Estrutura e modelos de negócios na Web Prof. Eduardo
Internet, Intranet e Extranet Internet: rede pública 2 variantes: Intranet: rede privada Extranet: acesso remoto
Internet: e-Business x e-Commerce Representações: (possibilidades de realização de negócios entre empresas e consumidores) B BUSINESS (Empresas) C CONSUMER (Consumidores) 2 TO (para)
Internet: e-Business x e-Commerce B2B e-Business - Negócios realizados pelas próprias empresas. Ex: negócios entre bancos, indústrias e comércio. B2C e-Commerce - Empresas fornecem produtos e serviços para os consumidores. Ex: Submarino, Americanas, Polishop, etc.
Internet: e-Business x e-Commerce C2C - Ex: sites de leilão virtual como o E-Bay, ou o nosso Mercado Livre. C2B - o melhor exemplo são alguns testes realizados em empresas aéreas na relação cliente empresa. O consumidor sugere um valor para uma viagem e fica no aguardo, quando a empresa ver que terá um avião com vagas disponíveis pode aceitar a oferta ou não.
E-LEARNING EAD Mídias não necessariamente digitais (TV, rádio, carta, etc.) E-Learning utiliza a estrutura da Internet
E-LEARNING Aplicações empresariais: - possibilitar formação continuada a seus funcionários - capacitar - 2 formas: síncrono (tempo real) e assíncrono.
TRABALHO REMOTO (TELETRABALHO) Não deixa de ser um estratégia de trabalho em grupo, ou equipe, aproveitando dos recursos residenciais, ou de campo, viabilizando o trabalho através de recursos computacionais.
TRABALHO REMOTO (TELETRABALHO) E-Learning ensino Trabalho Remoto possibilta o profissional trabalhar em qualquer lugar com acesso à Web, inclusive da sua residência (home-office).
TRABALHO REMOTO (TELETRABALHO) Utiliza ferramentas de comunicação como: telefone, fax, computadores, correio eletrônico e outras Tecnologias de Informação para realizar o trabalho e comunicar com os clientes e/ou empresa. A própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) define como a forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separaçào física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação.
Veja: No ENDEAVOR: “O que a sua empresa ganha com a Internet?” “E-commerce: Como vender pela Internet” “Gente: A Melhor Estratégia” “Propriedade Intelectual, seu maior ativo!”