FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
Exercício:Vamos fazer um Perfil do cargo:
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Função AGREGAR PESSOAS:
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Qualidade Total.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Profª. Selma Maria da Silva
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Desenvolvimento organizacional
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Glauce-Mônica Vilela Souza
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Conceitos e Perfil do Profissional
Treinamento e Desenvolvimento - T&D
A Importância da Educação Continuada
Levantamento das necessidades de treinamento
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Modelos de Desenhos de Cargos: Modelo Clássico
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Estratégia Organizacional
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Subsistema de Desenvolvimento
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Teoria Geral da Administração
PROCESSOS DE TREINAMENTO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Características Básicas das Empresas
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
PROCESSO SELETIVO.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Balanced Scorecard.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Universidade Corporativa Procenge
Classificando as competências
Mentoring Coaching.
Treinamento e Desenvolvimento
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Avaliação de Desempenho
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO Gestão de Pessoas TACHIZAWA, et.al Gestão com Pessoas (pegar capítulo 9 na xerox) FRANÇA, Limongi Práticas de R. Humanos(pegar cap 5 na xerox)

Treinamento Custo ou investimento? Por que treinar? Deficiências nas escolas e faculdades; Adaptação ao cargo aos novos recém- contratados; Constante evolução tecnológica; Desenvolvimento do inesgotável potencial humano.

OBJETIVOS DO TREINAMENTO A tendência da organização do futuro é o treinamento a toda equipe e assim conferir maior autoridade aos colaboradores. O resultado da organização é o trabalho de todos os setores, por isso, o treinamento deve ser a todos que a compõem. OBJETIVOS DO TREINAMENTO Preparar para execução imediata de tarefas; Dar oportunidade para contínuo desenvolvimento de pessoal; Mudar a atitude em relação ao clima e motivação organizacional.

Desenvolvimento de pessoas Qualquer tentativa de melhorar o desempenho gerencial pela divulgação de conhecimento, mudança de atitudes ou aumento de habilidades. Enquanto o treinamento visa o a compreensão de habilidades no cargo atual, o desenvolvimento está mais focalizado no crescimento pessoal do colaborador e visa à carreira futura.

Objetivos das etapas do processo de treinamento As ações de treinamento deve estar ligado ao interesse estratégico do negócio e alinhado aos desafios do mercado. São elas: Formação de pessoal Capacitação Atualização/reciclagem Readaptação Formação de gerentes e supervisores Clima organizacional

Treinamento Educação profissional- é a educação institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Compreende três etapas distintas: Formação profissional: educação que prepara para a profissão Aperfeiçoamento ou desenvolvimento profissional: educação que prepara para uma carreira dentro da profissão Treinamento: educação que adapta o homem para um cargo ou função

Etapas de elaboração de um programa de treinamento DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 1- DIAGNÓSTICO 1.1Análise organizacional- Estudo sobre os objetivos da organização, ambiente tecnológico, as características dos empregados e o clima organizacional. 1.2 Análise das operações e tarefas-requisitos para o bom desempenho do cargo. Quais as competências que cada cargo abrangido exige? CONHECIMENTOS- o que os funcionários devem saber HABILIDADES- o que os funcionários devem saber fazer COMPORTAMENTOS ou ATITUDES- as formas como cada indivíduo se comporta.

Etapas de elaboração de um programa de treinamento 1- DIAGNÓSTICO B)- Quais são as habilidades e atitudes para cada cargo? As habilidades de cada cargo são classificadas em três grupos: HABILIDADES VOLTADAS À INTERAÇÃO PESSOAL HABILIDADES VOLTADAS AO PROCESSO E A QUALIDADE: raciocínio holístico e analítico. HABILIDADES VOLTADAS À OBTENÇÃO DE RESULTADOS: delegar, sintetizar e negociar. Quando perguntamos as habilidades requeridas do colaborador ao superior, ele não hesita em afirmar que ele deverá possuir todas em alto grau- a síndrome do SUPER-HOMEM.- Visão falha e errônea 1.3 Análise individual e por equipe- entrevistas com os gerentes, questionários, resultado da avaliação de desempenho, solicitação da gerência

Planejamento de um treinamento A)Perfil das pessoas na organização: ENTREVISTA COM OS GERENTES; QUESTIONÁRIOS; RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO; AVALIAÇÃO FEITA PELO SUPERVISOR; OBSERVAÇÃO DIRETA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS; SOLICITAÇÕES DA GERÊNCIA. B) Identificação e validação de talentos O que se quer medir é o talento da pessoa, identificar o potencial ainda não desenvolvido. Portanto, ainda não existe instrumento disponível capaz de dizer se uma pessoa irá ou não adotar certo comportamento ou habilidade. O talento para determinada competência não significa que a pessoa o desenvolverá. Depende de aspectos: financeiros, situação profissional, pessoal, familiar e satisfação com o trabalho.

