PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA 1. INTRODUÇÃO Objetivos de um P.E. Conhecer e melhor utilizar pontos fortes Conhecer e eliminar ou adequar pontos fracos Conhecer e usufruir de oportunidades Conhecer e evitar ameaças Ter um efetivo plano de trabalho Resultado de um P.E. Direcionar esforços Consolidar: visão, missão, macroestratégias, etc. Agenda de trabalho por um período de tempo
Planejamento Estratégico 2. FASES PARA IMPLEMENTAÇÃ DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2.1 Diagnóstico Como se está? Onde se quer chegar? Identificação da visão Identificação de valores Princípios Crenças Questões éticas
Planejamento Estratégico Análise externa Mercado Evolução tecnológica Fornecedores Aspectos políticos
Planejamento Estratégico Entidades de classes Variáveis ambientais Econômicas Sociais
Planejamento Estratégico Demográfica Política Culturais
Planejamento Estratégico Tecnológica Legais Ecológica
Planejamento Estratégico Análise interna Produtos e serviços atuais Tecnologia Sistema de informação Estrutura organizacional Análise dos concorrentes Vantagem competitiva Colocar-se no lugar da concorrente e fazer a análise interna e externa
Planejamento Estratégico 2.2 MISSÃO Definição da missão Motivo central da existencia A quem se atende? Propósitos atuais e potenciais Cenário Possibilidades futuras Postura estratégica Macroestratégias Macropolíticas
Planejamento Estratégico 2.3 INSTRUMENTOS PRESCRITIVOS E QUANTITATIVOS Objetivos, desafios e metas Estratégias e políticas Projetos e planos de ação Projeções econômico-financeira 2.4 CONTROLE E AVALIAÇÃO Indicadores de desempenho Desvios dos objetivos Decisões corretivas Eficiencia e eficácia