PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
ROSANE PRIGOL DOS SANTOS
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
ÁREA DE CONHECIMENTO MATEMÁTICA.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Desperdiçar ou economizar
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Área do conhecimento: Biologia
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Discutindo práticas em Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto aquecimento Global
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
GEOGRAFIA.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Parâmetros Curriculares Nacionais
A Matemática da cesta básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Aula sobre o Brasil e suas regiões
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Conceitos e Procedimentos
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Professor(es) Apresentador(es):
Docente: Dr. Arthur Vianna
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Formação continuada 4º Encontro
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA

ÁREA DE CONHECIMENTO: Matemática e Geografia NIVEL: Ensino Fundamental SÉRIE/BIMESTRE: 6ª série/ 4º bimestre TÍTULO DO PROJETO: A Questão ambiental no Brasil

CONCEITOS: Cálculo de área; Porcentagem e resolução de problemas; Regra de Três; Análise de dados e construção de gráficos; Ecossistemas brasileiros ameaçados; Ecossistemas urbanos e rurais; Desmatamento da Amazônia; Problemas ambientais causados pelo desmatamento; Biodiversidade;

PRÉ-REQUISITOS: Localização, noção de espaço e tempo; Conhecer a diversidade brasileira de fauna e flora; Saber as operações matemáticas ( adição, subtração, multiplicação e divisão); Interpretação e coletas de dados para resolução de situações problemas;

OBJETIVOS Interpretar mapas das diversas áreas a serem analisadas; Identificar os problemas destas áreas devido à questão ambiental; Elaborar um argumento em defesa do ambiente; Solucionar problemas que envolvam cálculo de área;

Solucionar problemas que envolvam cálculo de área; Compreender o conceito de porcentagem e resolver problemas; Interpretar dados e apresentá-los através de gráficos; Resolver situações problemas através de regra de três.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS: Computador: Pesquisar dados atuais sobre as regiões do país onde acontecem queimadas, as causas e os problemas decorrentes desse tipo de intervenção na natureza; Utilizar os mapas através do programa oferecido pelo google earght no laboratório de informática; Vídeo: Uma Verdade Inconvêniente Música:Planeta Água (Chitãozinho e Xororó)

CONTEXTO: Esta aula deverá ser ministrada em sala de aula e subsidiada com: som, vídeo, livros, revistas, jornais , e sala de informática com um computador para cada três alunos;

TEMPO PREVISTO Um bimestre

METODOLOGIA Aluno Realizar leituras para que ocorra um primeiro contato com o tema, bem como discussão de informações veiculadas em jornais, revistar, internet contextualizando e explorando dados estatísticos; Delinear o retrato do ambiente do meio em que estamos inseridos na realização de atividades propostas e jogos contextualizados;

Organizar dados e construção de recursos visuais adequados destacando aspectos relevantes a questão ambiental, sintetizando informações; Responder de forma argumentativa às perguntas expostas nas atividades; bem como solucionar as questões de âmbito matemático individualmente e/ou em grupos;

Pesquisar com o apoio das ferramentas tecnológicas temas como: Legislação Ambiental, Biodiversidade, Ecossistemas ameaçados, Animais em risco de extinção, Acidentes ambientais e seus impactos, Problemas ambientais urbanos movimentos e organizações ambientalistas, reciclagem.

Professor Mediar e orientar os alunos na realização das atividades propostas, intervindo sempre que necessário, fazendo com que o aluno se sinta parte integrante do processo de ensino e aprendizagem; Oportunizar um ambiente de interação entre professor/aluno e aluno/aluno;

Acompanhar cada aluno, incentivá-lo, resolver suas dúvidas, divulgar as melhores descobertas, complementando, questionando e relacionando com o conteúdo trabalhado.

AVALIAÇÃO A avaliação inclui uma variedade de recursos para a aprendizagem, tais como a resolução de problemas, o uso de tecnologias, o desenvolvimento das atividades solicitadas na forma de textos escritos, questionários, pesquisas.

Serão critérios de avaliação: participação, interesse, desempenho na realização das atividades e questões levantadas; interação com as tecnologias utilizadas; textos escritos; resolução de exercícios; prova oral e/ou escrita. O aluno tem a liberdade de retomar e realizar as atividades novamente, buscando uma melhor compreensão das mesmas.