ELearning Objectivos eLearning LMS eTutoria Prática Resumo.

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eLearning Objectivos eLearning LMS eTutoria Prática Resumo

Sistemas de gestão de aprendizagem Objectivos Conceitos teóricos Modelos pedagógicos Formação a Distância e eLearning Características, vantagens e desvantagens Sistemas de gestão de aprendizagem LMS Sistemas proprietários Sistemas abertos eTutoria Papel do eTutor Ferramentas Processo de tutorização Tutoria na prática 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Learning Management System eLearning eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Conceitos teóricos 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Paradigmas da aprendizagem: Behaviorismo Explicação do mundo através de uma observação externa Cérebro é uma Blackbox Estímulo provoca reacção (Pavlov)  CAI Computer Assisted Instruction Cérebro Input Output Ensinar significa juntar o estimulo certo para provocar uma determinada reacção 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Paradigmas da aprendizagem: Cognitivismo Processo de aprendizagem (Piaget) Input de informação Informação é processada na memória de curto prazo juntamente com o conhecimento prévio Informação processada é transferida para a memória de longo prazo  CBT Computer-Based Training 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Paradigmas da aprendizagem: Construtivismo Aprendizagem como um processo activo Conhecimento é construído partindo de experiências anteriores Experiências individuais constituem o ponto central F 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Aprender, Aprender, Aprender! Internacionalização das empresas Tendências Tecnologias de informação e comunicação Ciclo de vida dos conhecimentos Intern Sociedade em mudança 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Ensino presencial e a distância Professor Aluno Centrado no Professor Ensino a Distância Professor Aluno Transmissão Conhecimentos através das TIC Centrado no aluno Centrado no grupo Professor orientador local temporal local temporal 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Aprendizagem centrada no professor 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Aprendizagem centrada no aluno Professor Rede Colaborativa Aluno Trabalho de Grupo Peer Chat Biblioteca Turma Online Learning 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Ensino Presencial Vantagens Desvantagens Concentração na aprendizagem Reacção imediata do professor Comunicação Desvantagens Ausência do local de trabalho Custos elevados Ritmo do professor 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Ensino a Distância Vantagens Desvantagens Custos de viagem e estadia Faltas no trabalho reduzidas Independência local e temporal Desvantagens Aprendizagem isolada Capacidade de auto-aprendizagem 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade Professor Aluno Conteúdos Tradicional Actual Transmissor de conhecimento Consumidor passivo de conhecimento Seleccionados Homogéneos Estáticos Mediador de conhecimento Motivador Construtor activo do conhecimento Trabalho colaborativo Adaptados Diversidade Dinâmicos 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade Formação Pedagogia Tradicional Actual Centro de conhecimento Transmissão pontual Processo cognitivo Centrado e controlado pelo professor Centro de recursos distribuídos Formação ao longo da vida Centrado e controlado pelo aluno Modelos da realidade 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Separação geográfica e/ou temporal entre professor e alunos FaD: Características Separação geográfica e/ou temporal entre professor e alunos Distribuição da informação por meios técnicos O percurso de aprendizagem é determinado pelo aluno Conteúdo Duração Ritmo 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning “The use of new multimedia technology and the Internet to improve the quality of learning by facilitating access to resources and services as well as remote exchanges and collaboration.” http://elearningeuropa.info 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Características Utilização de uma rede (LAN, WAN, Internet) para disponibilizar os conteúdos Formando pode estar integrado num grupo ou aprender autonomamente com a ajuda de suportes digitais independentemente do espaço e do tempo Comunicação entre o formador e os formando e os formandos entre si pode ser síncrona ou assíncrona 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Vantagens Flexibilidade temporal e local (24x7) Ritmo e intensidade individuais Escolha dos tópicos a aprofundar Estratégia individual de aprendizagem Qualidade do ensino Redução de custos (deslocação e estadia) Ausência do local de trabalho não é necessária Número de participantes ilimitado 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Desvantagens Complexidade organizacional Infra-estrutura técnica Rácio Custos/Benefícios Custo elevados da elaboração de conteúdos Comunicação baseada nas TICs Competências dos formadores e dos formandos 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Motivação e autodisciplina Metas realistas Gestão do factor tempo eLearning e eLearner Motivação e autodisciplina Metas realistas Gestão do factor tempo Comunicação entre o grupo Participação activa Conhecimentos básicos das TIC 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Blended Learning B-Learning Fases presenciais Interacção Nível de conhecimentos Fases em linha Trabalho individual Auto-Aprendizagem Comunicação Tutor e colegas Presencial e a distância Local e distribuída Síncrona e assíncrona Individual e colaborativa  Optimizar as vantagens de todo o tipo de formação e abordagens pedagógicas 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Blended Learning bLearning Formação em sala Trabalho de grupo Trabalho individual Formação online síncrona Formação online assíncrona Experiências práticas Simulação Coaching and Mentoring 26/27-09-2005 Maria João Spilker

