MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

A Escola pode resgatar a Cidadania?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
SÉCULO XX.
Formação por competências
Profª. Janaina Pena Camargo
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Educação no contexto do Trabalho
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Currículo por Competências e Habilidades.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Universidade Federal de Uberlândia
Os quatro pilares da educação.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
Transcrição da apresentação:

MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS

GRANDES FATORES DE MUDANÇA DA CHAMINÉ AO CHIP • AS TECNOLOGIAS DE BASE CIENTÍFICA • AS NOVAS TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS • IGUALDADE DE GÊNERO • MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS GRANDES FATORES DE MUDANÇA A (R) EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO

OS NOVOS PERFIS PROFISSIONAIS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA FONTE: DOCUMENTO WHAT WORK REQUIRES OF SCHOOLS, ELABORADO PELO DEPARTAMENTO DE TRABALHO DOS EUA EM 1991. APENDICE DA TESE DE DOUTORADO APRESENTADA AO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ POR ALUÍSIO ANTÔNIO DE BARROS EM 1997.

O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA HABILIDADES, QUALIDADES E COMPETÊNCIAS I - HABILIDADES I. 1 HABILIDADES BÁSICAS • LER • ESCREVER • EXECUTAR OPERAÇÕES ARITMÉTICAS E MATEMÁTICAS • OUVIR • FALAR

I - HABILIDADES O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA I. 2 HABILIDADES DO PENSAMENTO • PENSAMENTO CRIATIVO • TOMADA DE DECISÃO • SOLUÇÃO DE PROBLEMAS • VISUALIZAÇÃO MENTAL • SABER APRENDER • RACIOCÍNIO

II - QUALIDADES PESSOAIS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA II - QUALIDADES PESSOAIS • RESPONSABILIDADE • AUTO ESTIMA • SOCIABILIDADE • AUTO GERENCIAMENTO • INTEGRIDADE / HONESTIDADE

III - COMPETÊNCIAS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA III.1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS • TEMPO • FINANCEIROS • MATERIAIS & INSTALAÇÕES • HUMANOS

III - COMPETÊNCIAS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA III.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL • PARTICIPAR COMO MEMBRO DE UMA EQUIPE • ENSINAR • EXERCER LIDERANÇA • ATENDER CLIENTES • NEGOCIAR DECISÕES • TRABALHAR COM DIVERSIDADE CULTURAL

III - COMPETÊNCIAS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA III.3 INFORMAÇÃO • ADQUIRIR E AVALIAR INFORMAÇÕES • ORGANIZAR E MANTER INFORMAÇÕES • INTERPRETAR E COMUNICAR INFORMAÇÕES • PROCESSAR INFORMAÇÕES COM RECURSOS INFORMÁTICOS

III - COMPETÊNCIAS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA III.4 - SISTEMAS • COMPREENDER SISTEMAS • MONITORAR E CORRIGIR DESEMPENHO DE SISTEMAS • APERFEIÇOAR E ELABORAR SISTEMAS

III - COMPETÊNCIAS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA III.5 - TECNOLOGIA • SELECIONAR TECNOLOGIA • APLICAR TECNOLOGIA NA TAREFA • RESOLVER PROBLEMAS DA TECNOLOGIA

A CONSTRUÇÃO DOS NOVOS PERFIS • OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO • OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 1 - AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO • OS ERROS MENTAIS • OS ERROS INTELECTUAIS • OS ERROS DA RAZÃO • AS CEGUEIRAS PARADIGMÁTICAS

2 - OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 2 - OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE • OS SABERES DESUNIDOS X OS PROBLEMAS MULTIDISCIPLINARES, TRANSVERSAIS, GLOBAIS E PLANETÁRIOS. • DAR VISIBILIDADE - AO CONTEXTO - AO GLOBAL - AO MULTIDIMENSIONAL - AO COMPLEXO

3 - CONHECER A CONDIÇÃO HUMANA OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 3 - CONHECER A CONDIÇÃO HUMANA • O HUMANO NO UNIVERSO • O HUMANO DO HUMANO • O CIRCUITO INDIVÍDUO/SOCIEDADE/ESPÉCIE • REJEITAR AS VISÕES UNILATERAIS DO SER HUMANO

4 - CONHECER A IDENTIDADE TERRENA OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 4 - CONHECER A IDENTIDADE TERRENA • A ERA PLANETÁRIA • O LEGADO DO SÉCULO XX • A IDENTIDADE E A CONSCIÊNCIA TERRENA - A CONSCIÊNCIA ANTROPOLÓGICA - A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA - A CONSCIÊNCIA CÍVICA TERRENA - A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL DA CONDIÇÃO HUMANA

5 - ENFRENTAR AS INCERTEZAS OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 5 - ENFRENTAR AS INCERTEZAS • A INCERTEZA HISTÓRICA • A HISTÓRIA CRIADORA E DESTRUIDORA • O MUNDO INCERTO • A IMPREVISIBILIDADE EM LONGO PRAZO

6 - APRENDER A COMPREENSÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 6 - APRENDER A COMPREENSÃO • A COMPREENSÃO INTELECTUAL E A COMPREENSÃO HUMANA • A EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO • A ÉTICA DA COMPREENSÃO

7 - A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 7 - A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO • A RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE: A DEMOCRACIA • A RELAÇÃO INDIVÍDUO/ESPÉCIE: A CIDADANIA TERRESTRE. FONTE: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO; EDGAR MORIM - EDIÇÕES UNESCO.

