Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONSTRUINDO ADERÊNCIA COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Plano de Trabalho Docente
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Pacto do Ensino Médio e o REM
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Ensino Médio e Educação Profissional
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
INTRODUÇÃO ..
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Currículo e diversidade
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Transcrição da apresentação:

Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível Conferência: Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível Conferencista: Paulo Hentz

Primeiras considerações Atualizar não implica procurar um novo caminho. Implica agregar elementos novos ao caminho existente. Implica dialogar com o que há de novo no contexto educacional: Diretrizes Curriculares Nacionais; políticas de educação nacionais e estaduais; novos aportes teóricos coerentes que possam enriquecer o caminho em curso; exigências novas colocadas no caminho da educação.

Primeiras considerações A Proposta Curricular de Santa Catarina deflagrou um processo novo, de ver a educação para além de sua dimensão técnica-operacional. Processo que criou raízes na rede de educação básica e migrou para a educação superior. De 1987 a 2001, o número de Trabalhos de Conclusão de Pós-graduação, na rede estadual de ensino, variou de 25 a 305 e a citação a autores da PCSC variou de 8 a 318.

Princípios fundantes da Proposta Curricular Princípio ético-político: O direito universal à apropriação da cultura de sua sociedade e das outras sociedades. Princípio pedagógico: A capacidade universal de aprender, a partir da conveniente desafio para esse fim.

O critério para a escolha de um fundamento O atendimento aos princípios fundantes como critério para a escolha da fundamentação teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina. Teorias que apontam para esses princípios: O princípio ético-político e o pensamento gramsciano. O princípio pedagógico e a teoria histórico-cultural.

Princípio ético-político: implicações O pensamento gramsciano aponta para uma educação que garanta o acesso universal à cultura socialmente legitimada. Introduz no pensamento educacional a explicitação do caráter político da educação. Avança do o que e do como para o por que e o para que do ato educativo. O currículo, visto deste viés, torna-se vivo e professor e aluno passam a se ver nele.

Princípio ético-político: implicações A explicitação da dimensão política da educação escolar permite aos envolvidos no processo educativo a percepção da consequência estratégica de diferentes caminhos. E não abre mão de uma educação de qualidade para todos (o conceito de escola unitária, calcada no trabalho como princípio educativo). forma para o saber e o fazer aprimora da democracia Promove a igualdade

Princípio pedagógico: desdobramentos A teoria histórico-cultural apresenta desdobramentos coerentes com o princípio pedagógico apontado: Trabalho Sociedade A capacidade universal de aprender, a partir da conveniente desafio para esse fim O ser humano se produz, como indivíduo, de forma ativa (atividade – trabalho) Produz-se em constante interação com outros, no contexto de sua cultura

Princípio pedagógico: desdobramentos Por que a escola é instância privilegiada de mediação no processo formativo humano? A escola é o reflexo linear da família? E da rua? O que ela tem de diferente como possibilidade? E como função?

Relação aprendizagem - ensino A relação entre aprendizagem e ensino se expressa de diferentes formas: O ensino se efetiva quando ocorre a aprendizagem. O ensino deve superar o método de transmissão para se colocar como processo de indução da aprendizagem. Induzir à aprendizagem implica provocar para a atividade.

Em conclusão O que fundamenta, afinal, a Proposta Curricular? Uma teoria que tem forte aderência com a escola real, com pessoas reais, fundamentada em: Antonio Gramsci nos aspectos da compreensão da dimensão política da educação. Em Vygotsky, Leontiev, Davidov, Bakhtin, Lompscher, Fichtner, Golder, Saviani, Duarte, Kohl e muitos outros pensadores que compreendem a possibilidade da apropriação da cultura socialmente legítima como um direito e uma possibilidade universal.

Muito obrigado!