E-Learning: Modelos de utilização Formação presencial Trabalho de grupo fora da aula Auto-Aprendizagem Avaliação …. ? 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Modelos de utilização Formação presencial Apresentação de materiais didácticos Simulações Integração de materiais externos Audio/Video-Conferencing Trabalho individual Pesquisa  Qualidade da aula 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Modelos de utilização Trabalho de grupo Fases de trabalho individual e de grupo Tecnologia de informação e comunicação Comunicação síncrona (em tempo real) Discussão face2face Comunicação assíncrona (em deferido) Transferência de informações Interacção do grupo com o tutor  Flexibilidade temporal e local 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Modelos de utilização Auto-Aprendizagem (eLearning puro) Auto-Aprendizagem Estática (PDF), hipermedial (Internet), dinâmica, interactiva Pesquisa na Web Resolução de problemas Testes, questionários, exercícios Interacção e comunicação Síncrona e assíncrona  Flexibilidade temporal/local e organizacional 26/27-09-2005 Maria João Spilker

eLearning: Modelos de utilização Pré-qualificação ou Avaliação Auto-Avaliação ou avaliação oficial Treino ou exame Formando ou examinando Com ou sem feedback Sem feedback (exame) Verdadeiro/falso (exame e aprender) Feedback (aprender)  Qualidade e/ou eficiência organizacional ? 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Ferramentas de comunicação Comunicação síncrona Comunicação assíncrona Em tempo real Característica Em deferido Interacção espontânea Vantagem Independência do factor tempo Dependência do factor tempo Desvantagem Interacção espontânea não é possível 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing Áudio-Conferência Vídeo-Conferência 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Comunicação assíncrona eMail Fóruns de discussão Newsletters 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade Comunicação síncrona assíncrona … 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade Comunicação síncrona assíncrona Motivação / Problemas Trabalho de grupo … Quantidade de dados Importante é que a mensagem chegue 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Learning Management Systems eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Learning Management System Sistemas de gestão de aprendizagem Características Âmbito de utilização Ferramentas Tipos de LMS Sistemas proprietários Vantagens e desvantagens Exemplos Sistemas Open Source 26/27-09-2005 Maria João Spilker

LMS: Introdução Formando Formador Curso Plataforma Comunicação eMail Conferência Fórum Chat 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Processo de aprendizagem LMS: Características Administração e gestão Cursos Inscrições Alunos Tutores Desenrolar de cursos Estrutura Conteúdos Processo de aprendizagem Tutores Alunos Material de apoio FAQs Tracking Tracing Fóruns Chat eMail Weblog Perfil Portfólio 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Desenvolvimento de conteúdos novos Importação de conteúdos externos Excurso: LCMS LCMS Learning Content Management System Sistema de Gestão de Conteúdos de Aprendizagem Desenvolvimento de conteúdos novos Ferramentas de autor Importação de conteúdos externos Catalogação Gestão de conteúdos Repositório de objectos de aprendizagem LOM = Learning Object Metada Metadata = Propriedades dos LOs 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Closed vs. Open Source Systems Closed Source Sistemas Proprietários Blackboard (Blackboard) ClassServer (Microsoft) WebCT Open Source Sistemas livres ATutor (Univ. Toronto) Claroline (Univ. Louvain) Ilias (Univ. Köln) Moodle (Univ. Perth) Software livre: Liberdade de utilizar, modificar, copiar Software aberto: Acesso ao código fonte OSS = Open Source Software 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Sistemas proprietários Licenciamento Proíbe modificações e redistribiução Inovação Depende da capacidade de investimento da software-house Longevidade Dependo do sucesso de venda TCO (Total cost of ownership) Custos de aquisição Implementação Escabilidade Suporte 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Open Source Software (OSS): Critérios Livre redistribuição Acesso ao código fonte Trabalhos derivados Integridade do código finte do autor Não discriminação de pessoas/grupos Não discriminação de estudo/acção Distribuição da licença Licença não pode ser excluída de um produto Licença não pode contaminar outro software Licença tem que ser neutra no que respeita à tecnologia http://www.opensource.org/docs/definition.php 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Flexibilidade/ Acostumização Reutilização Custo do licenciamento Vantagens de OSS Flexibilidade/ Acostumização Reutilização Custo do licenciamento Número de licenças ilimitados Standards internacionais Interoperabilidade Estabilidade 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Falta de transparência do mercado Existência no futuro Desvantagens de OSS Falta de transparência do mercado Existência no futuro Ciclos de release Documentação de suporte Suporte técnico Formação Acostumização 26/27-09-2005 Maria João Spilker

