GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES AULA INAUGURAL ... GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
O QUE VEREMOS POR AQUI - A evolução do Conceito e da Prática da Gestão da Qualidade nos últimos tempos. - Os Modelos de Qualidade Propostos por Estudiosos em Processos. - Processos de Auditoria; - Normas / Sistemas de Qualidade; - Importância Estratégica da Qualidade na Gestão de Projetos; Estudos de Medição, Análise e Melhoria dos Processos. MÉTODO: Produção Referenciada do Conteúdo, Atividades Práticas e Avaliação.
CONTEXTO HISTÓRICO Alteração Geográfica Produção dos Próprios Bens Mudança de Comportamento . REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (SÉC. XVIII) MUDANÇA SOCIAL
MAS QUE DÚVIDA ... O QUE É A GESTÃO DA QUALIDADE
CONCEITO Subjetivo Exigência dos Clientes Custo Benefício Excelência GESTÃO QUALIDADE Subjetivo Exigência dos Clientes Custo Benefício Excelência Competência para Tomar Decisões Adequação ao Uso Administração Estratégica em Prol Resultados
Era Controle Estatístico EVOLUÇÃO DA QUALIDADE Era da Inspeção Era Controle Estatístico Era Qualidade Total - Verificar Todos Partic. Cliente (x) Defeito ( ) Solução Controle do Processo Toda Empresa Envolv. Prevenção Defeitos Qualidade Assegurada Amostragem Controle especializ. Localização Defeitos MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO Interação do Mercado e da Sociedade Revolução Industrial (Séc. XVIII)
ERA DA INSPEÇÃO E CONTROLE ESTATÍSTICO
QUALIDADE ENGLOBA DIVERSAS FUNÇÕES ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA QUALIDADE ENGLOBA DIVERSAS FUNÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Qualidade Vs. Lucratividade Ponto de vista do cliente Arma agressiva de concorrência PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Envolvimento de Todos os Departamentos ARMA AGRESSIVA DE CONCORRÊNCIA Gestão Recursos Gestão Processos Planejar Envolvimento de Todos os Departamentos
ARMA AGRESSIVA DE CONCORRÊNCIA
FASES EVOLUTIVAS DA QUALIDADE GESTÃO QUALIDADE TOTAL (GARANTIA) ESTATÍSTICO INSPEÇÃO ORGANIZAÇÃO PROCESSOS PRODUTOS NORMAS ISO 9000
CUSTOS ? OBJETIVOS DA QUALIDADE Padronização do tempo; . Padronização do tempo; Produção seriada; Aperfeiçoamento Contínuo; CUSTOS ?
ONDE SE APLICA A QUALIDADE? - Qualidade Ambiental - Qualidade Ética e Valores - Qualidade de Vida QUALIDADE Gestão ou Produção?
Manter o Cliente Satisfeito QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE ? Evitar Erros Manter o Cliente Satisfeito Eliminar a Concorrência Melhor Solução
QUIZ Assinale a alternativa mais COMPLETA em relação a Gestão da Qualidade. A Gestão da Qualidade possibilita à uma organização : Controlar melhor os custos da qualidade e evidenciar problemas produtivos; Garantir a eficácia de Produtos e Serviços, controlando os processos de distribuição; Administrar estrategicamente os processos da qualidade, bem como a melhoria contínua do desempenho organizacional; Implantar os objetivos empresariais;
QUE TAL UMA REVISÃO ?
EXERCÍCIOS No que consiste a Gestão da Qualidade? Quais os modelos de Gestão da Qualidade apresentados ao longo do tempo? Qual o principal enfoque na Era Gestão Estratégica da Qualidade? Quais os principais Objetivos da Qualidade?
BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas. 2006. MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC. 2004. - PMI. Guia PMBoK. PMI. 2009. SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport. 2003.