GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Sistemas de Informação Empresariais
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
Qualidade A busca da excelência
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Qualidade Total.
Organização, Sistemas & Métodos (OSM) Aula 1
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Era do controle estatístico
Programa e Plano de Ensino
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Sistemas de Gestão Integrada
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Planejamento do gerenciamento de riscos
Administração de Produção – Conteúdo Programático:
Auditoria da Qualidade
Ética Profissional em Administração
QUALIDADE: CONCEPÇÕES
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Processos de Gerência de Projetos em RH
Introdução à Qualidade
Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César
Métodos Quantitativos
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
CERTIFICAÇÕES ..
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
TM037 – ENGENHARIA DA QUALIDADE Profa. Sachiko A. Lira
5.1 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
1. 2 ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 3 CELSO ABREU DE ARAUJO Administração - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrado Adm. Empresas - UDELMAR Telefone:
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
CERTIFICAÇÕES ..
GESTÃO DE PROCESSOS.
Sistema de Gestão da Qualidade
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
DISCIPLINA: Sistemas de Informação Professor: Ernani Elias Souza
-Prof. Clarice da Fontoura Paim-
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Elaboração e Análise de Projetos
Balanced Scorecard (BSC)
Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Disciplina: Controladoria
TQM “Total Quality Management”
Gestão da Produção e Logística
Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Disciplina: Garantia da Qualidade - GQ
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Gestão da Qualidade Total (GQT)
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES AULA INAUGURAL ... GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES

O QUE VEREMOS POR AQUI - A evolução do Conceito e da Prática da Gestão da Qualidade nos últimos tempos. - Os Modelos de Qualidade Propostos por Estudiosos em Processos. - Processos de Auditoria; - Normas / Sistemas de Qualidade; - Importância Estratégica da Qualidade na Gestão de Projetos; Estudos de Medição, Análise e Melhoria dos Processos. MÉTODO: Produção Referenciada do Conteúdo, Atividades Práticas e Avaliação.

CONTEXTO HISTÓRICO Alteração Geográfica Produção dos Próprios Bens Mudança de Comportamento . REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (SÉC. XVIII) MUDANÇA SOCIAL

MAS QUE DÚVIDA ... O QUE É A GESTÃO DA QUALIDADE

CONCEITO Subjetivo Exigência dos Clientes Custo Benefício Excelência GESTÃO QUALIDADE Subjetivo Exigência dos Clientes Custo Benefício Excelência Competência para Tomar Decisões Adequação ao Uso Administração Estratégica em Prol Resultados

Era Controle Estatístico EVOLUÇÃO DA QUALIDADE Era da Inspeção Era Controle Estatístico Era Qualidade Total - Verificar Todos Partic. Cliente (x) Defeito ( ) Solução Controle do Processo Toda Empresa Envolv. Prevenção Defeitos Qualidade Assegurada Amostragem Controle especializ. Localização Defeitos MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO Interação do Mercado e da Sociedade Revolução Industrial (Séc. XVIII)

ERA DA INSPEÇÃO E CONTROLE ESTATÍSTICO

QUALIDADE ENGLOBA DIVERSAS FUNÇÕES ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA QUALIDADE ENGLOBA DIVERSAS FUNÇÕES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Qualidade Vs. Lucratividade Ponto de vista do cliente Arma agressiva de concorrência PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Envolvimento de Todos os Departamentos ARMA AGRESSIVA DE CONCORRÊNCIA Gestão Recursos Gestão Processos Planejar Envolvimento de Todos os Departamentos

ARMA AGRESSIVA DE CONCORRÊNCIA

FASES EVOLUTIVAS DA QUALIDADE GESTÃO QUALIDADE TOTAL (GARANTIA) ESTATÍSTICO INSPEÇÃO ORGANIZAÇÃO PROCESSOS PRODUTOS NORMAS ISO 9000

CUSTOS ? OBJETIVOS DA QUALIDADE Padronização do tempo; . Padronização do tempo; Produção seriada; Aperfeiçoamento Contínuo; CUSTOS ?

ONDE SE APLICA A QUALIDADE? - Qualidade Ambiental - Qualidade Ética e Valores - Qualidade de Vida QUALIDADE Gestão ou Produção?

Manter o Cliente Satisfeito QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE ? Evitar Erros Manter o Cliente Satisfeito Eliminar a Concorrência Melhor Solução

QUIZ Assinale a alternativa mais COMPLETA em relação a Gestão da Qualidade. A Gestão da Qualidade possibilita à uma organização : Controlar melhor os custos da qualidade e evidenciar problemas produtivos; Garantir a eficácia de Produtos e Serviços, controlando os processos de distribuição; Administrar estrategicamente os processos da qualidade, bem como a melhoria contínua do desempenho organizacional; Implantar os objetivos empresariais;

QUE TAL UMA REVISÃO ?

EXERCÍCIOS No que consiste a Gestão da Qualidade? Quais os modelos de Gestão da Qualidade apresentados ao longo do tempo? Qual o principal enfoque na Era Gestão Estratégica da Qualidade? Quais os principais Objetivos da Qualidade?

BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas. 2006. MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC. 2004. - PMI. Guia PMBoK. PMI. 2009. SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport. 2003.