Projeto: Conta que eu conto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O TRABALHO COM PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Discutindo práticas em Matemática
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
DIVERSIDADE E VALORES:
O conteúdo.
OS TRÊS PORQUINHOS.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Currículo oficial de São Paulo
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Sexualidade, Orientação e Saúde
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Relatório de Proposta de Projeto
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Situação de Aprendizagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Por que o jornal na escola?
Atividade complementar 04
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Projeto: Conta que eu conto PROFESSORAS: LEIDI LAURA BREGUEDO e LILIANA SOUZA SANTOS

INTRODUÇÃO A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em varias formas. Lê-se para entender e reconhecer, para sonhar viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; lê-se para questionar e resolver problemas. O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o projeto Conta que eu Conto vem ao encontro com o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social. A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: CONTA QUE EU CONTO.

OBJETIVO DO PROJETO: Pretendemos, ao trabalhar com o reconto de histórias infantis, que as crianças desenvolvam o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as histórias e o vocabulário nelas envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se contadoras de histórias, gravando seus recontos. A apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias, informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura.

Objetivos Específicos (as crianças deverão ser capazes de): Memorizar as histórias trabalhadas; Recontar as histórias, do modo mais fiel possível ao texto fonte; Aprender e apreciar as rimas e músicas pertinentes a cada história; Compreender o enredo da história, e a seqüência começo-meio-fim; Dramatizar as histórias; Expressar-se com segurança e autoconfiança ao contar uma história; Identificar personagens e suas características. Consolidar o cuidado e o carinho para com os livros; Escrever historias a partir de imagens sem escrita (apresentação do Livro: Folha) Criar Slides (slide show) com as historia escrita na ferramenta de edição de textos. Postar histórias no blog da turma.

METODOLOGIA: Contar os enredos das histórias infantis em livros; Passar as mesmas histórias em vídeos; Fazer rimas que fazem parte da história; Cantar músicas pertinentes à história; Fazer perguntas sobre os personagens, identificação e caracterização. Levar os alunos para sala de tecnologia para acessar sítios com jogos temáticos. Trabalhar com o livro FOLHA de Stepen Michael King. Através deste livro os alunos contarão a história de acordo com que o vêem, utilizando o aplicativo editor de textos ( Word/writer). (livro scaneado e transmitido através do DataShow). Após escreverem suas histórias, buscar imagens relacionadas com suas histórias e fazer slides no slideshow (www.slide.com.br). Postar imagens no blog criado para o projeto.

Procedimentos: Leituras das histórias pelas crianças; Brincadeiras e dramatizações das histórias; Reconto das histórias; Gravação das falas das crianças CD. Atitudes: Prazer em manusear livros; Cuidado e zelo pelos livros; Interesse por ouvir histórias; Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar sua vez; Confiança para expressar-se verbalmente, contando uma história; Reconhecimento das características boas ou más das personagens;

O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER/FAZER: Pesquisar diversas versões das histórias escolhidas, escolhendo as mais adequadas, com vocabulário rico e figuras de qualidade; Conhecer bem as histórias e o vocabulário envolvido; Pensar estratégias de aprendizagem para trabalhar com as histórias; Encontrar outros recursos para ilustrar a apresentação das histórias (vídeos, músicas, rimas, imagens, etc) Preparar figuras para montar puppets com as crianças; Criar conta no slide show. Criar Conta no blog.

AVALIAÇÃO: Observar e anotar a participação individual das crianças nas atividades realizadas. Anotar as questões que surgem e as respostas encontradas pelos alunos. Perceber se as crianças compreendem e utilizam o vocabulário específico do projeto.

BIBLIOGRAFIA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Seqüências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).