Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Business Intelligence.

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Business Intelligence

O termo business intelligence (BI) possui três significados, que em parte se sobrepõem:  Inteligência competitiva – Proveniente da inteligência militar, refere-se à análise das atividades comerciais de uma ou mais empresas concorrentes

Business Intelligence  Inteligência de mercado – A inteligência desse tipo refere-se ao mercado dos mercados em que uma empresa atua ou investe, ou poderá faze-lo no futuro  Inteligência operacional – Refere-se a análise das operações de uma determinada empresa, com a meta de torna-la mais economicamente viável.

Business Intelligence O objetivo é possibilitar uma compreensão mais plena dos processos de negócios, resultando de uma tomada de decisão mais eficaz, tanto estratégica quanto tática.

Business Intelligence Um obstáculo do Business Intelligence é a fragmentação de dados entre aplicações e regiões geográficas, em geral resultante do uso de várias aplicações não relacionadas.

Business Intelligence O Business Intelligence pode explorar o fluxo imediato de informações para oferecer aos profissionais de marketing não só novas técnicas de marketing, mas também novas formas de medir o desempenho e eficácia.

Eficácia do BI As empresas economizar ou gerar amplas quantias por intermédio de correções no meio do caminho. Imagine o anúncio de um banner que esteja gerando menos retorno do que o esperado: o profissional de marketing pode examinar o índice de resposta em tempo real e ajustar a campanha após um dia ou dois.

Eficácia do BI sofisticado software de Business Intelligence pode facilitar respostas imediatas e confiáveis a questões difícies e essenciais à estratégia de toda grande empresa: Como podemos medir os gastos e a eficácia das campanhas? Qual a nossa previsão global de vendas? Qual o grau de confiabilidade dessa previsão?

Eficácia do BI Quem são nossos clientes? Quais são nossos compromissos junto aos clientes? Quais de nossos produtos nossos clientes possuem? Que valor devemos atribuir aos clientes da classe X? Quem são nossos clientes mais/menos lucrativos?

Eficácia do BI Quais são nossos clientes mais/menos lucrativos? Quem são nossos canais mais/menos economicamente viáveis? Quais são nossos parceiros de negócios mais/menos eficazes? Quem são nossos melhores agentes de vendas (externas, call center)? Qual é a nossa receita por canal de distribuição?

Eficácia do BI Qual o fluxo global de vendas e a posição de pedidos? Quais campanhas geraram os mais altos números de leads qualificados? Quais são os nossos principais clientes? Quanto nos custa atender um cliente? Quanto nos custa conquistar um cliente?

Problemas e Potencial Problema persistente para o Business Intelligence é a duplicidade das informações, particularmente de dados de clientes. Este problema foi agravado pela consolidação em Datawarehouses centrais de registros de várias fontes.

Problemas e Potencial O crescimento em massa dos dados disponíveis torna crucialmente importante separar o joio do trigo, poupando os executivos da tarefa de optar por ignorar as informações que a aplicação ideal jamais teria apresentado.