A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO
Advertisements

Teoria Comportamental da Administração
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Comportamento do Consumidor
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
15:20.
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Comportamento do Consumidor
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Principais características da Abordagem Comportamental
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
MOTIVAÇÃO.
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Administração Geral - Aula 04
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Conceito de Pirâmide de Maslow
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
As pessoas levam para o ambiente
Prof. Esp. Diego Louzzada
Organização, Sistemas e Métodos
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Prof.: Ms. José Vicente.
Visão de Herzberg da relação satisfação-insatisfação.
Abordagem Comportamental da Administração
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Teoria Comportamental da Administração
Escola Relações Humanas
TEORIA COMPORTAMENTAL
Abordagem Comportamental da Administração
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
Stelita Silva Gestão de Pessoas Stelita Silva
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
MOTIVAÇÃO.
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZAÇÕES I Prof. Ms. Carlos Roberto Torres Damião.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental Augusto Cardoso

Mc Gregor (Teoria Y); McGREGOR: As estratégias de liderança são influenciadas pelas crenças do líder acerca da natureza humana. Ele desenvolveu duas teorias para ilustrar tal situação. Teoria X e Y.

TEORIA X TEORIA Y O ser humano é avesso ao trabalho. O ser humano vê o esforço físico e mental no trabalho de forma tão natural quanto querer descansar. A maioria das pessoas precisa ser controlada, dirigida, coagida e punida, para que finalmente trabalhe A maioria das pessoas busca naturalmente se autocorrigir, para atingir os objetivos que se propuseram alcançar. O ser humano não consegue assumir responsabilidades. O ser humano não só aprende a aceitar as responsabilidades, como passa a procurá-las. A participação dos funcionários é um instrumento de manipulação dos mesmos. A participação dos funcionários é uma forma de valoriza suas potencialidades intelectuais, como: imaginação e criatividade. O líder adota um estilo autocrático O líder adota um estilo participativo. A motivação por estímulo só funciona até certo ponto e a autoridade passa a ser fundamental para assegurar a direção e o controle sobre os funcionários. Sua viabilidade é possibilitada através do esclarecimento das exigências gerais do trabalho, do estabelecimento de metas, de um processo gerencial para prazos limitados e da avaliação dos resultados O ser humano prefere ser dirigido, ter pouca responsabilidade, pouca ambição e ter garantia do trabalho.

Maslow As necessidades humanas obedecem a uma ordem de importância Esses ordens de importâncias podem ser dispostas numa hierarquia como em uma pirâmide: Na base estão as necessidades básicas No topo as mais importantes

São cinco as necessidades do indivíduo Necessidades fisiológicas: nível mais baixo de pirâmide (extrínsecas ao individuo/natureza); Alimentação, repouso, abrigo, exercícios, sexo etc. estão ligadas a sobrevivência da pessoa Necessidade de segurança: o segundo nível surge quando o primeiro nível é razoavelmente satisfeito. Refere-se a segurança, a busca pela proteção contra a ameaça, à fuga ao perigo.

Necessidades sociais: como o segundo o terceiro nível surge quando os dois primeiros estão razoavelmente satisfeitos. Algumas das necessidades sociais são: de afeto, de participação de aceitação por parte do grupo, de amizade etc. Necessidade de auto-estima: ele envolve autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de Status, de prestígio etc. Necessidade de realização do potencial: são as que estão no topo da hierarquia estão ligadas ao autodesenvolvimento pessoal e profissional.

A hierarquia das necessidades, segundo Maslow Auto-realização Férias, cursos universitários, organização de caridades Necessidade de estima Status, respeito,auto-estima Parcas de prestígio Necessidades sociais Amizade, amor, filiação, associação Títulos de sócios em clubes, cartões de agradecimentos Necessidades de segurança Segurança física e financeira Fechaduras, seguros Necessidades fisiológicas Farinha, feijão, água encanada

Teoria das Necessidades (Herzberg) A teoria de Frederik Herzberg, trata da motivação no trabalho e composto por fatores externos e internos.

Fatores interno / fatores motivacionais: responsabilidade, reconhecimento e realização, estão intimamente relacionados com a satisfação no trabalho. Os fatores externos / fatores higiênicos: condições de trabalho, benefícios, salários, ambiente físico. Estão relacionados com a insatisfação,