Etapas de elaboração de um programa de treinamento 2- PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO Definir claramente o objetivo de treinamento; Dividir em módulos ou partes o trabalho a ser desenvolvido; Escolher o método ou partes o trabalho a ser desenvolvido; Definir os recursos; Definir o público-alvo. 3- EXECUÇÃO DO TREINAMENTO Envolve o binômio instrutor/aprendiz: Treinamento de integração: visa adaptar o funcionário à organização; Treinamento técnico-operacional: capacita para a execução de tarefas específicas à sua categoria profissional Treinamento gerencial: visa desenvolver competência técnica, administrativa e comportamental Treinamento comportamental: visa solucionar problemas de relacionamento.

Etapas de um treinamento 3- EXECUÇÃO DO TREINAMENTO Conhecimento se aprende estudando. As formas mais comuns de aprendizado são: ESCOLARIDADE FORMAL CURSOS LEITURA DIRIGIDA- o instrutor apenas organiza e monitora as leituras dos textos escolhidos. Habilidades- se desenvolvem por intermédio de exercícios. Podem ser motoras ou intelectuais. As habilidades mais comuns são: WORKSHOPS- exercício de alguma habilidade. SIMULAÇÕES- simulam situações da vida real. Ex: jogos de Empresa. TAREFAS REAIS- estágios, rotação de cargo, tarefas temporárias.

Etapas de um treinamento Comportamento- são desenvolvidos mediante decisão pessoal e Avaliação de desempenho. Grupos de avaliação de desempenho: reunião de pessoas de mesmo nível hierárquico(4 a 6 pessoas) passam por um treinamento. Orientação por um facilitador: requer tempo e preparo do facilita- dor para orientar o pupilo. Este facilitador é o chamado coaching.

Etapas de elaboração de um programa de treinamento 4- AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS AVALIAÇÃO DE APRENDIZADO: testes, exercícios ou questionários AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: é a opinião do grupo e serve de feedback para melhoria dos programas. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: através de entrevistas com supervisores e participantes, produtividade antes e depois e outros indicadores de desempenho.

Níveis e Técnicas de treinamento 1. GERENCIAL: Ocupantes de cargos de gerência; 2 .TÉCNICO: áreas específicas; 3. MÉDIO: empregados com pouca escolaridade; 4. AMPLO: todos os empregados, por exemplo, curso da área de Relações humanas. * TÉCNICAS: TREINAMENTO NO TRABALHO (formais e universidade corporativa) TELETREINAMENTO/ VIDEO CONFERÊNCIA TREINAMENTO COMPUTADORIZADO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES INDAGAÇÕES: Por que treinar? Como treinar? Em que treinar? Quando treinar? Quem treinar?

Case sobre treinamento O chefe de uma oficina de manutenção solicitou treinamento para os artífices que realizavam o ajuste de uma peça localizada embaixo dos trens. O setor de treinamento contratou então uma firma especializada, que ministrou um curso muito elogiado pelos participantes. Findo o curso, porém, o problema persistiu. Somente quando um analista de treinamento visitou à oficina de manutenção foi possível constatar a verdadeira causa do problema: o fosso onde os operários trabalhavam era muito raso,obrigando uma posição ergonomicamente desfavorável. Uma vez corrigido esse defeito, os operários passaram a executar sua tarefa corretamente.

Desenvolvimento de carreiras Necessidade da organização Necessidades individuais da carreira Consequências Quais os principais itens estratégicos para os próximos anos? Conhecimentos e Habilidades necessários; * Níveis de pessoas requeridos. Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Como posso encontrar oportunidades de carreira dentro da organização que: Utiliza minhas forças e competências ; * Proporcione desafios; * Atenda meus interesses; * Utilize meu estilo pessoal. Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Os funcionários estão se desenvolvendo de maneira que junte sua eficácia e satisfação com alcance dos objetivos estratégicos da organização?

VÍDEO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO- PARTE1

VÍDEO DE TREINAMENTO -TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARTE 2

VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO COMPORTAMENTAL

VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO CONHECIMENTO