FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
O ambiente organizacional
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Daciane de Oliveira Silva
PETI Planejamento Estratégico de TI
Administração Estratégica
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Apresentação do Projeto
Administração de Sistemas de Informação II
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Área de Negócios de Exploração e Produção
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
PLANO DE NEGÓCIO.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
BENCHMARKING.
Modelo de Excelência em Gestão
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Fazemos parceria com seus clientes para aumentar sua produtividade e lucros.
Teorias Modernas de Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Visão Missão e Organização
Por que estudar sistemas de informação?
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Excelência em Gestão.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
Missão, Visão e Objetivos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Instituição de Ensino São Francisco
Planejamento Estratégico
Planejamento Organizacional Integrado
Seu Agente de Mudança..
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Transcrição da apresentação:

FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência. Qual é o nosso negócio. O que somos em essência.

Pressupostos para a definição da Missão: Delimita a sua atuação no espaço de negócio escolhido. Procura estabelecer uma perspectiva comum sobre o futuro e sobre o papel da organização face à realidade. É o enunciado do papel que a organização pretende desempenhar em relação às oportunidades e ameaças apresentadas pelo seu ambiente de negócio Pressupostos para a definição da Missão: “Quem é e onde está o nosso cliente?” “Quem poderá vir a ser o nosso cliente?” “O que podemos fazer para manter os primeiros clientes e conquistar os demais?’ “O que compra nosso cliente?” “Como nossas competências distintivas poderão ser utilizadas para significar vantagem competitiva sustentável?”

Missão do Banco do Brasil Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender a expectativa dos clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre funcionários e a empresa e ser útil à sociedade.

Missão dos Correios Interconectar pessoas e organizações no Brasil e no mundo, garantindo o atendimento de suas necessidades de serviços de correios.

Missão da IBM Proporcionar soluções criativas e inovadoras de informação e que agreguem valor aos clientes.

Slogan A identidade de uma organização. Resume a sua missão. Define o seu negócio. Serve a sua marca.

Slogan – Exemplos Philips: Let´s make things better. Xerox: The Document Company. Microsoft: Inventando o que você precisa. Coca Cola: Curta Coca Cola. HSBC: Seu mundo de serviços financeiros. Intelig: Um jeito novo de fazer telecomunicações.

Visão A imagem do nosso futuro. Projeto de realização de objetivos. A criação do nosso destino. O que almejamos ser.

Visão do Banco Itaú Ser o Banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.

Visão Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida. É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca Onde desejamos colocar a organização e Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento. É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade. Características: Vinculada à realidade Flexível Atemporal Desafiadora Compartilhada

Fatores a serem considerados na elaboração da visão Aprendizado sobre o mercado e seu ambiente de atuação; Participação na mente dos consumidores, através da marca; Capacidade de criar e administrar alianças, coalizões e parcerias; Desenvolvimento de competências distintivas Habilidade em desenvolver e explorar o potencial humano, como suporte aos fatores anteriores.

Elementos para a Busca da Visão e Cumprimento da Missão Comprometimento e envolvimento Parcerias LIDERANÇA SENSO DE URGÊNCIA Propensão para mudança Energização VISÃO CENÁRIO E ESTRUTURA Projetar o que, como, quando e por que Adequar a estrutura para favorecer a mudança Pessoas, tecnologias e métodos. Know-how e habilidades. Projeto de Gestão CAPACIDADE PARA MUDANÇA

Competências Distintivas A visão e a missão precisam se apoiar em um conjunto de competências desenvolvidas para explorar as oportunidades atuais e buscar as oportunidades futuras. Competências distintivas é o conjunto de habilidades e competências que a organização precisa desenvolver e manter tornando-se única. Resultam da capacidade da organização em harmonizar suas habilidades: humanas, tecnológicas e financeiras.

EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS DE UMA EMPRESA DE MEDICAMENTOS Negócio: Restabelecimento e manutenção da saúde Visão: Ser a melhor referência em medicamentos eficazes e seguros voltados para o restabelecimento e manutenção da saúde da população infantil Missão: Contribuir para o restabelecimento e manutenção da saúde da população infantil com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo voltados prioritariamente para o mercado ético Competências distintivas: Relacionamento com entidades de pesquisa; tradição e reputação junto à classe médica; marcas consolidadas; bom relacionamento com a rede de distribuidores. Administração Estratégica – J.A. Caffer

EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS DE UM HOTEL Negócio: Lazer Visão: Ser a principal escolha para quem busca, através do turismo, alegria e descontração. Missão: Proporcionar lazer individual e coletivo através de hospedagens, eventos e atividades que gerem alegria e descontração a pessoas que viagem com objetivos turísticos. Competências Distintivas: recursos naturais, criação de uma infra-estrutura, equipamentos e instalações únicos. Pacotes turísticos que representem um valor superior às outras alternativas consideradas pelo turista. Relações com operadoras de turismo, com a imprensa especializada e prestadores de serviços.

EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS Em sua fase pioneira, em que o telefone era uma das aspirações do cidadão comum, a ATT tinha como missão dotar cada lar norte-americano de um telefone preto.   Negócio: Telecomunicação Visão: Ser a melhor prestadora de serviços de telecomunicações e transmissão de dados do Mundo Missão: Contribuir para a interação entre pessoas, através de sistemas de telecomunicações que incorporem a tecnologia de última geração, proporcionando valor ao usuário.

Objetivos Os objetivos gerais representam fins genéricos desejados. Os objetivos gerais orientam os esforços da empresa. Os objetivos específicos, geralmente, contém a quantificação dos gerais. É necessário levar em conta todos que interagem com Empresa. Balanceamento de interesses entre Acionistas e a Administração.

Exemplos Onde estamos ( 2005) Onde queremos estar ( 2010) Dominamos 30% do Mercado Queremos chegar a 45% do Mercado. Utilizamos tecnologia de terceira geração Queremos possuir tecnologia de quarta geração. O faturamento por funcionário é U$ 20.000,00 O faturamento por empregado deverá ser U$ 30.000,00 Temos 1.000.000 de Clientes Queremos atingir 1.500.000 de Clientes.

Fatores Críticos de Sucesso O que a organização não pode deixar de fazer para visão seja alcançada. Aprendizado e Crescimento: Conquista e retenção de talentos. Gestão do Conhecimento. Intercâmbio e acesso à informação. Processos Internos: Melhoria contínua. Aumento da produtividade. Baixo custo de produção. Inovação nos processos, produtos e serviços.

Fatores Críticos de Sucesso Clientes Satisfação dos Clientes. Atendimento dos Clientes. Retenção do Cliente. Aumento do valor para o Cliente. Finanças: Lucratividade. Retorno de Investimento. Fluxo de Caixa.

Bibliografia WRIGHT, P; KROLL, M.J.; PARNELL, J; Administração Estratégica; Atlas; São Paulo; 2000. TAVARES, M. C.; Gestão Estratégica; Atlas; 2005; São Paulo. OLIVEIRA, D.P.R.; Planejamento Estratégico; Atlas; 2003; São Paulo. CERTO, S. C.; PETER, J.P.; Administração Estratégica; Makron; 1993; São Paulo.