Planejamento da Comunicação TEN VITOR Subdivisão de Relações públicas Centro de Comunicação Social da Aeronáutica vitorvams@cecomsaer.aer.mil.br (61) 3966-9698
Vídeo 1 - Planejamento
OBJETIVO Conhecer a sistemática de planejamento da Comunicação Social na FAB (Cn)
ROTEIRO Desafio do planejamento da comunicação Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação
ROTEIRO Desafio do planejamento da comunicação Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação
Como vou planejar? Desafio do planejamento Acúmulo de funções Aniversário da OM Convites e brindes para autoridades Como vou planejar? Churrasco do esquadrão Acúmulo de funções Festa de fim de ano Cerimonial Cotejamento Falta de recursos Comissão de provas Formaturas Escala de representação
Desafio do planejamento Quatro princípios são fundamentais para o planejamento da comunicação KUNSCH (2003) Estratégia de Comunicação Social da Aeronáutica 142-2
Desafio do planejamento A área de comunicação precisa ocupar um espaço estratégico na estrutura organizacional; OCUPAMOS???
Desafio do planejamento
Desafio do planejamento Capacitação do executivo principal, responsável pela comunicação e da equipe que conduzirá o processo; SOMOS CAPACITADOS???
Desafio do planejamento
Desafio do planejamento A organização deve ter consciência da importância de fazer o planejamento estratégico da comunicação; A COMUNICAÇÃO É RECONHECIDA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE GESTÃO???
Desafio do planejamento
Desafio do planejamento IV. Valorização de uma cultura organizacional corporativa, em que se crie possibilidade efetiva de participação das pessoas, envolvendo-as no processo de formulação do planejamento estratégico. O EFETIVO PARTICIPA E CONTRIBUI PARA O SEU PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO? VOCÊ PARTICIPA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO SISCOMSAE?
Parte integrante do processo? Participação x Imposição Desafio do planejamento Parte integrante do processo? Participação x Imposição
Desafio do planejamento A área de comunicação precisa ocupar um espaço estratégico na estrutura organizacional; Capacitação do executivo principal, responsável pela comunicação e da equipe que conduzirá o processo; A organização deve ter consciência da importância de fazer o planejamento estratégico de comuninação; Valorização de uma cultura organizacional corporativa, em que se crie possibilidade efetiva de participação das pessoas, envolvendo-as no processo de formulação do planejamento estratégico.
Desafio do planejamento A capacidade de executar a estratégia é mais importante do que a qualidade da estratégia em si KAPLAN & NORTON (2000) – Organização orientada para a estratégia Planejamento só funciona quando sai do papel, e só sai do papel quando acontece engajamento das pessoas envolvidas; Precisamos de pessoas que se identifiquem, defendam e valorizem o trabalho da comunicação; que demonstrem interesse; Devemos buscar a integração e participatividade no SISCOMSAE – relacionamento CECOMSAER e Elos; Reclamem, sugiram, questionem.
Desafio do planejamento
Desafio do planejamento
Desafio do planejamento Desafio permanente de conscientizar a Instituição sobre a importância estratégica da comunicação social Valorização da Comunicação Social
Desafio do planejamento As melhores ideias surgem do cotidiano, de coisas simples, daquilo que é sincero. Valorização da Comunicação Social
Desafio do planejamento Vídeo doação de órgãos
Desafio do planejamento Vídeo dia das mães
Desafio do planejamento Valorização da comunicação social na FAB: Sensibilização de todo o efetivo da instituição, não apenas a chefia imediata (ela muda). Engajamento do efetivo nas campanhas e projetos Recursos humanos e financeiros Evita acúmulo de funções Rotatividade dos Elos Maior facilidade para executar o planejamento
ROTEIRO Desafio do planejamento da comunicação Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica
Desafio do planejamento Sistemática de planejamento?
Sistemática de Planejamento Macro x Micro Plan. Estr. da Org. X Plan. da Com. Garantir uma postura estratégica da Com. Social Sistemática de Planejamento
Sistemática de Planejamento O que é planejamento? Planejamento Atividade permanente e continuada que se desenvolve de modo orientado e racional, sistematizando um processo de tomada de decisões na solução de um problema, que envolve, também, a implantação e o controle. DCA 11-1 Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica, de 29 de julho 2009.
