Além do Ocidente e Oriente

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Transcrição da apresentação:

Além do Ocidente e Oriente Cenários para um mundo e organizações convergentes Érico Magalhães Rio de Janeiro, 3 de junho de 2009

ABORDAGEM Olhares diferentes sobre as diferenças e convergências. VISÃO CORRESPONDENTES INTERNACIONAIS VISÃO ECONOMISTA VISÃO ARTISTA

OCIDENTE ORIENTE CONVERGÊNCIA 2 1 3 4 5 OLHAR SOBRE O OUTRO OLHAR SI MESMO OLHAR SOBRE SI MESMO OLHAR SOBRE O OUTRO 4 5

+ O OLHAR SOBRE - VALORES - INOVAÇÃO - LIDERANÇA - RESULTADOS - PAÍSES - EMPRESAS - PESSOAS +

OCIDENTE ORIENTE CONVERGÊNCIA 2 1 3 4 5 OLHAR SOBRE O OUTRO OLHAR SI MESMO OLHAR SOBRE SI MESMO OLHAR SOBRE O OUTRO 4 5

O OLHAR SOBRE SI MESMO... Depende do poder real (político, econômico, tecnológico), mas depende muito da autoestima. “EUA olhando mais o crescimento do Oriente, a partir do seu crescimento econômico, mas também porque estão inseguros com relação ao futuro” – eleição do Obama “China orgulhosa do seu crescimento, exigindo ser ouvida e exercitando o orgulho nacional” – Olimpíadas

O OLHAR SOBRE SI MESMO... Busca do conhecimento do outro gera equilíbrio das relações. “O Oriente admira os valores do Ocidente (Japão) e quer conhecer e se fazer conhecer pelo Ocidente (China)” “Ambos tem muito a ensinar ao outro: Individual X coletivo Amor e fidelidade à pátria Competitividade e busca por resultados Educação ocidental X oriental Trabalho comunitário”

OCIDENTE ORIENTE CONVERGÊNCIA 2 1 3 4 5 OLHAR SOBRE O OUTRO OLHAR SI MESMO OLHAR SOBRE SI MESMO OLHAR SOBRE O OUTRO 4 5

O OLHAR SOBRE O OUTRO... As experiências levam a premissas e preconceitos que precisam ser reavaliados: “O mundo ocidental achava o mundo oriental muito exótico, com valores muito diferentes, hábitos estranhos e vice-versa” “A dependência mútua (Ex.: China – EUA) leva ao maior conhecimento do outro e à quebra de barreiras culturais” “Quanto mais se tem informação um do outro mais existe aproximação: conhecimento que o Brasil tem hoje da China – escritório jornalismo conhecimento gerado pela Internet (até na dramaturgia)”

OCIDENTE ORIENTE CONVERGÊNCIA 2 1 3 4 5 OLHAR SOBRE O OUTRO OLHAR SI MESMO OLHAR SOBRE SI MESMO OLHAR SOBRE O OUTRO 4 5

O OLHAR CONVERGENTE A globalização trouxe oportunidades únicas de convergência. “O mundo é plano” “Pragmatismo econômico tem marcado o encontro das culturas → todos querem fazer negócios.” “Livros gastam mais tempo em explicar diferenças do que valores comuns.” “O capitalismo à moda indiana se aproveitou da estrutura das castas familiares para uso econômico.”

O OLHAR CONVERGENTE As janelas são para se ver e ser vistos. “Para olhar o outro é preciso enxergar melhor a si mesmo, ter um olhar diferente sobre nós” → olhar outra cultura serve para se olhar. “A loucura não permite diferenciar o que está dentro do que está fora de si mesmo.” “A noção de espaço-tempo diferenciada nas culturas determina como os problemas e as oportunidades serão tratados.” - “Tempo cíclico”

O OLHAR CONVERGENTE A gestão das empresas/sociedades vem ganhando muito com a convergência. “Google tem gente de todo o mundo e seu entendimento das várias culturas, através de ouvintes, tem sido um diferencial para a qualidade.” “Devemos desenvolver lideranças individuais que falem pelo coletivo.” “A mistura de idéias é criativa por si – para as pessoas, para as empresas e para as sociedades.”

AS 3 ABORDAGENS DA GESTÃO x CULTURA Depois de vermos tudo isto, vamos dar uma parada conceitual... AS 3 ABORDAGENS DA GESTÃO x CULTURA CONVERGENTE (universalista) Mais ocidental Única melhor maneira de administrar e organizar pessoas Baixa conexão das práticas com os objetivos estratégicos locais Matriz definindo políticas rígidas, desconsiderando contexto legal e cultural → RH mais na execução “A GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL” Betania Tanure / Paul Evans / Vladimir Pucik

AS 3 ABORDAGENS DA GESTÃO x CULTURA DIVERGENTE (relativista) Mais Oriental Contexto local é absoluto “Quando em Roma, faça como os romanos.” “Pensar global, agir local” sem conexões entre eles. Estratégia local com dificuldades na relação com o global.

Competência cross-cultural AS 3 ABORDAGENS DA GESTÃO x CULTURA DIVERGENTE / CONVERGENTE (integradora) Princípios de governança corporativa comuns Visão de resultados integrada Competitividade nos mercados: global e local Eficiência / eficácia com filosofia comum Tecnologia integrada Lógica ocidental + Lógica oriental gerando Competência cross-cultural

E a cultura de gestão brasileira? OS 3 PILARES DA CULTURA BRASILEIRA PODER “Líder protege → liderado retribui com lealdade” Influência na modelagem organizacional Separação de funções decisórias e de execução Personalismo Rapidez X não comprometimento / pouca criatividade “A GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL” Betania Tanure / Paul Evans / Vladimir Pucik

OS 3 PILARES DA CULTURA BRASILEIRA RELAÇÕES Expressão de sentimentos e emoções INDIVIDUALISTA (valorização de quem diz o que pensa) X COLETIVISTA (valorização da expressão do que sente)

OS 3 PILARES DA CULTURA BRASILEIRA FLEXIBILIDADE “Brasileiro é mestre na arte de conviver com os opostos” – Domenico De Masi ADAPTABILIDADE (flexibilizar → equilibra relações) CRIATIVIDADE (inovar → reduz papel da hierarquia)

Poder X Relações X Flexibilidade E NÓS RH? RH COMO PARCEIRO DE NEGÓCIOS E MEDIADOR Processos de RH a serviço da estratégia RH como catalisador / mediador entre os 3 pilares: Poder X Relações X Flexibilidade RH como educador Educar – “Educere” (Cícero) “Tirar do outro a motivação para a mudança, a partir do que está sendo transmitido pelo educador.”

“Se você quer construir um navio, não convoque homens para juntar madeira, dar ordens e dividir o trabalho. Antes, ensine-os a se apaixonar e desejar o eterno e distante mar” Antoine de Saint-Exupéry

Não importa se: RH deve educar a Norte X Sul empresa para a Ocidente X Oriente Norte X Sul Global X Local Matriz X Filial Real X Virtual Essencial X Aparente Função A X Função B RH deve educar a empresa para a convergência: pelo propósito pelos valores humanos pelo respeito aos diferentes olhares

Uma poesia de um grande brasileiro que mantém, depois de mais de 100 anos, um olhar brasileiro diferente sobre o mundo. “Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso de seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo. O Universo curvo de Einstein.”

Oscar Niemeyer