FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

BENCHMARKING.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Sistema de Informação Gerencial
Função Aplicação de pessoas:
Consultoria Empresarial
CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração Financeira III
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Processo Administrativo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
CONSULTORIA EMPRESARIAL
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
Avaliação Psicológica
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Controladoria Aula 6 Profª Karine R. de Souza ..
Comportamento Organizacional
Análise administrativa
Profª. Selma Maria da Silva
Prof. Msc. Magali de Macedo
Equipe de Gestão.
Planejamento estratégico
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Medidas de valor final e retorno de investimento em avaliação de TD&E Luciana Mourão, Jairo E. Borges-Andrade e Tatiana Junqueira Salles Por Luana Araújo.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Sistemas de informação para processos produtivos
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Planejamento Estratégico
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. ANÁLISE ADMINISTRATIVA É um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos.
Consultoria Empresarial
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Aula 7 Processos Administrativos
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Disciplina: Controladoria
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Variáveis Básicas do D.O.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desenvolvimento Organizacional - DO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Princípios de gestão da qualidade
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Contabilidade Gerencial
Mudança Organizacional
Transcrição da apresentação:

FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

DOENÇAS EMPRESARIAIS ECONÔMICAS - Retorno nulo ou irrisório sobre o capital investido - Retorno baixo sobre o ativo total   FINANCEIRAS - Despesas financeiras elevadas - Alta necessidade de capital de giro - Alta influência de capital de terceiros

DOENÇAS EMPRESARIAIS TÉCNICAS - Alto nível de reclamações e devoluções de clientes Alta dependência tecnológica externa  MERCADOLÓGICAS - Processo de distribuição inadequado - Preços inadequados - Falta de competitividade -  Baixo retorno das campanhas promocionais

DOENÇAS EMPRESARIAIS ADMINISTRATIVAS - Inadequada utilização dos recursos disponíveis - Trabalhos repetidos COMPORTAMENTAIS - Falta de motivação -  Baixo nível de coesão -  Alto nível de atritos - Alto nível de rejeição a mudança

PROCESSO DA ANÁLISE ORGANIZACIONAL

CONDIÇÕES ÓTIMAS PARA A REALIZAÇÃO DA ANÁLISE ADMINISTRATIVA o apoio da administração estratégica, inclusive definindo as diretrizes gerais do projeto de mudança; possuir a equipe de trabalho responsável pelo projeto uma perspectiva global da empresa; procurar, no planejamento da solução dos problemas, a integração das necessidades individuais e organizacionais; considerar a organização um sistema aberto, necessitando, portanto, de compatibilização não só com o meio ambiente externo, mas também dos diversos e diferenciados subsistemas internos.

DIFICULDADES BÁSICAS A SEREM SUPERADAS estabelecer contatos iniciais da equipe com os responsáveis pela organização e/ou unidade organizacional diretamente envolvida, permitindo uma identificação preliminar da situação-problema; dar informações à equipe diretamente envolvida no processo, expondo as razões da intervenção e dos possíveis objetivos visados; estruturar o processo de forma a possibilitar a participação da força de trabalho no andamento do projeto, através de reuniões, seminários de treinamento, entrevistas, questionários e outros recursos análogos; emitir relatórios periódicos, sempre que oportuno e conveniente, noticiando o andamento dos trabalhos.

Richard Beckhard “ Administração tem um problema com dois braços: Um é: Como se toma toda a energia humana e a canaliza em direção à missão da organização. O outro é como se organiza o trabalho, os padrões de comunicação, a tomada de decisão, as normas e valores, as regras básicas, de modo que as necessidades dos indivíduos, de realização, satisfação e coisas semelhantes, sejam encontradas de maneira significativa no local de trabalho. A questão é como administrar o dilema e não como administrar um dos braços dos problemas. O desenvolvimento organizacional tenta totalizar e organizar a interação entre ambos os braços”

O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

DESENVOVIMENTO ORGANIZACIONAL Conceito “ É um processo sistemático, administrado e planejado de mudança de cultura, sistema e comportamento de uma organização, visando melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos”

O MODELO DO DES.ORG Diagnostico é a avaliação da situação e a descrição de uma adequada estratégia de mudança. Nesta fase a Alta administração deve definir quem realiza o estudo e quais as áreas a serem estudadas.   Intervenção é uma tentativa sistemática de correção de uma deficiência organizacional, apontada no diagnostico. Acompanhamento é a avaliação dos resultados – Comparação com os objetivos propostos, comparação com a situação anterior, avaliação dos participantes do processo. Feedback é o fluxo de informações – relevante, compreensível, descritivo, verificável, limitado, controlável, comparativo e permanente.

ICEBERG ORGANIZACIONAL Objetivos, Políticas, Normas, Comunicação, Estrutura e desempenho Opiniões, valores, sentimentos, Poder relações informais, conflitos, problemas comportamentais.

TECNICAS DE LEVANTAMENTO Levantamento de registros Entrevistas Questionamentos Observação Direta

CAUSAS DE RESISTÊNCIA À MUDANÇA   CAUSAS DE RESISTÊNCIA À MUDANÇA Egoísmo provinciano – medo de perder o poder Má compreensão – boatos Baixa tolerância – ameaça - Avaliações diferentes – analisem especificas, setoriais.

ESTRATÉGIAS PARA RESISTENCIA Educação e Comunicação Participação e Envolvimento Negociação Coerção – prazo curto

A CULTURA ORGANIZACIONAL

Crenças sobre o modo certo de comportamento Heróis Pessoas que transmitem os valores centrais (presentes ou passados) Ritos e rituais Celebrações e eventos enfatizando os valores centrais Símbolos Linguagem e formas que conduzem aos valores centrais Estórias Contos sobre fatos que conduzem aos valores centrais VALORES Crenças sobre o modo certo de comportamento NÚCLEO DA CULTURA

CONCLUSÃO “As mudanças só serão permanentes, duradouras e profundas se atingirem a cultura da organização.”