ciclo diário e lidar com as partes mais exigentes de seu trabalho durante a parte alta de seu ciclo, quando se está mais alerta e produtivo.

Exercícios físicos não-competitivos: caminhada, natação, andar de bicicleta que aumentam a capacidade do coração, diminuem o ritmo cardíaco em repouso, fornecem distração mental das pressões do trabalho e oferecem meios de queimar a tensão. Técnicas de relaxamento: meditação, hipnose que proporcionam à pessoa um sentimento pronunciado de paz, produzindo mudanças no ritmo cardíaco, pressão sanguínea e outros fatores fisiológicos.

Abordagens organizacionais: vários fatores que provocam o estresse, dentre eles: exigências de tarefas e de papel e a estrutura organizacional. Seleção de pessoal e colocação no cargo melhoradas; Determinação de metas realistas; Envolvimento aumentado do empregado;

Comunicação organizacional melhorada Estabelecimento de programas de bem-estar corporativos (suporte para parar de fumar, controlar o uso de álcool, perder peso, alimentar-se de forma saudável, incentivo a um programa regular de exercícios).