Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/0128516 Rudá Roessler 09/0131916 Daniel Castro 09/0109937.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE - (ECR)
Advertisements

ECR – Efficient Consumer Response
ECR É uma iniciativa em que fabricantes, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada.
UNIDADE 5 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
UNIDADE 05 – ECR / Implementação de Reposição Eficiente.
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE - (ECR)
ECR Grupo 14 F x.
Efficient Consumer Response – (ECR) Resposta Eficiente ao Consumidor
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
Efficent Consumer Response
As transformações da Logística
Subgrupo X: 07/37607 – Rayanne Fernandes Pereira
Administração de Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Universidade de Brasília
A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Atividade 8: REPENSANDO A LOGÍSTICA
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Repensando a Logística
Trabalho 08 – Resumo Cap Responsável: Carolina Lopes
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
U05 GRUPO: 19V.
As transformações da logística
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR)
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR (O elo que faltava nas relações Cliente-Fornecedor ) Resposta Eficiente ao Consumidor.
Turma 14 Grupo J Subgrupo X Maria Izabella Lima e Suzane dos Santos
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
Logística Empresarial
Grupo Data: 03/05/2009 Responsável: Leonardo Studart Batelli 08/34343 Grupo: Larissa Lisboa Vieira Vasconcelos 07/02617 Natália Ribeiro 06/92441.
Cadeia de Logística Integrada
ECR: Efficient consumer response
Efficient Consumer Response - ECR
Logística Empresarial
Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N
TRANSFORMAÇÕES DA LOGÍSTICA
U NIDADE 5 – A S TRANSFORMAÇÕES DA L OGÍSTICA Grupo 19R – Subgrupo 1: Carla Borges Reis e Raissa Osorio.
Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/ Rudá Roessler 09/ Daniel Castro 09/
Unidade 5 - logística empresarial
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Wagner Lisboa Daniel R. Camelo Universidade de Brasília.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora.
A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS Grupo 6 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação.
Repensando a Logística
As transformações da logística
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) OU “RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR” GRUPO 14E SUBGRUPO 1 SÉRGIO BONOM I LEONARDO BRUNALE.
U05 – Efficient Consumer Response (ECR)
19T - U05 As transformações da logística
Efficient consumer response (ecr)
Efficient Consumer Response (ECR)
CONSIDERAÇÕES SOBRE O EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)
Efficient consumer Response (ecr)
Repensando a Logística
Maio de André de Medeiros 09/07090 Khalil César Santarém 09/45315 Orlando Assis 05/90061 Pedro Henrique R. de Almeida 09/56295 Thiago Matheus de.
Logística Empresarial UNIDADE 5
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Unidade 5 – Grupo 19Y.  Estratégias que respondem às necessidades crescentes e variadas dos consumidores: ◦ Introdução Eficiente do Produto ◦ Sortimento.
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE - (ECR)
PERGUNTAS 1 - O que é o ECR? 2 - Quais são as ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias? 3 - De acordo com o ECR, como deve ser.
Resposta Eficiente ao Consumidor
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) É a iniciativa das indústrias para agregar valor ao consumidor mantendo também a lucratividade. Ela está baseada em estratégias.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.
PERGUNTAS 1 - O que é o ECR? 2 - Quais são as ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias? 3 - De acordo com o ECR, como deve ser.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/ Rudá Roessler 09/ Daniel Castro 09/ Thiago Raymon 09/

 O ECR, ou resposta eficiente ao consumidor, refere-se a uma estratégia na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor;  Possui como objetivo o estabelecimento de um fluxo de informações e produtos que seja consistente e se incluem bidirecionalmente na cadeia logística integrada, considerando o fluxo de abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoques adequados.

 O valor ao consumidor é criado por meio de melhores produtos, melhor disposição e produtos mais frescos.  Para a indústria oferecer maior valor ao consumidor, precisa conseguir economias por meio de melhorias de eficiência, giros mais rápidos de estoque, menor nível de inventário e perda de produtos reduzida.

