Organização, Sistemas e Métodos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
Motivando empregados e projetando cargos
“Administração de Recursos Humanos II”
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Os maiores empregadores do Brasil
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Organizações e a Divisão do trabalho
Princípios Gerais de Administração
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Administração de Recursos Humanos II
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração
Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Abordagem Comportamental da Administração
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Questões introdutórias
REMUNERAÇÃO.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos As organizações promovem o aproveitamento eficiente do tempo, da mão-de-obra, dos materiais e dos recursos financeiros. Organização é um conjunto de atividades que visam à coordenação racional e lógica do esforço coletivo e auxiliam, entre outras coisas, na divisão de tarefas e no combate ao desperdício. Às atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando ao atendimento das suas necessidades, deu-se o nome de organização. (D’Ascenção, 2007). Sozinho é sempre mais difícil realizar tarefas, mas em grupo é possível atender as necessidades individuais do ou próprio grupo. O trabalho bem distribuído exige esforços menores dos indivíduos. A utilização de alguns recursos deve ser racional, para evitar desperdícios. OSM: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Diagrama das necessidades humanas Necessidades humanas Trabalho em grupo, racional e coordenado, exercido pelas organizações Bens e serviços A satisfação das necessidades humanas Provocam Que produzem Para Qualidade de vida Desenvolvimento tecnológico D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Hierarquia das necessidades humanas Trabalho criativo Diversidade e autonomia Participação nas decisões Necessidades secundárias Responsabilidade por resultados Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Gerente amigável Condições seguras de trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade no emprego Necessidades primárias Intervalos de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Hierarquia das necessidades humanas CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Hierarquia das necessidades humanas Necessidade Nas pessoas Nas organizações Auto-realização Realizar o seu próprio potencial e de autodesenvolver-se continuamente (ser constantemente mais do que é - vir a ser tudo o que pode ser) Encorajamento ao completo comprometimento. O trabalho deve se tornar uma das maiores dimensões de expressão de sua vida Auto-estima Aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração Cargos que permitam realização, autonomia, responsabilidade e controle pessoal. Trabalho que valorize a identidade pessoal. Reconhecimento pelo bom desempenho Sociais Associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor Interação com colegas, atividades sociais e esportivas e reuniões sociais fora da organização Segurança Segurança, estabilidade, busca de proteção contra a ameaça ou privação, e a fuga ao perigo Seguro-doença e planos de aposentadoria, segurança no emprego e plano de carreira na organização Fisiológicas Alimentação, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc. Relacionado com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie Salários e benefícios. Segurança e condições agradáveis no trabalho CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Organização informal é o fruto da interação social de seus membros, que ocorre normalmente quando os indivíduos reúnem-se com a finalidade de atender as suas necessidades. A autoridade em uma organização informal é uma concessão do grupo. Portanto, é instável porque depende dos sentimentos pessoais de seus membros. Organização formal é a Estrutura Organizacional. Há a definição das respectivas responsabilidades e autoridades. Os canais de comunicação, as coordenações e os comandos são estabelecidos formalmente. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Autoridade x responsabilidade Autoridade: o direito de dar ordens aos subordinados Responsabilidade: a obrigação de fazer o trabalho da maneira desejada pela autoridade CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos As organizações sempre têm algum objetivo e são consideradas unidades sociais. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos São as seguintes as características das organizações: A divisão do trabalho e do poder de decisão; Os centros de decisão que planejam, coordenam, comandam e controlam as atividades e os recursos aplicados; Os atributos autoridade e responsabilidade; a autoridade consiste no poder de decidir, fazendo com que as atividades sejam cumpridas de maneira eficiente, e a responsabilidade refere-se às obrigações originadas pela distribuição do trabalho; Os canais de comunicação por onde fluem as informações necessárias para o bom desempenho das funções; As informações, formadas por dados, geram o conhecimento necessário para a tomada de decisão; A tecnologia que consiste nas ferramentas de trabalho que permitem alcançar ganho de produtividade e melhorar a qualidade do trabalho; As funções que são as atividades inerentes dos órgãos, exercidas em proveito do organismo, ou seja, o esforço disciplinado do órgão em realizar suas atividades; Os órgãos como partes de um todo, interdependentes e inter-relacionados, que trabalham dentro de uma estrutura especializada, para a realização das funções e atividades que os justifiquem; A missão e os objetivos que, quando concretizados, atendem às necessidades humanas. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Estrutura organizacional é a sistematização dos componentes de uma organização, dispondo-os de forma racional e lógica, de maneira eficiente e eficaz, evitando-se o desperdício de recursos materiais, humanos, financeiros e de tempo, visando à consecução de seus objetivos e da sua missão socioeconômica. Gerente eficiente Gerente eficaz Faz as coisas da maneira certa Faz as coisas certas Resolve os problemas Produz alternativas criativas Cuida dos recursos Otimiza a utilização dos recursos Cumpre seu dever Obtém resultados Reduz custos Aumenta os lucros D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.