ATENDIMENTO EDUCACIONAL Márcia Cristina Lima Pereira DEE MOAB
ATENDIMENTO EDUCACIONAL O início: ASTECA Classes especiais Integração Clientela: Autistas Psicóticos
Transtornos Globais do Desenvolvimento CID 10, versão 2008 F84 Transtornos globais do desenvolvimento Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões.
Transtornos Globais do Desenvolvimento F84.0 Autismo infantil F84.1 Autismo atípico F84.2 Síndrome de Rett F84.3 Outro transtorno desintegrativo da infância F84.4 Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados F84.5 Síndrome de Asperger F84.8 Outros transtornos globais do desenvolvimento F84.9 Transtornos globais não especificados do desenvolvimento
ATENDIMENTO EDUCACIONAL MODALIDADES DE ATENDIMENTO Instituições conveniadas (AMA em processo) Centro de Ensino Especial Classe Especial Integração Inversa Inclusão
Vamos receber o aluno? Preparação: ORGANIZAÇÃO FÍSICA Ambiente estruturado (cuidado com os estímulos) Mobiliário: Quadro Carteiras Cadeiras Mesa auxiliar Armário (encostado na parede, que feche) Colchonete
Quem é o meu aluno? Avaliação inicial Plano Pedagógico Individual (dentro das possibilidades) Observação em situações livres e dirigidas: Canais de comunicação Desenvolvimento Formas de exploração Relacionamento com o meio (pessoas e objetos)
Comportamento (verbal, rituais, estereotipias,...) Funcionamento adaptativo: comunicação, auto-cuidado, vida familiar, vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica, lazer, trabalho, saúde/segurança Roteiro de observação escala de desenvolvimento: Portage
PROPOSTA EDUCACIONAL Rotina preestabelecida (ensino estruturado) Valorização de elementos da natureza Abordagem vivencial da aprendizagem Participação Generalização Funcionalidade Utilização da música Respeito à condição humana
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA Por quê? Aluno: Previsibilidade Diminui a ansiedade Situa no tempo Transmite segurança Diminui a angústia Diminui os distúrbios de comportamento Professor: Organização Cumprimento do planejamento
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA ENTRADA Recepção do aluno Agenda HISTÓRIA Clima Transporte Escola e dependências Natureza Pessoas Elementos mágicos Variáveis: Objetivos Conceitos e conteúdos Comportamento Tempo
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA ORAÇÃO MÚSICA Atividades específicas Fundo musical TRABALHO Contato com o material Observação da evolução
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA PASSEIO Promover a interação ao contexto social Estimular a percepção do meio ambiente Estimular a observação e o contato com os elementos da natureza Explorar o ambiente reforçando e promovendo a generalização dos conceitos Trabalhar o aspecto cognitivo, sensorial, perceptivo e comportamental Explorar os aspectos afetivos e psicomotores Vivenciar as atividades Treinamento social e lazer Aprendizagem bilateral
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA HIGIENE Habilidades e independência no auto-cuidado LANCHE Uso adequado de talheres Hábitos alimentares Partilha ou respeito
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA ESCOVAÇÃO Habilidades e independência no auto-cuidado RECREIO Integração, interação e adequação comportamental a ambientes não estruturados
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA TRABALHO Atividades dirigidas, habilidades novas (emergentes) Dividir tarefas em etapas Ajudas físicas Dicas verbais Uso do reforço
ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA RECREAÇÃO Atividades lúdicas, jogos simples, manipulação de objetos (sucata) SAÍDA Organização da sala e despedida
INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR Olhar nos olhos. Articular devagar, utilizar gestos e mímicas ou ainda dicas físicas. Colocar limites de forma clara, com frases curtas e simples. Cumprir as promessas; não fazer ameaças impossíveis.
INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR Evitar mudanças bruscas de rotina e, quando acontecerem, comunicar ao aluno. Propiciar, quando necessário, um momento para descanso, para a liberdade. Manter um ambiente organizado, limpo, com poucos estímulos visuais. Evitar comentários inadequados perto da criança, não menosprezando sua capacidade de compreensão e discernimento.
INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR Pegar pela mão, sem arrastar. Falar no nível da criança: tanto de compreensão quanto no nível físico, para manutenção do contato com os olhos da criança. Concluir as atividades propostas (devem ser vivenciadas de modo agradável, respeitando a fase do desenvolvimento na escolha das mesmas). Diminuir a quantidade e aumentar a qualidade dos estímulos dados.
INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR Descrever o comportamento desejado com precisão e clareza. Ter cuidados com objetos e brinquedos de grande interesse expostos. Envolver a família.
INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR Demonstrar estabilidade emocional e constância de humor. Buscar sempre capacitação e reciclagem, sendo auto-crítico no trabalho. Valorizar cada aquisição, e mesmo as tentativas.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL Obrigada! Sejam felizes!
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