 Quatro estratégias de ECR:  Introdução eficiente de novos produtos  O distribuidor é envolvido em todas as etapas do teste (preparação, implementação, avaliação e decisão) e, consequentemente, está comprometido com o resultado. Seu interesse é total nesse processo e faz parte do novo tipo de relacionamento simbiótico de fornecedor e cliente.  Sortimento eficiente da loja  Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor, com o objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto, dentro de uma categoria, que atinja o objetivo de satisfação do consumidor e melhore os resultados do negócio.

 Quatro estratégias de ECR:  Promoção eficiente  Visa simplificar os acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição e negociar um preço, chamado de desconto contínuo.  Reposição eficiente  É a ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo por meio dos seguintes elementos:  Recebimento eletrônico na loja;  Sistema de inventário perpétuo;  Leitura por código de barra, no ponto de venda;  Pedido emitido por computador.

 Ferramentas que dão suporte à visão global e às estratégias do ECR:  Gerenciamento de categoria:  Forma de os varejistas gerenciarem categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade;  Reposição contínua:  Metodologia just in time ;  Custeio baseado em atividade:  Forma de entender os custos e a rentabilidade associados aos produtos, serviços, canais, clientes e processos da empresa;  Benchmark das melhores práticas;  Maneira de as empresas compararem suas performances em certas áreas com as melhores práticas da indústria;  Pedido acompanhado por computador:  Automação da emissão de pedido por computador e movimentação de mercadorias realizada por leitura óptica e recebimento eletrônico.

Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  Implementação de um projeto de Reposição Eficiente entre uma indústria de grande porte e uma rede varejista de pequeno/médio porte.  Gessy Lever, um fornecedor de expressão nacional;  Galassi, um pequeno varejista de expressão regional.  A ferramenta ECR utilizada foi a reposição Eficiente de Mercadorias, modalidade VMI (Vendor Managed Inventory)  O fornecedor abastece o varejista nas quantidades necessárias, por meio de informações de estoque e venda de produtos que este transfere eletrônica e periodicamente àquele, eliminando- se assim o pedido tradicional emitido pelo comprador e encaminhado ao vendedor.

Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  A Galassi se utilizava do modelo tradicional de abastecimento, que gerava alguns problemas, como erros no processamento dos pedidos, que resultavam em recebimentos de produtos que não faziam parte da linha de comercialização.  A implementação teve momentos de grande dificuldade em função da mudança cultural que provocou, principalmente na rede Galassi, que, por exemplo, enfrentou dificuldades em assimilar a necessidade de compartilhar informações de estoque com a Gessy Lever.

Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  A troca de informações entre os parceiros permitiu o início do projeto;  A mudança da priorização da entrega favoreeu o processo e a Galassi passou a receber os produtos num prazo de 24 horas, o que  Gerou efeito positivo, os primeiros resultados começaram a aparecer em função da redução do estoque.

Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  Antes:

Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  Depois:

Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  A revisão dos parâmetros de unitização e otimização de cargas garantiu o êxito do processo e eliminou o receio do excesso de estoque.  Resultados:  O aumento de disponibilidade de produtos provocou um aumentos significativo do volume de vendas.  Conclusão:  A parceria entre fornecedor e distribuidor é condição essencial para a viabilidade do projeto, não fosse a troca de informações e a interação entre ambas as empresas tais resultados não seriam alcançados, ou seja, o trabalho deve ser feito a quatro mãos, com ambas as empresas objetivando ganhos para o consumidor.

 Definido como uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo.  Necessita de grande exatidão quanto ao tempo de entrada e saída de produtos.  Investimento em estoques é reduzido pela eliminação de múltiplos locais de estocagem.  Sicronização é obtida com a otimização da utilização dos recursos do armazém.  Ativos substituídos por informações.

Referências:  Hong Yuh Ching. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada : Supply Chain. São Paulo: atlas, ª ed.. Pg. 54 a 66, 137 a 141.  O caso Gessy/Galassi. Reposição Eficiente. Pg. 18 a pg. 27. Créditos:  Subgrupo 2  Pedro H Hatsuia  Thiago Raymon