DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
Projeto - Plano de Negócios
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Consultoria Empresarial
Planejamento estratégico de pessoas
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
1. CONCEITO 5 Dimensões Produção, finanças, marketing …
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Sistema de Informação Global
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Análise do Meio Ambiente
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Estratégia Empresarial
Planejamento de Campanha – A4
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Diagnóstico organizacional
Equipe de Gestão.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
PLANO DE NEGÓCIOS ROTEIRO BÁSICO.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Planejamento Estratégico
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
CIA DO CALÇADO LTDA. COMÉRCIO VAREGISTA VISÃO SER A MAIOR REDE DE LOJAS DO RAMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL ATÉ 2020.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Planejamento Organizacional Integrado
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
O plano de Comunicação Como escrever?.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento estratégico
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE 1. INTRODUÇÃO Qual a real situação interna e externa? O mais real possível Considerar: O ambiente e suas variáveis Oportunidades e ameaças Pontos fortes e pontos fracos Processo contínuo Benchmarking

Diagnóstico Estratégico 2. COMPONENTES 2.2 Valores Princípios e crenças fundamentais Forte ligação com questões éticas e morais 2.2 Análise Interna e externa Pontos fortes: variáveis internas e controláveis Pontos fracos: variáveis internas e controláveis Oportunidades: variáveis externas e não controláveis Ameaças : variáveis externas e não controláveis

Diagnóstico Estratégico 2.3.1 Análise externa Empresa x ambiente externo Oportunidades x ameaças Ambientes Direto ou operacional Indireto ou Macroambiente Aproveitar oportunidades Absorver ou adaptar-se às ameaças Empresa é parte integrante do ambiente Análise ambiental: Resolver um problema imediato Identificar futuras oportunidades ou ameaças Fontes de informação Pesquisas IBGE, Universidades, bolsa de valores, sociedade de classes, etc

Diagnóstico Estratégico Tipos de oportunidades Naturais Evolução Inovação Ameaças Aceitáveis Inaceitáveis

Diagnóstico Estratégico Fator ou foco de análise Quanto à informação que se utilizará Processo de integração Tecnologia Governo Sistema financeiro Sindicatos Comunidade Ramos de negócios Clientes Peculiaridades do mercado Aspectos básico Concorrentes Fornecedores

Diagnóstico Estratégico 2.3.2 Análise interna Deficiencias (pontos fracos) Qualidades (pontos fortes) Ponto Neutro Funções analisadas Marketing Sistema de distribuição Produtos e serviços atuais Pesquisa de mercado Equipe de vendas Novos produtos e serviços Promoção e propaganda Política mercadológica

Diagnóstico Estratégico Finanças Índices financeiros Índices de mediada de liquidez Ativo imobilizado Estoque/capital de giro líquido Índices de dívidas Período de cobranças Produção Instalações Equipamentos Processos Programação e controle Qualidade Sistema de custos Pesquisa e desenvolvimento Suprimentos

Diagnóstico Estratégico RH Importancia que a empresa lida Recrutamento e seleção Rotatividade Absenteísmo Plano de cargos e carreira Plano de benfícios Clima organizacional Aspectos organizacionais Estrutura organizacional Políticas Normas e procedimentos Sistema de planejamento Controle de qualidade Conhecimento das necessidades dos clientes

Diagnóstico Estratégico Nível de controle Eficiencia Eficácia Efetividade Critérios para avaliar um assunto Base histórica Opiniões pessoais Consultoria Literatura Orçamentária Obtenção de informação Conversa pessoal Questionário Documentação

Diagnóstico Estratégico 2.3.3 Análise dos concorrentes Risco na estratégia Vantagem competitiva