Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Fazenda - MF
Advertisements

BENCHMARKING.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Seleção de estratégias
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Responsabilidade Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Administração de Sistemas de Informação II
Internacionalização de PMEs
IV Workshop Gestão de Competências em Organizações
Planejamento Estratégico
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Tema Gestão do Conhecimento:.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Profissional de GC / Função de GC
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
Função da Administração:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Gestão por Competências
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
Administração de Recursos Humanos II
Laboratório de Gestão II

PROCESSOS DE TREINAMENTO
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Lavratti.com Slide 1/6 Laboratório de Gestão II Just in time O Just in time é uma filosofia que enxerga os estoques como algo ineficiente. Atendendo os.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão do Conhecimento e da Informação
FERRAMENTAS DE MARKETING
Gestão Estratégica de Pessoas
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Uma onda de reorganizações
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
GESTÃO DO CONHECIMENTO. ATIVO INTANGÍVEL Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes,
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento de organizações de aprendizagem. São quatro as competências de aprendizagem requeridas para o fluxo de conhecimento em uma organização: a)Absorção do conhecimento externo; b)Difusão do conhecimento interno; c)Geração de conhecimento interno; d)Utilização do conhecimento em produtos e serviços. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, AbsorçãoUtilizaçãoGeraçãoDifusão

lavratti.com Slide 2/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Melhor do que o conhecimento em si, é a habilidade de uma organização para absorver, difundir, gerar e explorar o conhecimento que garante uma vantagem estratégica. Há diferença entre uma abordagem por perfil da organização e a baseada na competência para criar um ambiente de aprendizagem. A abordagem por perfil cria uma nova estrutura organizacional e os sistemas para permitir um processo de aprendizagem. Isso pode levar a um comportamento de desperdício. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, PerfilCompetência Redefinição do desenho Copiar as melhores práticas Baseada na criação de habilidades e em acolher os recursos para uma aprendizagem sustentável Visão clara para um gerenciamento baseado em um diagrama Sem diagramas As pessoas imaginam as melhorias e aprendem naturalmente O perfil não conduz à criatividade ou à iniciativa Competências para o aprendizado requerem comprometimento contínuo com a aprendizagem organizacional e mudanças

lavratti.com Slide 3/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Alguns indicativos de que é o momento correto para iniciar um aumento na capacidade de uma organização aprender: a)Dificuldade na solução de problemas; b)Fracasso ao estabelecer processos inovadores; c)Frequentes aumentos no orçamento; d)Sensação de incapacidade de produzir corretamente; e)Não há como medir os efeitos da educação formal. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003.

lavratti.com Slide 4/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem São quatro os tipos de conhecimento: a)Conhecimento objetivo ou especializado em uma determinada disciplina ou ramo de negócios; b)Conhecimento metodológico de como abordar certos tipos de problemas ou projetos; c)Conhecimento social para entender a interação humana e facilitar o processo comunicativo, particularmente a troca de conhecimentos; d)Proficiência em como colocar o conhecimento em curso, baseado na prática ou na experiência. São quatro as formas de armazenar o conhecimento: a)Na cabeça das pessoas, pela educação formal, experiência e trocas de informações; b)Em sistemas técnicos por meio de anos de acumulação, análise, codificação, reestruturação e redesenho dos dados. Manuais, procedimentos de trabalho e estruturas de dados são exemplos; c)Em sistemas de gerenciamento, formais ou informais, como as regras sobre reuniões, estilos de gestão, gerenciamento de projetos, controle de qualidade e gerenciamento das informações; d)Nas normas e valores, sobre como manter os itens anteriores juntos, como uma compreensão compartilhada de como o conhecimento deve ocorrer, assim como abertura, curiosidade, e como lidar com conflitos de interesses. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003.

lavratti.com Slide 5/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Instrumentos para aumentar as competências em organização de aprendizagem: HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, AbsorçãoDifusãoGeraçãoUtilização Redes profissionais externas Educação Conferências Contatos com clientes Análise competitiva Cooperação com fornecedor Aquisição Patentes e licenças Pesquisa Gestão do conhecimento Cenários criativos Elaboração e uso de manuais Regulamentos e procedimentos Sistemas de informação de conhecimentos Estudos das melhores práticas Troca interna de conhecimentos Treinamentos e tutorias Julgamento pelo colegas Redes informais Rotação de cargos Gestão de projetos e programas Concepção de relatórios finais e produtos Simulação de mercados e processos Revisão da qualidade Aprendizado pela ação Diálogo Autojulgamento Avaliação e recompensa por resultados Redesenho dos processos de negócios Retorno de informações profissionais Equipes de projetos interdisciplinares Uso de conhecimento existente para novos produtos Pesquisa mercadológica Promoção do conhecimentos (interno e externo) Melhora nos produtos com base nas informações de clientes Protótipos Entregas Quebra de barreiras de aprendizado

lavratti.com Slide 6/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Perguntas a serem feitas para saber quais são as habilidades de aprendizagem da organização e balancear as quatro competências: a)Quais são os instrumentos disponíveis e quais deles são usados? b)Como a empresa direciona o aprendizado? c)Como é feito o balanceamento do conhecimento das pessoas com o dos sistemas? d)Quais são os obstáculos ao aprendizado? São cinco os passos para as medidas corretivas: a)Analisar e discutir problemas e obstáculos; b)Fazer uma introspecção para saber a causa dos problemas entre os membros da organização em níveis decrescentes de abstração; c)Formular objetivos de aprendizagem e uma política de gestão do conhecimento; d)Focar na solução dos obstáculos de aprendizagem; e)Implementar os instrumentos de aprendizagem. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003.

lavratti.com Slide 7/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Competências de aprendizagem balanceadas entre pessoas e sistemas HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, AbsorçãoUtilizaçãoGeraçãoDifusão Pessoas Sistemas ProgramadoExplícitoEspecialistaContinuidade OrgânicoInformalGeneralistaInovação