Escola do Comportamento Humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO
Advertisements

Teoria Comportamental da Administração
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
Função Aplicação de pessoas:
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Administração – Principais correntes
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Gestão de Recursos Humanos
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Principais características da Abordagem Comportamental
Principais características da Escola de Relações Humanas
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Administração Geral - Aula 04
Professora Andréia Vicente
Behaviorismo: Rompe com enfoques prescritivos “ingênuos” da Administração Científica e Relações Humanas Incorpora a sociologia da Burocracia em todas as.
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
As pessoas levam para o ambiente
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Escola de Relações Humanas
Abordagem comportamentalista
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Comportamental da Administração
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Capítulo 1 A administração hoje.
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Teoria Comportamental da Administração
TEORIA COMPORTAMENTAL
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
1 1.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Curso de Administração Disciplina: TGA
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZAÇÕES I Prof. Ms. Carlos Roberto Torres Damião.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
A evolução do pensamento administrativo
Transcrição da apresentação:

Escola do Comportamento Humano Augusto

A TEORIA DOS COMPORTAMENTALISTAS A teoria dos comportamentalistas ou A Escola do Comportamento Humano é a evolução da Relações Humanas, pois enquanto que a RH entende que o indivíduo é dotado de sentimentos e percepções, A Escola do Comportamento Humano, além de reconhecer esses aspectos, situa o indivíduo como agente de seu próprio progresso na medida que entende como participativo e não como mero espectador da realidade que o cerca.

A Escola das Relações Humanas os indivíduo possuem atitude, valores objetivos que precisam ser estimuladas para que se obtenha deles a eficiência. Comportamento Humano os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas.

Principais características da Abordagem da Escola de Relações Humanas Surge como evolução das teorias da escola de relações humanas; Recusa a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho; Percepção de que nem sempre os funcionários seguem comportamentos exclusivamente racionais ou essencialmente baseados em sua satisfação; Traz princípios da psicologia comportamental (estímulo/ resposta) para a administração; Procura responder à questão: “o que motiva as pessoas para agirem ou se comportarem do modo como o fazem?” Reflete crenças e realidade empresarial dos anos 50;

Principais teóricos Herbert Simon- Em seu livro Comportamento Administrativo que aborda o papel desempenhado pelos individuo na organização. Chester Barnard – pesquisa sobre as funções gerencias no livro As Funções Gerenciais Chris Argyres e Douglas McGregor - trabalhos e pesquisas a respeito dos conflitos vivenciados pelos indivíduos no ambiente organizacional

Herbert Simon (1916-2001). Economista e ganhador de prêmio Nobel de Economia de 1978. Em seu livro – Herbert Simon estuda e detalha o comportamento humano dentro das organizações, definindo o ser humano como parte dinâmico do processo organizacional, pensando, agindo e tomando decisões. A maior contribuição de Herbert Simon foi analisar o papel do indivíduo na organização de forma objetiva e realista.

ASPECTOS ORGANIZACIONAIS TRATADOS NA ESCOLA DO COMPRTAMENTO HUMANO McGREGOR Ele desenvolveu duas teorias contrastantes para ilustrar tal situação. É a chamada teoria X e Y. As estratégias de liderança são influenciadas pelas crenças do líder acerca da natureza humana.

AS TEORIAS X e Y Teoria Y Teoria X O ser humano é por natureza avesso ao trabalho O trabalho é tão natural quanto descanso A maioria das pessoas precisa ser corrigida e controlada A maioria das pessoas busca auto-corrigir naturalmente O ser humano não consegue assumir responsabilidade O ser humano não só aprende a ser responsável como passa a procurá-la

Visão central As empresas são vistas como ambiente de decisão; O enfoque está nas pessoas e são elas que definem seus comportamentos frente a situação com que deparam; O administrador deve conhecer e dominar os conceitos motivacionais para promover melhor qualidade de vida dentro das organizações e obter melhores resultados da equipe, O indivíduo, uma vez satisfeito em suas necessidades primárias (salários, benefícios, segurança), empenhar-se-á mais em suas funções dentro da empresa, procurando alcançar suas necessidades secundárias (reconhecimento profissional, auto-estima e realização pessoal), o que implica benefícios para a empresa.

Teoria de Frederik Herzberg Motivação no trabalho Fatores internos: Responsabilidade, reconhecimento e realização, estão intimamente relacionados com satisfação no trabalho ( fatores motivacionais) são intrínsecos a pessoas. supervisão, relações interpessoais, condições físicas de trabalho, salário, políticas e práticas administrativas. Fatores externos: benefícios, salários, ambiente físico, estão relacionados com a insatisfação, quando inexistentes ou inadequados. São os FATORES DE HIGIENE – quando ficam abaixo do nível aceitável, o resultado é a insatisfação com o trabalho. Fatores de higiene são importantes, mas, uma vez neutralizada a insatisfação, não geram resultados positivos. Apenas os fatores motivacionais conduzem ao melhor desempenho

Visão crítica Ao transferir a ênfase do estudo da estrutura para as pessoas, dos aspectos estáticos para a dinâmicos, podemos dizer que a teoria comportamental exagera ao tentar redefinir os conceitos de tarefa e de estrutura a partir da perspectiva humanística, dando a eles uma função mais democrática e humana, mas superestimando os valores psicológicos e sociológicos em total detrimento dos aspectos organizacionais definidos pela Teoria Clássica.