Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O Início da Comunicação
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Como a Criança Pequena se Desenvolve
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica
O Desenvolvimento Psicomotor
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
PEI – Programa Educacional Individualizado
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” Georges Bernanos

REUNIÃO DE PAIS 2015

ADAPTAÇÃO ESCOLAR... O início da vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família, que terá dois grandes desafios pela frente: o ambiente desconhecido e a separação da mãe. Os pais podem e devem ajudar seus filhos neste momento tão importante.

A Educação Infantil é uma oportunidade que a criança tem de se desenvolver intelectual e emocionalmente, enfrentando as dificuldades sozinha, começando a lidar com outros adultos que não seus pais nem seus familiares. Por isso, ela deve sentir que o ambiente lhe oferece carinho, afeto e segurança, semelhante ao que sente em casa.

Não desista na primeira dificuldade Não desista na primeira dificuldade. Muitos pais se sensibilizam com a resistência dos filhos à adaptação escolar e acabam retardando este momento. O ideal é que você esteja ao lado dele e converse muito. O que você deve ter em mente é que estará preparando seu filho para conviver em sociedade, aprendendo a compartilhar, a ter limites, além de aprender o que todos esperam: a ler e escrever não somente letras mas o MUNDO

Linha política-filosofia-metodológica do CApDHC O CApDHC caracteriza-se como uma instituição de ensino experimental modelo, campo de demonstração, de estudos e pesquisas, visando a atingir padrão e excelência. Empregar-se-á uma metodologia que favoreça a construção do saber por cada aluno em especial, onde ele possa ter condições de construir, consolidar e aprofundar os conhecimentos necessários a sua formação acadêmica e consequentemente a sua inserção na vida competitiva da sociedade moderna. Como apoio metodológico utilizar-se-ão todos os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis

Finalidade da proposta pedagógica Favorecer ao desenvolvimento integral do aluno, proporcionando uma aprendizagem significativa próxima da realidade da criança.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil é oferecida a crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, e tem por finalidade iniciá-las na ambientação física, social e escolar; aperfeiçoando seu desenvolvimento biopsicossocial e preparando-as para o ingresso no primeiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental.

Objetivos da Educação Infantil Construir a imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e criança Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e criança Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade; Conhecer algumas manifestações culturais; Saber situar-se no universo letrado, utilizando as diferentes linguagens de forma a compreender e ser compreendido; Referencial Curricular Nacional

PRESSUPOSTOS PARA A PRÁXIS EDUCAÇÃO INFANTIL Brincar Conhecimento de mundo Conhecimento de si e do outro Resolução de problemas

MATERNAL II 2 / 3 ANOS Linguagem, socialização, brincadeiras, compartilhar e respeitar os amigos

MATERNAL III - 3 / 4 ANOS Conceitos básicos de esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação, aprimoramento da linguagem e socialização.

PRÉ-ESCOLAR I 4 / 5 ANOS LINGUAGEM MATEMÁTICA Comunicação PSICOMOTRICIDADE LINGUAGEM Comunicação Ampliação do pensamento e vocabulário MATEMÁTICA Raciocínio lógico Problematizar

Coordenação motora escrita (letra script e cursiva) PRÉ-ESCOLAR II 5 / 6 ANOS Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Universo Letrado: contato com diferentes linguagens de forma a compreender e ser compreendido Coordenação motora escrita (letra script e cursiva) Alfabeto Visamos também o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.

Proposta Pedagógica É tempo de explorar, descobrir o mundo... Eixos do conhecimento Identidade e autonomia Linguagem oral e escrita Artes visuais Matemática e Natureza e Sociedade

Rotina Escolar Leitura do MIAP – Maiores informações no site da escola Adaptação escolar Atividades da Educação Infantil; Horário de entrada 13h e saída 17h20m exceto 6ª feira Atendimento individual aos pais; Uso do uniforme completo; Material Escolar; Projeto Aniversário na Escola Evitar conversar com a professora no horário da entrada, procurar a coordenação para agendar atendimento;

Importância da carteirinha de identificação do aluno; Identificação do lanche que irá para geladeira; Manter uma muda de roupa na mochila (fralda e lenço umedecido – para o Maternal) Dia do Brinquedo Agenda Escolar identificação do aluno, pessoas autorizadas a buscar o mesmo portando a carteira de identidade constando o registro na agenda, registro de medicamentos, registro quando a criança sair mais cedo atualização dos dados do aluno Início do material pedagógico - Após o carnaval Tarefa de casa (Maternal 3, Pré 1 e Pré 2) Cardápio do mês;

SUA PRESENÇA FEZ A DIFERENÇA EM NOSSA TARDE. OBRIGADO!