Sistemática de Planejamento Na FAB o planejamento é realizado em três níveis: Estratégico Operacional Tático
Sistemática de Planejamento Nível estratégico Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) COMPETÊNCIA DO EMAER É o processo de formulação de estratégias para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças ambientais utilizando os pontos fortes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão. A formalização desse processo resulta na elaboração dos seguintes documentos: Missão da Aeronáutica, Política Militar da Aeronáutica, Estratégia Militar da Aeronáutica e o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER)
Sistemática de Planejamento Nível operacional PLANO SETORIAL SEFA DCTA COMGAR DEPENS DECEA COMGAP COMGEP
Sistemática de Planejamento Nível tático PROGRAMA DE TRABALHO COMPETÊNCIA DAS OM SUBORDINADAS AOS ODSA É focado na confecção de Programas de Trabalho e na execução das tarefas referentes aos projetos e atividades constantes do PEMAER, dos Planos Setoriais e dos Programas de Trabalho decorrentes.
Sistemática de Planejamento Subordinação Sistêmica Exemplo: 1ºGAvCa (COMAR 3 ) CECOMSAER EMAER PT Plano Setorial PEMAER
Sistemática de Planejamento
Sistemática de Planejamento Comunicação = atividade meio Deve contribuir para a consecução de TODOS os objetivos estratégicos da Aeronáutica e sua missão COMO?
ROTEIRO Desafio do planejamento estratégico de comunicação Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação
Projetos e atividades de comunicação PLANO SETORIAL Projetos de Comunicação Atividades de Comunicação
Atividades de comunicação Projetos e atividades de comunicação Atividades de comunicação Assessoria de imprensa; Relações Públicas; Produção e divulgação.
Projetos e atividades de comunicação Assessoria de imprensa Comunicação prévia de ocorrência; Atendimento aos veículos de comunicação; Sugestão de pauta.
Projetos e atividades de comunicação Relações Públicas Relacionamento com os públicos estratégicos; Eventos estratégicos; Responsabilidade Social, etc
Projetos e atividades de comunicação Produção e Divulgação Produção e envio de matérias jornalísticas ao CECOMSAER; Vídeos, periódicos, cartazes, outdoor, post mídias sociais, blog, etc..
PROJETO ??? Projetos e atividades de comunicação “Forças no Esporte”; É COMPOSTO POR DIVERSAS ATIVIDADES AGREGA ESFORÇOS PROPOSTA ESTRATÉGICA CONCEPÇÃO E PLANEJAMENTO MAIS ROBUSTO E ABRANGENTE PROJETO ??? “Forças no Esporte”; “Soldado cidadão”; Curso preparatório para alunos carentes; Reciclagem; “Portões Abertos”; Ciclo de palestras; Encontro de comunicação social; etc.
PROJETOS Projetos e atividades de comunicação ATIVIDADES R.P. ATIVIDADES A.I. ATIVIDADES P.D.
Projetos e atividades de comunicação Cabine V2 Ferramenta de gestão
Projetos e atividades de comunicação INDICADOR DE PRODUTIVIDADE Permitirá quantificar o volume de projetos e ações realizados tomando-se como base as atividades permanentes de maior demanda (relações públicas, assessoria de imprensa e produção e divulgação). INDICADOR DE ASSERTIVIDADE Permitirá qualificar os projetos e ações realizados, considerando o grau de contribuição para o cumprimento dos objetivos constantes do Plano Setorial do CECOMSAER e da Política de Comunicação Social da Aeronáutica. INDICADOR DE COMPROMETIMENTO Permitirá avaliar o cumprimento de prazos, com relação aos programas de trabalho e à participação nos eventos propostos pelo CECOMSAER, bem como à rotatividade do efetivo da comunicação social.
Projetos e atividades de comunicação E os projetos e atividades de instituições externas? Parcerias? Devo apoiar?
Solicitação de gravação de documentário/novela, confecção de livro, realização de evento em parceria. O que fazer?
Desafio do planejamento Âmbito local (OM) ou nacional (FAB)? Instituição pública ou privada? Ideologia do veículo? Objetivo e Sinopse do projeto? Público-alvo do projeto? Nome e característica das personagens (novela)? Instituições apoiadoras? Plano de comunicação/divulgação do projeto?
Desafio do planejamento Potencial para promover a boa imagem da instituição Riscos potenciais à imagem da instituição Desafio do planejamento Ética Responsabilidade social Transparência Verdade
ROTEIRO Desafio do planejamento estratégico de comunicação Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação
OBJETIVO Conhecer a sistemática de planejamento da Comunicação Social na FAB (Cn)
“Nada é permanente, exceto a mudança” Heráclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C)
TEN VITOR Subdivisão de Relações Públicas Obrigado! TEN VITOR Subdivisão de Relações Públicas Centro de Comunicação Social da Aeronáutica vitorvams@cecomsaer.aer.mil.br (61) 3966-9698