Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011

Módulo V Qualidade

Módulo V Gestão da Qualidade – Bibliografia Administração de Produção e Operações Henrique L. Corrêa / Carlos A Corrêa Editora Atlas

Evolução do Conceito de Qualidade – Antes: Qualidade no Produto, com ações de qualidade baseadas na segregação – Depois: Qualidade no Processo, com ações durante a execução do produto/serviço

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Gurus Juran Shewhart Deming Feigenbaum Ishikawa Shingo Taguchi Garvin

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Juran A qualidade deve ser planejada e seus custos devem ser apropriados Qualidade: – Requisitos que atendem a necessidade dos clientes – Ausência de deficiências

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Juran Custos da Qualidade – Custos de Prevenção – Custos de Avaliação – Custos das Falhas

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Juran Trilogia da Qualidade – Planejamento da Qualidade – Controle da Qualidade – Melhoria da Qualidade

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Juran Roadmap – Identifique os clientes – Identifique as necessidades dos clientes – Traduza as necessidades dos clientes em especificações – Desenvolva produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Juran Roadmap – Otimize as características dos produtos – Desenvolva as capacidades dos processos para produzir o produto – Teste os processos – Operacionalize os processos

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Shewhart Ciclo PDCA – Plan: identifique uma melhoria e faça um plano – Do: teste o plano – Check: O plano está funcionando? – Act: Implemente o Plano

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Deming Identificar e reduzir as causas de variações nos processos – Causas Naturais: Melhoria – Causas Especiais: Correção

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Deming 14 Pontos – Constância de Propósitos no sentido de melhoria dos produtos e serviços – Adote a filosofia e assuma a liderança da mudança – Abandone a inspeção como meio de obtenção de qualidade. Reduza as variações do processo

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Deming 14 Pontos – Não faça negócios somente com base no preço. Pense em confiança e fidelidade – Melhore sempre – Faça treinamento on the job – Liderança no lugar da chefia. Coordenação e Suporte

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Deming 14 Pontos – Elimine o medo – Elimine as barreiras entre os departamentos – Elimine os slogans motivacionais, se as causas forem sistêmicas – Elimine a gestão por objetivos com base em indicadores de quantidades

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Deming 14 Pontos – Remova as barreiras que impedem os trabalhadores de sentirem orgulho do seu trabalho – Crie um vigoroso programa de educação e automelhoramento – Caracterize a mudança como responsabilidade de todos

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Feigenbaum TQC – Total Quality Control (A Qualidade Assegurada) – Engenharia de Qualidade – Qualidade do Processo – Engenharia de Equipamentos da Qualidade

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Feigenbaum Qualidade Assegurada – Documentar atividades e procedimentos – Fazer o que foi documentado – Comprovar que o que foi documentado foi feito Precursor das Normas ISO

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Ishikawa Todos, na Organização, podem (e devem) contribuir com a qualidade e devem conhecer técnicas estatísticas básicas

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Ishikawa 7 ferramentas – Diagrama de Processo – Análise de Pareto – Diagrama de Causa e Efeito – Diagramas de Correlação – Histogramas – Cartas de Controle de Processos – Folhas de Verificação

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Ishikawa CCQ – Contribuir para a melhoria da empresa – Respeitas as relações humanas – Desenvolver capacidades

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Shigeo Shingo ZQC: Zero-Defect Quality Control – Erros provocam defeitos. Elimine os erros e os defeitos não aparecerão – POKA YOKE

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Shigeo Shingo POKA YOKE – Detecção: Pino / Dígito de Controle / Ventilador – Minimização: Fusíveis / Termostatos – Facilitação: Indicação por cores – Prevenção: Conexão de Periféricos / Escadas Rolantes – Substituição: Injeção Eletronica – Eliminação: Chaves seletoras 110/220

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – Genichi Taguchi A qualidade é definida pelas perdas que o produto impõe à Sociedade – Método de Taguchi – Projeto de Experimentos Projeto dos Sistemas Projeto dos Parâmetros Projeto das tolerâncias

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – David A Garvin A qualidade como critério competitivo: ser melhor que a concorrência nos aspectos da qualidade que o cliente considera importantes. (Visão estratégica da qualidade)

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – David A Garvin As 8 dimensões da qualidade: – Desempenho – Características ( aspectos extras ) – Confiabilidade (freqüência de falhas) – Conformidade – Durabilidade – Manutenção – Estética – Qualidade percebida

Bases da Qualidade Pós-Taylorista – David A Garvin Planejamento da Qualidade – Definição da Qualidade – Comparação com a concorrência – Definição das alavancas internas para o melhoramento – Plano de Ações

Aplicabilidade – Conceitos Fortes. Comprometimento – Técnicas Adequadas e Corretas – Treinamento

Tarefa Módulo 7 – Analisar quais dos conceitos apresentados são utilizados na sua empresa – Analisar quais dos conceitos apresentados não são mas deveriam ser utilizados na sua empresa. Porque? – Como seria um plano de ação para sua implementação?