OSS: Exemplos Produto Standard Link ATutor IMS Claroline Scorm Ilias University of Toronto IMS www.atutor.ca Claroline Université Catholique de Louvain Scorm www.claroline.net Ilias Universität Köln LOM www.ilias.uni-koeln.de Moodle Curtin University of Technology Moodle.org Sakai MIT www.sakaiproject.org 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Análise dos requisitos e especificações Avaliação do produto OSS: A considerar Análise dos requisitos e especificações Avaliação do produto Utilização de versões estáveis Actividade (qualidade e quantidade) da comunidade de programadores Disseminação do produto Actividade da comunidade de utilizadores Standards Suporte profissional Implementação 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade: Check-List Aluno Ferramentas de comunicação … Ferramentas de suporte Administração Cursos Curriculum Requisitos técnicos Hardware/Software Licença 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Virtual Classroom (Netucate) Actividade Virtual Classroom (Netucate) Chat White Board Application Sharing Feedback Moodle 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Learning Management System eTutoria eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Processo de tutorização Conhecer as ferramentas eTutoria: Um desafio? Agentes de formação Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer as ferramentas Ter a competência para as utilizar 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Organização da formação Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Competências do eTutor Científicas Pedagógicas Concepção da formação Sócio-comunicativas Gestão Avaliação Mediáticas e tecnológicas Administrativas Jurídicas Reacção a situações problemáticas 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Planear uma acção de formação Pré-Requisitos Alunos Infra-estrutura tecnológica Organização Estrutura Temas a desenvolver Pesquisa, redução, adaptação  Conteúdos pedagógicos Planear a sessão Métodos Formas de comunicação Médias 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Requisitos referentes aos alunos Competência técnica Hardware Software Competência de auto-aprendizagem Definição de metas, controlo, motivação Competência social Aprendizagem cooperativa 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Requisitos referentes à tecnologia Eficiência Confiança Potenciais problemas 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Requisitos referentes à organização Planos curriculares Temas. duração, Avaliação, pré-requisitos Modelo de ensino e aprendizagem Fases presenciais Sincronização das etapas intermédias de aprendizagem  ritmo de progressão Sessão presencial Auto-Estudo Discussão assíncrona Auto-Estudo Sessão presencial 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Problemas organizacionais Potenciais problemas Problemas técnicos Instituto de formação Server Plataforma Aluno Instabilidade do sistema Software Acesso Internet Largura da banda  Call-Center Problemas organizacionais Budget de tempo Agendação por ex. de sessões síncronas Qualificação dos tutores 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Problemas referentes ao formando Potenciais problemas Problemas referentes ao formando Sobrecarga Complexidade dos temas ( mapas conceptuais) Utilização das TIC ( sessão presencial) Conhecimentos prévios ( sessão niveladora) Motivação Problemas de aprendizagem Medo Mundo à volta … 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Tipos de média a utilizar Offline Digitais Clássicos Online Aprendizagem “just in time” Meios de distribuição Papel, CD, Internet, Intranet Critérios de selecção dos média Critérios de carácter pedagógico Estratégia de aprendizagem Complexidade Navegação Próprio ou comprados Médias no mercado Desenvolvimento próprio Custos financeiros 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade eTutoria na prática 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Learning Management System eTutoria na prática eLearning Learning Management System eTutoria eTutoria na prática 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Tutoria e dinamização na prática Técnicas de comunicação Técnicas de dinamização e motivação 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Actividade eMail Wiki Fórum Glossário Weblog 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Planeamento de uma sessão Tema, Sub-Tema Objectivos Requisitos de desempenho Formando Organização Técnica Processo de formação Online ou sala Dirigido pelo formador ou autónomo Síncrono ou assíncrono Materiais de suporte Avaliação do formando, formador e da sessão 26/27-09-2005 Maria João Spilker

Dica (2) Sessão presencial Auto-Estudo (dirigido) Auto-Estudo Trabalho de grupo virtual PPT online Reflexão final Sala de aula CBT WBT Pesquisa Internet Intranet Vídeo AppSh Chat Telefon eMail Fóruns Vídeo AppSh Vídeo AppSh Chat Telefon eMail Fóruns 26/27-09-2005 Maria João Spilker