DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE 1. INTRODUÇÃO Qual a real situação interna e externa? O mais real possível Considerar: O ambiente e suas variáveis Oportunidades e ameaças Pontos fortes e pontos fracos Processo contínuo Benchmarking
Diagnóstico Estratégico 2. COMPONENTES 2.2 Valores Princípios e crenças fundamentais Forte ligação com questões éticas e morais 2.2 Análise Interna e externa Pontos fortes: variáveis internas e controláveis Pontos fracos: variáveis internas e controláveis Oportunidades: variáveis externas e não controláveis Ameaças : variáveis externas e não controláveis
Diagnóstico Estratégico 2.3.1 Análise externa Empresa x ambiente externo Oportunidades x ameaças Ambientes Direto ou operacional Indireto ou Macroambiente Aproveitar oportunidades Absorver ou adaptar-se às ameaças Empresa é parte integrante do ambiente Análise ambiental: Resolver um problema imediato Identificar futuras oportunidades ou ameaças Fontes de informação Pesquisas IBGE, Universidades, bolsa de valores, sociedade de classes, etc
Diagnóstico Estratégico Tipos de oportunidades Naturais Evolução Inovação Ameaças Aceitáveis Inaceitáveis
Diagnóstico Estratégico Fator ou foco de análise Quanto à informação que se utilizará Processo de integração Tecnologia Governo Sistema financeiro Sindicatos Comunidade Ramos de negócios Clientes Peculiaridades do mercado Aspectos básico Concorrentes Fornecedores
Diagnóstico Estratégico 2.3.2 Análise interna Deficiencias (pontos fracos) Qualidades (pontos fortes) Ponto Neutro Funções analisadas Marketing Sistema de distribuição Produtos e serviços atuais Pesquisa de mercado Equipe de vendas Novos produtos e serviços Promoção e propaganda Política mercadológica
Diagnóstico Estratégico Finanças Índices financeiros Índices de mediada de liquidez Ativo imobilizado Estoque/capital de giro líquido Índices de dívidas Período de cobranças Produção Instalações Equipamentos Processos Programação e controle Qualidade Sistema de custos Pesquisa e desenvolvimento Suprimentos
Diagnóstico Estratégico RH Importancia que a empresa lida Recrutamento e seleção Rotatividade Absenteísmo Plano de cargos e carreira Plano de benfícios Clima organizacional Aspectos organizacionais Estrutura organizacional Políticas Normas e procedimentos Sistema de planejamento Controle de qualidade Conhecimento das necessidades dos clientes
Diagnóstico Estratégico Nível de controle Eficiencia Eficácia Efetividade Critérios para avaliar um assunto Base histórica Opiniões pessoais Consultoria Literatura Orçamentária Obtenção de informação Conversa pessoal Questionário Documentação
Diagnóstico Estratégico 2.3.3 Análise dos concorrentes Risco na estratégia Vantagem competitiva