PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2 Prof. Edison Medeiros E-MAIL: emedeiros@fatecinternacional.com.br
Uma previsão é uma afirmativa ou inferência sobre o futuro, usualmente baseada em informação histórica.
Planejamento, predição e previsão Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual estamos até o objetivo definido;
Predição: processo para determinação de um acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara; Previsão: processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida.
PREVISÃO DE VENDAS. O sistema de previsão de vendas é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo.
Exemplos de Indicadores de Demanda Principais Indicadores; Média de horas de trabalho semanal; Consultas às organizações de proteção ao crédito (SERASA); Solicitações de alvará para construção; Taxa de desemprego;
Exemplos de Indicadores De Demanda PIB; Produção industrial; Investimentos em fábricas e equipamentos; Níveis de estoques; Empréstimos comerciais e industriais;
Fatores Influenciando a Demanda Fatores Internos Orçamento de vendas Propaganda Promoções Projeto do Produto/Serviço Descontos Backlogs
Fatores Influenciando a Demanda Fatores Externos Ciclo de negócios Competição Consumismo Eventos Mundiais Ações governamentais Ciclo de vida do produto
Processo de previsão de vendas
Cadeia de suprimento com vários elos entre a empresa e o consumidor final
DEMANDA É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influência a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.
A demanda é o desejo ou a necessidade apoiados pela capacidade e intenção de comprar. Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir suas necessidades ou desejos, e se ele tiver intenção de satisfazê-los.
Estágios da Demanda no Ciclo de Vida do Produto INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO TEMPO
Componentes da Demanda Séries Temporais Média Tendência Linear Cíclica Sazonal Aleatória
Tipos de previsões Quanto ao horizonte: Curto prazo métodos estatísticos baseados em médias. Médio prazo; Longo prazo
Outros Métodos de Previsão Julgamento Extrapolação ingênua Opiniões dos Vendedores Técnica Delphi
Outros Métodos de Projeção Contagem Testes de Mercado; Pesquisas no Mercado Consumidor; Pesquisa no Mercado Industrial;
Métodos de Projeção Séries Temporais Médias Móveis Simples Ponderada Ajustamento Exponencial Ajustamento Sazonal Ajustamento de Tendências Exponencial duplo Regressão linear (ajustamento de retas)
Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS MÓVEIS MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS Pt = Pt-1 + (Ct-1-Pt-1) 0 < <1
Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS MÓVEIS
Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS
Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS Pt = Pt-1 + (Ct-1-Pt-1) 0 < <1
Métodos de Projeção Séries Temporais REGRESSÃO LINEAR SIMPLES y = a + bx --> equação da reta Y X
Métodos de Projeção Causais Métodos de Correlação; Modelos de Regressão; Modelos Econométricos;
Métodos de Correlação Correlação múltipla y = a + a1.x1 + a2.x2 +….+an.xn PARA DUAS VARIÁVEIS--> y = a + a1.x1 + a2.x2
Métodos de Correlação Exemplo para duas variáveis Cidade (y)Demanda(livros) (x1)Preço (x2)Renda 1 166 10 20 2 180 9 21 3 73 10 12 4 81 14 16 5 229 8 24 6 182 15 24 7 233 6 23 8 102 10 15 9 190 7 20 10 150 10 19 11 221 11 25 12 137 15 21 13 173 8 19 14 150 12 20 15 92 10 14
Métodos de Correlação Y = -2,765 - 7,738x1 + 12,286x2 ou (demanda) = -2,765 - 7,738.(preço) + 12,286.(renda)