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO • APRENDER A CONHECER • APRENDER A FAZER • APRENDER A CONVIVER • APRENDER A SER FONTE: EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR. RELATÓRIO DA UNESCO SOBRE A EDUCAÇÃO, COORDENADO POR JACQUES DELORS - EDIÇÕES UNESCO.

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI Na Universidade os compromissos com a qualidade e com a realidade legitimarão o incentivo a rutura e a transgressão. A rutura com modelos, formas de organização, processos e métodos da “chaminé”. A transgressão pela violação das “ex-atuais” fronteiras do conhecimento e da tecnologia. A Educação: A Educação Profissional consolida sua identidade rompe com as concepções tradicionais e favorece a autonomia do aprendiz, na busca do saber, do saber pensar, do saber ser, do saber agir, do saber conviver além do saber fazer.

A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP SABERES SABER AGIR SABER SER SABER FAZER SABER A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS

REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER SABER SER (Afetivo) Convivência social Responsabilidade Autoestima Autogerenciamiento Ética

REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER SABER AGIR (fazer pensando) Mobilização de conhecimentos, de habilidades, de experiência e da intuição Resolução de situações-problema Trabalho com diversidade cultural Participação como membro de uma equipe Administração de recursos

REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER SABER FAZER (Psicomotor) Concepção de um projeto Aplicação dos conhecimentos Habilidades psicomotoras Estabelecimento de relações entre programação e execução Finalização de um produto

A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS SABER (Cognitivo) Conhecimento científico, técnico e tecnológico Conhecimentos gerais

De Transmissão do Conhecimento A NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MUDA O FOCO DO TRABALHO ESCOLAR, MUDA O PARADIGMA DE FORMAÇÃO PARA De Transmissão do Conhecimento CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS Construir competências a partir da escola significa a construção dos esquemas de mobilização dos conhecimentos, das emoções e do fazer . É UM NOVO PROJETO DE ESCOLA PRESSUPÕE O ALUNO COMO AGENTE DO PROCESSO : FAZ, PERGUNTA , PESQUISA, DESCOBRE, CRIA, APRENDE CURRÍCULO É MEIO PARA GUIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOVA FUNÇÃO DE PROFESSOR E DE ALUNO FOCO NA APRENDIZAGEM

Pedagogia de Projetos e Solução de Problemas : “aprender a resolver , resolver para aprender”

METODOLOGIA É ESSENCIAL No Paradigma de COMPETÊNCIAS METODOLOGIA É ESSENCIAL ASSIM Currículo para habilitação profissional de um técnico, na perspectiva da construção de competências, é composto essencialmente de um eixo de projetos, problemas e/ou desafios significativos do contexto produtivo.

METODOLOGIA É ESSENCIAL No Paradigma de COMPETÊNCIAS METODOLOGIA É ESSENCIAL NESTA PERSPECTIVA Os programas de educação profissional, com currículos dirigidos para competências, caracterizam-se por um conjunto significativo de projetos e problemas reais ou simulados, que desencadeiam ações resolutivas, incluídas as de pesquisa e estudo de conteúdos ou de bases tecnológicas de suporte, podendo estas serem reunidas em disciplinas, seminários, ciclos de debates, atividades experimentais laboratoriais, atividades no mundo produtivo, etc.

POR QUE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS? A sociedade tecnológica, da explosão de conhecimentos e informações, das mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente novos conhecimentos: não basta adquirir o conjunto de conhecimentos já elaborados, é imprescindível adquirir habilidades e estratégias que lhes permitam aprender novos conhecimentos, saber acessá-los; A solução de problemas è um dos recursos mais acessíveis para levar os alunos a aprender a aprender;

POR QUE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS? Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos da capacidade de aprender a aprender, de questionar e ir buscar respostas, de construir autonomia; Cria o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensina a propor problemas para si mesmo e a resolvê-los; Prepara mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas do cotidiano do processo produtivo-rotineiros ou inusitados.

OS NOVOS PAPÉIS PROFISSIONAIS O PROFISSIONAL DO FUTURO QUE COMEÇA HOJE, ALÉM DE DESEMPENHAR AS FUNÇÕES TÉCNICAS DE SUA COMPETÊNCIA, DEVE SER CAPAZ DE TOMAR DECISÕES AVALIANDO RISCOS, TER CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E DEVERES COMO TÉCNICO E CIDADÃO, TER AUTONOMIA E CONVICÇÃO DE QUE É PARTÍCIPE, E MAIS DO QUE PARTÍCIPE, É SUJEITO DA CONSTRUÇÃO DE ALGO MUITO MAIOR DO QUE OS BENS E SERVIÇOS QUE COM SUA TÉCNICA SÃO ELABORADOS. SÃO AS DIMENSÕES PARA ALÉM DA TÉCNICA E DA ECONOMIA DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: A SUA REALIZAÇÃO COMO PESSOA, NA DIMENSÃO PSICOLÓGICA, E COMO SER GREGÁRIO, RESPONSÁVEL EM ALGUMA MEDIDA, PELA CONSTRUÇÃO DO FUTURO, NA DIMENSÃO SOCIOLÓGICA.